“[…] Foco, persistência e determinação. A recompensa compensa todo esse esforço!”
Confira a nossa entrevista com Lorena Fanucchi, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo – Economia – HU-UFS – Aracaju (SE):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lorena Fanucchi: Meu nome é Lorena Fanucchi, sou formada em Economia pela Universidade Estadual de Londrina e também direito, pela PUC/Londrina. A minha cidade natal é Londrina, Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lorena: Logo que me formei, comecei a trabalhar como perita judicial junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Em 2022, incentivada por uma amiga, eu acabei fazendo o concurso para Auditor da Receita Estadual do Amapá. Não passei, mas gostei e vi que era possível e interessante.
Então, eu decidi começar a estudar e me dedicar. Hoje, eu olho para trás e vejo que valeu muito a pena e que eu tomei a decisão correta.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lorena: Sim, eu ainda continuo trabalhando. Em momento algum consegui apenas me dedicar aos estudos, mas percebi que ao longo da minha preparação, o meu tempo de estudo diário aumentou. Com isso também as aprovações começaram a aparecer.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lorena: Já fui aprovada em vários concursos e fui nomeada em alguns. A área que estudo é Economia / Fiscal / Controle.
Acabei passando / nomeada para Fiscal de Tributos, Auditor Fiscal de Tributos Municipal, Controlador Interno, Analista TJ e Economista.
Apesar de algumas aprovações e nomeações, eu pretendo continuar estudando, sendo o meu foco: Auditor da Receita.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lorena: Tentei deixar o mais normal possível, academia, viagens (um pouco mais restritas), sair de vez enquando, mas é claro que, para ficar em 1° lugar, você precisa ter foco, persistência e determinação, então, em pós-edital, o objetivo é conseguir estudar o máximo que puder, sem perder a qualidade!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Lorena: Apoiaram bastante, incentivam sempre! O apoio psicológico é muito importante, até porque, é uma jornada árdua e cheia de sacrifícios.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lorena: O meu foco principal, é estudar para Auditor da Receita.
Durante esse período, também faço concursos para Economista, aproveitando algumas disciplinas que caem nas provas de auditor.
Para manter a disciplina em dia, sempre lembro do meu principal objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lorena: Aulas em PDF e videoaulas do Estratégia Concursos. Consolido o meu estudo fazendo um resumo do material e resolvendo questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lorena: Indicações de amigos concurseiros.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Lorena: Material de outros cursos não. Antes do Estratégia utilizei lei seca e livros da faculdade. A maior dificuldade, era conseguir concentrar as matérias cobradas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Lorena: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lorena: Sim, a qualidade e a disponibilidade do material em um único local, fizeram toda a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lorena: Depende de cada concurso. Para Economista, eu focava em Microeconomia e Macroeconomia. Fazia uma média de 3 a 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lorena: Fazia revisões por resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lorena: Para ajudar a consolidar a matéria. Para concursos de economia, fiz uma média de 200 questões semanais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lorena: No início, todas! Como superar? Estudando, resolvendo questões, errando e voltando no erro.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lorena: Na semana da prova, eu mantenho o mesmo ritmo de estudos. No dia pré-prova, nada de estudos ou revisões. Busco apenas me concentrar em fazer a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lorena: Não tenho dificuldade para desenvolver textos, pois a minha profissão de Perito exige a preparação de laudos técnicos, constantemente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lorena: O concurseiro precisa acumular conhecimento constantemente para alcançar o seu objetivo. Se o concurso se apresenta em um momento que você ainda não está preparado adequadamente para aquele nível de prova, você se frustra.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lorena: Não, estou bem resolvida quanto ao meu objetivo. Acredito que essa é a maior motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lorena: O meu conselho é se cercar de materiais de qualidade e conteúdo, para não perder tempo em buscar em fontes dispersas, pois isso não será eficiente para alcançar o objetivo: aprovação nas vagas.
Foco, persistência e determinação. A recompensa compensa todo esse esforço!