Aprovado em 2º lugar na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para Analista em Gestão da Receita
Concursos Públicos“Siga firme no seu objetivo. Reprovações fazem parte da trajetória e te fortalece para onde você quer chegar.”
Confira nossa entrevista com Lucas Mendonça, aprovado em 2º lugar no concurso da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes – PE para o cargo de Analista em Gestão da Receita:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Mendonça: Sou formado em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco, tenho 27 anos e sou natural de Recife-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Comecei a estudar para concursos no fim de 2020 devido à pandemia do Corona Vírus. Eu sempre tive o desejo de ser servidor público e a pandemia de certa forma impulsionou isso pelo fato de ter paralisado vários setores. Além disso, a demissão em massa de várias carreiras fez com que despertasse ainda mais a estabilidade financeira que o concurso público pode proporcionar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: Não, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas: Além da aprovação para Analista em Gestão da Receita na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, fui aprovado em 17° para Auditor Fiscal em Jaboatão também. Por fim, fui aprovado em 2° lugar para o cargo de Analista de Controle Interno da Câmara Legislativa do Município de Cabo de Santo Agostinho (PE). Pretendo continuar estudando pois o meu objetivo é ser Auditor Fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas: Por dedicar a maior parte do meu tempo para os estudos, principalmente durante a semana, conseguia conciliar com o lazer durante os finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lucas: Minha família sempre foi a minha maior fonte de inspiração e motivação. Sempre deram todo o suporte para continuar estudando, principalmente nos momentos difíceis após algumas reprovações.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Eu estudo para a área fiscal, assim que saiu o edital da Prefeitura de Jaboatão fiz um pós edital voltado exclusivamente para essa prova (algo que durou cerca de 3 meses entre a publicação do edital e a prova). Para manter a disciplina, mantinha um rotina regrada por horários definidos; seja para acordar, dormir, para uso das redes sociais, vida social.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: A ferramenta que mais utilizei do Estratégia foram os cursos em PDF. Tem como vantagem de abranger toda a teoria de forma objetiva, o que possibilita o estudo direcionado para os assuntos mais cobrados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Indicação de amigos que já estudavam para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas: O Estratégia me ajudou bastante por ser o material mais completo disponível. O PDF é bem direcionado para o que mais cai nas provas e as videoaulas eu utilizava quando tinha mais dificuldade em entender o conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Meu plano de estudos foi feito por uma empresa especializada na área fiscal para concursos. Estudava em torno de 4 ou 5 matérias por dia, chegando a fazer em torno de 9 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Fazia resumos simples e com o tempo melhorava-os com novas informações. Já em relação aos simulados, só fazia quando estava em pós edital, voltado para o concurso específico que estava estudando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lucas: Acredito que realizar questões seja o método mais eficiente de assimilar o conteúdo, além de entender o jeito em que é cobrado a teoria. Realizava em média entre 500 e 600 questões por semana.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Tecnologia da Informação. É a disciplina que estudo por videoaulas e questões com resolução em vídeo. Para superar, fiz bastante questões e estudei a teoria diversas vezes até assimilar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Reduzi a carga de questões e foquei em revisar pelos resumos que já possuía.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Como erros, acredito que demorei a focar em uma área específica, fazendo concursos de diversas áreas por algum tempo. Além disso, perdi muito tempo preparando resumos longos. Já em relação aos acertos, acredito que manter uma disciplina rígida e encarar os estudos como uma relação de trabalho, com horário a cumprir e metas de desempenho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Já pensei em desistir, principalmente depois de algumas reprovações. Mas o que me motivava a seguir seria os benefícios que a aprovação em concurso traz, além de todo suporte da família para manter motivado a continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Siga firme no seu objetivo. Reprovações fazem parte da trajetória e te fortalece para onde você quer chegar.