
“Dediquem-se, tenha foco e escolham uma empresa com profissionais sérios, capacitados e que possam ajudar a conseguir o sucesso – como por exemplo o Estratégia Concursos. […]”
Confira nossa entrevista com Marcos Antônio Teixeira Della Fonte, aprovado no Exame de Suficiência CFC 2025.1:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Marcos Antônio Teixeira Della Fonte: Meu nome é Marcos Antônio Teixeira Della Fonte, tenho 63 anos, completo 64 anos no dia 08/06. Resido em Vila Velha/ES, atrás da Universidade, onde me formei em 2023 com colação de grau em fev/2024.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Marcos: Eu trabalho em um escritório de contabilidade na parte da tarde e pela manhã dou assistência em uma Igreja Batista. Durante os estudos para prova, tive que me ausentar um pouco dessa assistência para estudar pela manhã e quando chegava do trabalho, estava sempre entrando no site do curso para estudar.
Já havia tentado outras vezes?
Marcos: Desde 2024 estou tentando, foram três tentativas. Na 1ª prova (jun/2024) só consegui 21 pontos; na 2ª (nov/2024) consegui 23 pontos; e na deste ano Deus me concedeu a Vitória, foram 34 pontos.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Marcos: Foi maravilhoso, vibrei muito e falei para todos desta vitória. Já tinha conferido o gabarito oficial e percebi que desta vez consegui passar, graças a Deus.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Marcos: Tive que priorizar os estudos. A família ficou ou pouco sem a minha presença, tive que parar de praticar esportes (corrida de rua), esporte que gosto muito, e me ausentei um pouco dos cultos na igreja e muitas outras coisas.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Marcos: Logo que me formei já me movimentei para buscar conteúdos que me ajudasse a alcançar o objetivo, que era de passar no Exame de Suficiência. Busquei outros conteúdos, em outros cursos, mas não gostei da forma das aulas.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Marcos: Como foi falado pelo professor Gilmar Possati do Estratégia Concursos, “faculdade não te dá muita base para esta prova”, principalmente quando se faz uma graduação EAD. O conteúdo da faculdade ajudou pouco, o que me ajudou a conseguir esta aprovação foi o material do Estratégia Concursos (vídeos e os PDFs).
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcos: Conheci o Estratégia através do Coordenador do Cursos de Contabilidade da Universidade de Vila Velha, que me indicou o material.
Você estudou todas as matérias?
Marcos: Até tentei, confesso que gostaria muito de ter estudado tudo, mas não foi possível. Tive que priorizar algumas matérias em detrimento de outras.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Marcos: É verdade, é muito conteúdo para memorizar. Eu já tinha estudado quase todo o conteúdo para os dois primeiros exames, então fui revisando as matérias e recordando todas elas. O que foi essencial para conseguir passar foi a Revisão de Véspera, o professor Silvio Sande focou exatamente no assunto que mais caiu na prova.
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Marcos: Eu estudava a maior parte do meu tempo Contabilidade Geral e Contabilidade de Custo, e tirava um pouco de tempo para as outras.
Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Marcos: A minha maior dificuldade era quando tinha que usar fórmulas para calcular. Tenho dificuldades em matemática devido a um ensino fundamental não tão bom.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Marcos: Nas duas primeiras provas eu fiquei muito nervoso e até na hora da prova fiquei tremendo de medo. Nesta última eu determinei a mim mesmo que não iria me preocupar tanto e, com a benção do Senhor, consegui relaxar.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Marcos: Na primeira prova eu a terminei antes, não ocupei o máximo de tempo, mas nas duas últimas eu ocupei quase todo o tempo determinado, permitindo ter um melhor aproveitamento. Para mim foi tempo suficiente.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Marcos: O meu maior erro foi não ter se concentrado melhor nos conteúdos e não ter aproveitado a resolução dos exercícios.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Marcos: O maior erro dos candidatos é não escolher o curso certo para obter sucesso nas provas.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Marcos: A minha maior motivação foi a de saber que poderei ser registrado como um profissional da área de Contabilidade e a possiblidade de abrir o leque para ter o meu próprio negócio.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcos: Dediquem-se, tenha foco e escolham uma empresa com profissionais sérios, capacitados e que possam ajudar a conseguir o sucesso – como por exemplo o Estratégia Concursos.
Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento a todos os professores, com destaque para o Gilmar Possati, Silvio Sande, Marcondinho, que levando na brincadeira passavam todos os conteúdos, fiquei admirado com a inteligência deles.