Aprovada em 2° lugar no concurso MP PR para o cargo de Auxiliar Técnico
Concursos Públicos
“Tenha bons materiais, acredite nos conselhos dos profissionais da área, tenha humildade de reconhecer as suas limitações e falhas e acredite no processo!! Se você escolheu bem o material e os professores, vai dar tudo certo! […]”
Confira a nossa entrevista com Caroline Lopes da Silva, aprovada em 2° lugar no concurso MP PR para o cargo de Auxiliar Técnico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caroline Lopes da Silva: Eu sou a Caroline, natural de Umuarama / Paraná, tenho 38 anos, sou formada em Odontologia, sou casada e tenho 3 filhos lindos!
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caroline: Devido ao trabalho do meu marido, tivemos muitas mudanças de cidade, isso dificultou bastante a prática da minha profissão. E eu também estava muito desanimada com a Odontologia. Eu sempre trabalhei muito, fiz muitos cursos, mas nunca era remunerada de acordo com o que eu esperava. Então, nos mudamos para Curitiba e, logo apareceu o concurso da Alep, Assembleia Legislativa do Paraná e, ali eu enxerguei uma grande oportunidade para eu mudar de profissão, sem precisar fazer outra faculdade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caroline: Quando eu comecei os meus estudos, eu não trabalhava fora. Trabalhava somente em casa, cuidando de tudo e dos meus filhos. Eu consegui estudar bastante. Durante o dia, eu assistia as videoaulas. Enquanto fazia as tarefas domésticas, eu ouvia aulas de revisão como os vídeo de “Hora da Verdade”, por exemplo e, a noite, eu estudava por PDF e fazia questões ou simulados, quando estavam todos dormindo!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caroline: Eu fui aprovada na Alep para o cargo de Analista Legislativo, fora das vagas, no TSE para Técnico Judiciário, também fora das vagas e no MPPR para o cargo de Auxiliar Técnico em segundo lugar! Eu vou fazer o STM para o cargo de Analista, pretendo continuar estudando para tentar um cargo melhor!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caroline: Eu praticamente não tinha vida social. Eu estudava todo o tempo disponível, inclusive, aos finais de semana. Eu sou muito determinada. Eu queria estudar o máximo possível para ficar o mínimo possível de tempo estudando para ser aprovada nas vagas. Acho que deu certo hehe estudei 8 meses até a aprovação no MPPR.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Caroline: A minha família me apoia muito! Eu moro longe dos meus pais e irmãos, então, o meu marido entrou de cabeça comigo nessa trajetória! Os meus filhos também entenderam que eu estava sacrificando um tempo precioso com eles para tentar dar uma condição melhor para a nossa família. Eles são crianças ainda, mas colaboram bastante! Os meus pais e meus sogros também me apoiam e, quando vamos visitá-los ou quando eles vêm a Curitiba nos visitar, entendem que eu vou ficar estudando enquanto eles passeiam, hehe.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caroline: Eu estudei 2 meses focada nesse concurso. Eu já havia estudado para a Alep por 2 meses e depois estava estudando para o TSE quando surgiu o concurso do MP. Contando todo o tempo de estudo, foram 8 meses até a aprovação dentro das vagas! O que me fez manter a disciplina, foi acreditar que era possível e que eu estava no caminho certo e acredito que a minha determinação em conseguir um trabalho melhor, também me manteve firme nos estudos!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caroline: Eu usei e uso muito as videoaulas. Construí a minha base de estudos com elas, porque não consigo me manter focada e concentrada somente com a leitura, principalmente, devido às crianças. Eu também uso muito a Trilha Estratégica, o Passo Estratégico para revisão, o Banco de Questões e fiz muitos simulados. Eu utilizo os PDFs durante a noite, quando há mais silêncio e também para fazer as questões que há neles e também o Estratégia Cast quando estou dirigindo. Todos os materiais do Estratégia são excelentes e cada um tem uma finalidade diferente e atendem um perfil de aluno, portanto, é possível tirar a vantagem de cada ferramenta de acordo com a realidade do aluno.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caroline: Eu conheci o Estratégia pesquisando sobre cursos voltados para concursos na internet, vi vários depoimentos de alunos e decidi fazer a assinatura.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caroline: O Estratégia foi fundamental na minha preparação. Eu comecei a estudar sem nem saber o que estava fazendo. Depois que me tornei aluna, comecei a ter direcionamento e estratégia para conseguir o tão sonhado resultado! Acredito que o maior diferencial sejam os professores. Todos são muito bons tanto tecnicamente, quanto em suas didáticas. Eles fazem toda diferença nos nossos estudos. São profissionais preparados, especializados em concurso público e direcionam os estudos para o lugar certo. Nós temos que estudar uma infinidade de assuntos e eles sabem exatamente o que e como as bancas cobram nas provas! Como eu já mencionei, eu gosto bastante da Trilha Estratégica também, utilizo sempre, assim como o Passo Estratégico e os Bizus, que utilizo para revisão!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caroline: Na verdade, quem montou o meu plano de estudos foi a própria Trilha. Eu vou seguindo as tarefas que o professor sugere, então, estudo por ciclos e vou revisando. Normalmente, eu estudo 4 horas por dia e, aos finais de semana, eu chego até umas 8h líquidas. Eu considero tempo de estudo quando estou fazendo a tarefa da trilha, mas enquanto estou nos afazeres do dia a dia sempre estou ouvindo alguma aula!
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caroline: Faço simulados e uso o Passo Estratégico como resumo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caroline: Muito importante!! Principalmente para conhecer a banca e a forma como são cobrados os assuntos! Eu acredito muito que quem consegue ficar nas vagas é quem soube entender a banca e estabeleceu a melhor estratégia de prova, nem sempre é quem sabe mais hehe e esse conhecimento a gente adquire fazendo questões da banca do concurso que vamos fazer!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caroline: Eu tive que aprender contabilidade e foi o meu maior desafio! Eu fiz questões e simulados para conseguir aprender como resolver as questões, até assisti algumas aulas, mas foram as questões que resolvi, que me salvaram na hora da prova!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caroline: Eu utilizei os bizus e assisti os vídeos de Hora da Verdade e na véspera assisti a Revisão de Véspera do Estratégia!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caroline: Eu vou ser sincera: Eu não me preparei muito. Fiz duas redações que foram corrigidas pelo meu marido e por uma amiga concurseira, hehe. Eu sempre escrevi bem e leio muitos livros, acho que isso ajudou! E acho que também tive sorte, porque na semana da prova, eu fiz uma redação com o mesmo tema que caiu na prova discursiva, então, os meus argumentos já estavam prontos! Mas recomendo, principalmente para quem tem dificuldade em discursivas, se preparar desde o começo dos estudos. Tentar escrever pelo menos uma redação por semana e treinar como se fosse o dia da prova, inclusive, cronometrando o tempo de escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caroline: Acredito que não consegui mais aprovações dentro das vagas, porque não fiz questões suficientes da banca, principalmente para o TSE, que o estilo da banca é muito diferente do que eu estava acostumada. E também faltou fazer mais revisões do que já havia estudado. Eu acertei na estratégia da prova que eu passei. Eu usei conselhos dos professores do Estratégia e meu maior acerto foi acreditar em mim, acreditar que eu sou capaz!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caroline: Sim, com certeza pensei que não fosse conseguir. É um caminho muito difícil e exige muito foco e dedicação e, nem sempre estamos motivados, mas eu sempre lembro da professora Núbia Oliveira dizendo: Se você não está motivado, vai sem motivação mesmo!! O importante é não deixar de fazer o que precisa ser feito!!
E é exatamente isso, não vamos estar dispostos e motivados todos os dias. São muitos dias de estudo, então, temos que encontrar forças dentro da gente que nos mova em frente! Só quem passa por isso entende a dificuldade que é estudar para concursos!
Pensar sempre no motivo que o fez estudar para concurso também ajuda a manter o foco! Eu escrevi os nomes dos meus filhos nas capas dos PDFs e antes de começar a estudar, eu sempre lia os nomes e fazia uma oração!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caroline: Tenha bons materiais, acredite nos conselhos dos profissionais da área, tenha humildade de reconhecer as suas limitações e falhas e acredite no processo!! Se você escolheu bem o material e os professores, vai dar tudo certo! E acredite em si mesmo. Para quem tem determinação e sabe porque está se dedicando tanto, alcançar o objetivo é só questão de tempo!