
“Por ter pouco tempo para estudo eu foquei nas videoaulas e no material em PDF disponibilizado. A videoaula te dá a possibilidade de passar adiante os conteúdos que você já domina e isso fez a diferença por eu ter pouco tempo”
Confira nossa entrevista com Éwerton Daniel, aprovado em 4º lugar no concurso Funsaúde para o cargo de Cirurgião Dentista – Cirurgia e Tramatologia Buco-Maxilo-Faciais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Éwerton Daniel: Sou formado em odontologia, tenho 30 anos e sou natural de Teresina PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Éwerton: Comecei a estudar para concursos desde que me formei. A estabilidade de um cargo público sempre foi vista por mim com bons olhos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Éwerton: Atualmente curso doutorado na Universidade de Pernambuco, além de atuar como dentista e professor de uma faculdade. Portanto, concilio o trabalho, estudo acadêmico e estudos para concursos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Éwerton: Fui aprovado em concurso da Prefeitura de Crateús-CE para residência em odontologia da UFPI, da Fundação Municipal de Saúde de Caxias MA e mais recentemente na Funsaúde CE.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Éwerton: Sempre tentei conciliar os estudos com a vida social, acredito que seja importante. Embora, no concurso da Funsaúde (por eu estar envolvido em muitas atividades) abdiquei da vida social por cerca de 4 meses.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Éwerton: Sou casado e tenho um filho de 1 ano. Minha esposa foi fundamental na reta final de estudos, por ter me ajudado a focar na rotina de estudos e assumido boa parte das atividades de casa pelas quais eu sou o responsável. Isso fez a diferença, sem dúvidas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Éwerton: Eu comecei a estudar para concursos pouco antes de me formar. E essa rotina me deu uma bagagem muito boa. Desde 2018, por conta da vida acadêmica e profissional, confesso que a rotina de estudos específica pra concurso não foi a minha meta. Para o concurso da Funsaúde eu foquei nos estudos os últimos 4 meses. Conciliar a rotina de estudos com o trabalho e família não é tarefa fácil, mas minha esposa foi uma grande incentivadora e era quem puxava a minha orelha nos momentos necessários.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Éwerton: Por ter pouco tempo para estudo eu foquei nas videoaulas e no material em PDF disponibilizado. A videoaula te dá a possibilidade de passar adiante os conteúdos que você já domina e isso fez a diferença por eu ter pouco tempo. Ao meu ver a principal desvantagem é que por não ser em tempo real, tirar alguma dúvida fica difícil.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Éwerton: Pouco antes de me formar, estudando para um concurso público, um primo me apresentou o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Éwerton: Gostei muito das videoaulas do Estratégia e o que mais me agradou é a abordagem específica para a banca (no caso da Funsaúde a FGV). Meu desempenho na resolução das provas de português da FGV estava bem ruim. E as aulas da profa Adriana específicas para a banca foram fundamentais no meu desempenho.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Éwerton: Na reta final foquei nas disciplinas que me achava mais despreparado (raciocínio lógico e português). Vi as videoaulas e respondi questões. Nas demais matérias (que me sentia mais seguro) foquei na resolução de questões. Tinha uma média de 3h de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Éwerton: Foquei na resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Éwerton: Pra mim, resolver questões é a melhor forma de sedimentar o conteúdo estudado. Baixei uma média de 30 provas mais recentes da FGV e respondi todas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Éwerton: Português era minha maior dificuldade, junto com raciocínio lógico. As aulas da profa Adriana foram importantes, bem como as de raciocínio lógico com o prof Brunno. Sem dúvidas ter um conteúdo tão complexo abordado de uma forma tão direta e simples (sem ser simplório) foi fundamental.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Éwerton: Foquei na resolução de questões.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Éwerton: Esperar sair o edital para focar de fato foi o meu maior erro. Acreditar que seria possível sem dúvida fez a diferença.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Éwerton: Nunca pensei em desistir e minha esposa foi minha maior incentivadora.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Éwerton: Com certeza indicaria o Estratégica pra quem está começando. O investimento em educação é sempre válido.