Artigo

O que é a Dark Web?

Dark Web

Hoje vamos falar de um assunto muito interessante que vem aparecendo com frequência em concursos públicos de diversas áreas: a Dark Web.

A Dark Web se utiliza da estrutura da World Wide Web, ou simplesmente Web, para oferecer anonimato aos seus usuários. Do anonimato vem a explicação do termo “às escuras” no nome Dark Web.

Muitas pessoas se utilizam da internet imaginando que tudo que está dentro dela pode ser encontrado por meio de motores de pesquisa, mas a verdade é que a maior parte da Web não pode ser encontrada por lá e nem mesmo pode ser acessada sem permissões ou protocolos de criptografia específicos.

Essa parte da internet que fica escondida dos motores de pesquisa é chamada de Deep Web ou Dark Web, dependendo de certas características que veremos em detalhe a seguir.

Deep Web x Dark Web

A Superfície da Web é tudo aquilo que os motores de pesquisa nos retornam quando entramos com um termo de pesquisa, é toda informação acessível via palavras chaves devidamente indexadas pelos buscadores.

Essa parte superficial da Web não requer nenhum tipo de Autenticação de Usuário ou Protocolo de Criptografia, seu acesso é livre desde que o domínio não esteja bloqueado no servidor do usuário, como acontece por exemplo com o Facebook na China.

Tudo que está em uma camada mais profunda que a Superfície da Web se encaixa ou no conceito de Deep Web ou no de Dark Web. A Deep Web é tudo aquilo que não pode ser encontrado com uma pesquisa, pois requer autenticação de usuário.

Ao contrário do que pode parecer inicialmente, nós lidamos diariamente com conteúdos que estão publicados apenas na Deep Web, como por exemplo quando abrimos nossos e-mails, redes sociais ou contas bancárias.

Quando falamos em Dark Web, trazemos conosco a ideia da escuridão, do anonimato.

Para que possamos acessar os conteúdos dessa camada mais profunda da World Wide Web, necessitamos de algoritmos de criptografia e algoritmos de roteamento para manter o endereço IP não rastreável, tais como fazem os VPNs, Virtual Private Networks, mas de maneira distribuída em diversos servidores pelo mundo.

A diferença entre Surface Web, Deep Web e Dark Web é o assunto deste tema que é mais explorado em provas de concursos. Por isso, fizemos um quadro comparativo que serve também de resumo para suas provas:

Indexação em Motores de PesquisaAutenticação de UsuárioInformações CriptografadasNavegação Anônima
Surface WebSimNãoSim e NãoNão
Deep WebNãoSimSimNão
Dark WebNãoSim e NãoSimSim
Tabela Resumo das Principais Diferenças entre Surface Web, Deep Web e Dark Web

Como Entrar na Deep Web e na Dark Web?

No caso da Deep Web, para acessá-la é fácil: Vá no seu provedor de e-mail e insira seu login e senha. Pronto! Você já estará em um domínio da Web que é considerado Deep Web, pois somente você, usuário logado, possui acesso àquelas informações.

No caso da Dark Web, será necessário o uso de um Software específico para acessá-la. O Software se faz necessário pela criptografia e navegação distribuída que asseguram o anonimato nessa camada da Web.

O Software de Dark Web mais conhecido é o TOR, abreviação de The Onion Router, ou Roteador Cebola, uma alusão ao fato de que o TOR reparte as informações em diversos servidores ao redor do mundo e ainda as criptografa por várias camadas, como uma cebola.

Logo do Navegador de Dark Web TOR

Do fato do anonimato, muitas pessoas usam a Dark Web para atividades ilegais. No entanto, os Softwares que acessam essa camada da Web podem ser utilizados para fins lícitos como uma forma de driblar os bloqueios de países que restringem o acesso a sites da Superfície para cercear a liberdade de expressão e pensamento.

Os endereços na Dark Web possuem domínios .onion, para indicar que os sites são acessados usando a arquitetura TOR.

O navegador TOR é um Software Open Source que pode ser baixado gratuitamente no site da The TOR Project.

Como procurar algo na Dark Web?

Como as informações não indexadas da Dark Web são criptografadas, é difícil ter uma dimensão do seu tamanho.

Além disso, muitos sites da Dark Web possuem domínios com nomes aleatórios, difíceis de serem gravados, além de muitas vezes mudarem de domínio com frequência.

O trabalho dos buscadores da Dark Web é muito mais árduo que os da Superfície. Hoje em dia existem poucos serviços gratuitos de busca nessa camada da web. No entanto, serviços como o DuckDuckGo, Onionland e Reconhecimento oferecem serviços com capacidade até certo ponto limitada.

Mesmo o domínio desses serviços não é de fácil memorização. Por exemplo, DuckDuckGo tem o nome de domínio 3g2upl4pq6kufc4m.onion (não, eu não caí no sono em cima do teclado) e o Reconhecimento tem o nome reconponydonugup.onion.

Buscador da Dark Web DuckDuckGo
Buscador da Dark Web DuckDuckGo

Cada buscador possui uma finalidade específica, não existe um buscador onipotente como acontece com o Google na Surface Web.

O Reconhecimento, por exemplo, é um repositório de dados especializado em encontrar fornecedores de diferentes serviços na Dark Web, enquanto o onionland mostra apenas URLs atreladas a uma palavra chave, sem mostrar maiores informações.

O DuckDuckGo é um buscador que possui uma versão para a Superfície e uma outra para a Dark Web, algo encontrado apenas neste motor de pesquisa.

Quais tipos de conteúdo são encontrados na Dark Web?

O caso emblemático da plataforma Silk Road, que servia como um mercado livre para atividades ilícitas, como vendas de informações e materiais proibidos e até a oferta de prestação de serviço de matadores de aluguel, fez com que a Dark Web fosse conhecida pelas atividades ilícitas.

O que se sabe, no entanto, é que o uso do navegador TOR tem se expandido sobretudo para a navegação em sites da Surface Web, como forma de driblar o bloqueio de domínios e também por conta da garantia do anonimato, servindo como um tipo de VPN com uma camada extra de criptografia.

Além disso, o navegador TOR é muito importante para a troca de informações entre Hackers, que encontram nela um espaço livre para que o façam sem ser rastreados por serviços de inteligência. Alguns Hackers oferecem até mesmo cursos em sites da Dark Web.

É proibido usar a Dark Web?

A resposta é simples: O uso da Dark Web é lícito, e, em alguns casos, necessário.

O uso da plataforma não se confunde com as atividades ilegais que frequentemente são cometidas. Muitas pessoas a utilizam apenas como meio de proteção de seus dados pessoais, proteção da sua identidade para atividades lícitas ou até mesmo como forma de poderem ter acesso a informações confiáveis que são censuradas por governos mundo afora.

Não há, no Brasil, norma ou lei que impeça o uso do navegador TOR ou da Dark Web. No entanto, os usuários respondem por crimes cibernéticos e outros tipos de crime assim como o fariam se estivessem cometendo esses crimes na Surface Web.

É perigoso usar a Dark Web?

O uso do navegador TOR é bem distinto quando feito em Surface Web ou Dark Web.

Ao usar o TOR para navegar na Surface Web, o usuário estará exposto a menos riscos do que um usuário normal, já que contará com o anonimato e camadas extras de criptografia. Assim, nesses casos, o uso da Dark Web não oferece riscos particulares.

Ao utilizar o navegador TOR para navegar em sites da Dark Web, principalmente aqueles que oferecem serviços e produtos ilícitos, o usuário se expõe a riscos como golpes de estelionatários mediante promessas enganosas, roubos de informações pessoais, extorsões, entre outros golpes conhecidos genericamente como scams.

Além disso, a diferença entre um site confiável e um não confiável é mais tênue, já que a dark web carece de meios de verificação da confiabilidade de sites que existem para a Surface Web.

Por fim, apesar da camada de criptografia e de ocultação do endereço IP do usuário, a máquina de quem acessa a Dark Web continua suscetível a pragas digitais das mais diversas que podem ser baixadas e se instalar no computador da vítima.

Considerações Finais

A Deep Web e a Dark Web são assuntos explorados em diversos tipos de Concursos Públicos. Procuramos aqui transmitir os principais conceitos que envolvem essas duas importantes camadas da Web, conceitos que podem fazer diferença na sua prova de Informática e Tecnologia da Informação.

Na jornada até a aprovação em um Concurso de Alto Nível, como são os Concursos da Área Fiscal, Área de Controle, Área Policial, entre outros, é essencial estar preparado em alto nível com um material completo. O Estratégia Concursos é líder absoluto em aprovações porque tem os melhores professores do mercado e o material mais completo.

Recomendamos que o leitor faça a leitura deste artigo de maneira meramente informativa. Não recomendamos o uso da Dark Web ou Deep Web. A Dark Web e Deep Web possuem riscos e acessos utilizados por usuários que, não necessariamente, possuem as melhores intenções.

Com a nossa assinatura, você terá acesso ao curso completo de Dark Web e muito mais. Não perca mais tempo, venha estudar com quem mais aprova!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.