Aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para Analista Administrativo - Contabilidade
Concursos Públicos
“Acredite em seus sonhos e acredite em você, pois tudo aquilo que o homem almeja, ele é capaz de construir!”.
Confira nossa entrevista com Geiza Graciele de Jesus Teixeira, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo – Contabilidade – HC-UFMG – Belo Horizonte (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Geiza Graciele de Jesus Teixeira: Meu nome é Geiza Graciele, tenho 37 anos, natural de Montes Claros/MG; sou formada em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, e pós-graduada em Gestão Pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Geiza Graciele: Decidi Devido a falta de oportunidade na minha cidade e por acreditar que o concurso é um meio democrático para todos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Geiza Graciele: Sempre trabalhei e estudei então tiveram períodos que só tinha o final de semana para estudar e o feriado. Ficava sempre com o fone no ouvido tentando ouvir alguma videoaula e assim aproveitar ao máximo meu tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Geiza Graciele: EBSERH/Belo Horizonte – Assistente em Administração
EBSERH/Uberlândia – Assistente em Administração
UFU – Técnico em Contabilidade 10º
UFMG – Técnico em Contabilidade 7º
UFVJM – Técnico em Contabilidade 10º
EBSERH – Analista Administrativo – Contabilidade – HC-UFMG – Belo Horizonte (MG) 1º
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Geiza Graciele: Teve épocas que conseguia sair um dia no final de semana, já em outros momentos eu precisei abdicar dos passeios e ficar mais focada nos estudos. Acredito que seja importante momentos de lazer para espairecer a mente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Geiza Graciele: Infelizmente não tive o apoio da minha família fui eu mesma estudando e me dedicando para realizar meu sonho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Geiza Graciele: Na verdade, o último concurso tive pouco tempo pra me dedicar devido o fato de ter assumido na UFMG e ter me mudado de cidade recentemente, Porém a aprovação veio fruto de conhecimento já antes agregado na minha caminhada de concurseira.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Geiza Graciele: Comecei meus estudos pelas videoaulas, mas assim que fui amadurecendo no conhecimento fui optando pelos pdf’s pois são ricos em detalhes e acho melhor na memorização. As vezes quando estou com dificuldade em alguma disciplina recorro novamente às videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Geiza Graciele: Tive conhecimento do Estratégia Concursos há bastante tempo, por meio da recomendação de colegas e pela ampla oferta de materiais gratuitos disponibilizados em seu canal no YouTube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Geiza Graciele: Já estudei por outros cursos sim, mas acho que os professores do Estratégia são bem mais qualificados. Além de achar os pdf’s incríveis com muita riqueza de detalhes.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Geiza Graciele: Cheguei a estudar com os outros cursinhos mas não tive aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Geiza Graciele: Senti, sim, muita diferença, especialmente em relação aos professores. O professor Herbert Viana é uma verdadeira máquina de conhecimento e me ajudou muito, assim como o professor Silvio Sande e tantos outros. Acredito que a equipe do Estratégia é realmente a melhor do Brasil. As apostilas são muito bem elaboradas, e as revisões de véspera, extremamente assertivas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Geiza Graciele: Costumava estudar quatro disciplinas por dia durante a semana, fazendo uma pausa de 10 minutos entre elas. Após a parte teórica, resolvia algumas questões para fixar o conteúdo. Já nos finais de semana, focava mais na resolução de questões e nas revisões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Geiza Graciele: Revisava por meus próprios resumos e praticava bastante questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Geiza Graciele: As questões são muito importantes, pois são um excelente método de memorização. No último concurso, resolvi aproximadamente 400 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Geiza Graciele: No começo, tinha muita dificuldade em Informática, e minha estratégia foi dedicar mais tempo a essa disciplina na minha grade de horários. Além disso, inicialmente achava AFO desafiador, mas, com muita dedicação, fui avançando e conseguindo entender melhor a matéria. Hoje, é uma das disciplinas que mais gosto de estudar. Comecei a aprender AFO com a professora Luciana Marinho, e sou muito grata a ela.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Geiza Graciele: Nessa, especificamente, realmente não tive muito tempo pra estudar e decidir focar nas disciplinas de conhecimento específico fazendo algumas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Geiza Graciele: Minha preparação para a prova discursiva não foi tão insuficiente, mas percebi a importância de treinar a escrita. Acredito que, devido à forte concorrência, a discursiva é muitas vezes decisiva na classificação final. Por isso, é fundamental focar nela e, se possível, contar com o acompanhamento de um especialista.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Geiza Graciele: Meu principal erro foi pular de concurso em concurso, sem focar em um específico. O principal acerto foi ser extremamente comprometida e disciplinada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Geiza Graciele: Nunca pensei em desistir, pois eu tinha certeza que com minha determinação e disciplina alcançaria o tão sonhado cargo público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Geiza Graciele: Acredite em seus sonhos e acredite em você, pois tudo aquilo que o homem almeja, ele é capaz de construir!