
“O meu conselho é manter o foco diário, porque a vida de concurseiro exige muito mentalmente, mas é extremamente recompensadora no final. Para mim, o material do Estratégia facilita demais a vida do concurseiro, porque já deixa tudo preparado e nós só temos o trabalho de estudar […]”
Confira a nossa entrevista com Ícaro Ferro dos Santos, aprovado em 1° lugar no concurso MP RJ para o cargo de Analista do Ministério Público – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ícaro Ferro dos Santos: Sou formado em Direito na UFF-VR, tenho 27 anos e sou de Volta Redonda-RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ícaro: Sempre quis ser servidor público, por causa da estabilidade financeira, então já tinha isso em mente desde a faculdade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ícaro: Não, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ícaro: Fui aprovado em 1º lugar para Analista do MP-RJ e, talvez futuramente, estude para a carreira de Promotor de Justiça.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ícaro: Sempre treinei todos os dias, jogava futebol duas vezes na semana e saía com a família e os amigos aos finais de semana. Estudava basicamente de segunda à sexta, apenas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ícaro: Todos me apoiaram desde o início e entenderam que eu teria que me distanciar um pouco deles. Eu morava com os meus pais, mas não interagia muito com eles nos dias de semana, por causa dos estudos e eles entendiam isso. Eles me deram toda a base para focar apenas nos estudos, sem outras grandes preocupações.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ícaro: Estudei durante 3 meses, aproximadamente. O que me ajudou a manter a disciplina foi estabelecer metas diárias, estudar objetivando terminar um certo número de materiais por dia. Dessa forma, eu só parava o estudo do dia quando tinha concluído a meta.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ícaro: Utilizei apenas os cursos em PDF indicados pelas Trilhas Estratégicas. Para mim, foi o material perfeito, pois já me indicava exatamente o que estudar na semana, quais exercícios fazer e ainda tinha revisões constantes, me dando segurança de que terminaria as matérias do edital antes da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ícaro: Indicação de amigos, inclusive, um amigo que também foi aprovado em outros concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ícaro: O material do Estratégia foi determinante para a minha aprovação, pois eu tinha muita dificuldade de montar um plano de estudos eficiente, além de perder muito tempo com videoaulas antes de conhecer o curso. Através do Estratégia, eu pude focar 100% em aulas escritas que abordaram todos os assuntos de forma clara e bem explicada, com muitos exercícios ao final de cada matéria. A Trilha Estratégica foi essencial na minha trajetória, porque é a ferramenta mais completa que encontrei, unindo PDFs, resumos, revisões e exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ícaro: Não precisei montar plano nenhum. A Trilha Estratégica já traz um ciclo de estudos montado. Eram pouco mais de 10 tarefas por semana, com um ciclo de matérias montado para que eu estudasse uma parte de cada matéria por dia. Estudava cerca de 7 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ícaro: Nunca fiz resumo algum. Eu apenas lia os resumos presentes nos próprios PDFs, grifava o material para estudar meus grifos ao fim da Trilha e revisava através de exercícios. Eu sempre anotava todos os exercícios que errava durante a semana para revisar ao fim de cada Trilha, além de ler todas as explicações para as respostas dos exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ícaro: Através dos exercícios, eu decidia se precisava revisar mais determinada matéria ou até mesmo se precisava estudar novamente o material inteiro. Fiz todos os exercícios indicados pelas Trilhas, além de ter feito muitos exercícios pelo Sistema de Questões, montando questionários sobre as matérias que mais tinha dificuldades. Além disso, fiz todos os simulados, tanto para Analista quanto para Técnico, pois as matérias eram parecidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ícaro: A disciplina que eu tinha mais dificuldade, era Raciocínio Lógico na parte de Matemática. A solução, foi fazer e refazer todos os exercícios, pois nessa matéria, os exercícios são mais importantes que o próprio conteúdo, na minha opinião.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ícaro: Na semana da prova, eu foquei mais em fazer simulados e revisar apenas alguns PDFs que eu já tinha anotado, por serem os que tive mais dificuldade. Já no dia anterior ao da prova, eu foquei em assistir revisões de véspera no canal do Estratégia no Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ícaro: Para a discursiva, eu foquei em escrever o máximo que pude, fiz uma redação para cada tema sugerido pelo Estratégia, sempre tentando colocar em prática as dicas dadas pelo professor nos materiais. Depois, eu comparava com a sugestão de resposta do professor para ter noção do meu desempenho.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ícaro: O meu principal erro, foi me distrair muito durante os estudos no início da minha trajetória, principalmente com o celular. Depois que comecei a deixar o celular longe de mim e marcar um tempo de estudo e de descanso, eu criei uma rotina de estudos muito mais eficaz. Além disso, atividades físicas e tempo de lazer, me ajudaram demais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ícaro: Pensei em desistir após o primeiro concurso que fiz, que foi o CNU. Mas pensei em todas as oportunidades que ainda viriam e também nos meus amigos que conseguiram a aprovação e percebi que tudo era questão de disciplina e tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ícaro: O meu conselho é manter o foco diário, porque a vida de concurseiro exige muito mentalmente, mas é extremamente recompensadora no final. Para mim, o material do Estratégia facilita demais a vida do concurseiro, porque já deixa tudo preparado e nós só temos o trabalho de estudar o que já está pronto, então, o ideal é focar na disciplina, em criar uma rotina de estudos com uma boa quantidade de horas líquidas e não desistir nos momentos difíceis. A caminhada como concurseiro é como uma fila, se tivermos paciência e não desistimos no meio do caminho, a nossa vez chega.