Notícia

Curso Enem: Entenda o Edital, Nota de Corte, Pontos Mais Cobrados e Muito Mais!

Olá, pessoal! Tudo bem?

A coordenação do ENEM, juntamente com os professores do Curso ENEM 2016preparou este artigo completíssimo, contendo todas as informações que você precisa ter em mãos para tomar a decisão de prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ao longo das próximas seções você conhecerá todas as possibilidades que essa prova oferece, quais são as últimas tendências de cobrança em cada disciplina, quais são as técnicas mais eficientes e seguras para a sua preparação, dentre várias informações que selecionamos especialmente para vocês. Falaremos, ainda, dos CINCO maiores erros cometidos pelas pessoas que decidem prestar o ENEM, para evitar que você incida em algum deles neste ano!

Vamos lá?

1) O ENEM SÓ SERVE PARA ENTRAR NA FACULDADE?

A primeira coisa que você precisa saber sobre o ENEM é que ele nasceu em 1998 como uma das formas de analisar o rendimento da educação básica em nosso país. No entanto, em 2009 as coisas mudaram e o Novo ENEM passou a ser um grande exame, tomando a proporção que o governo sempre desejou. Hoje, o ENEM é a principal porta de acesso a muitos programas do governo ligados à educação superior.

Veja abaixo algumas das possibilidades para quem realiza o ENEM:

enem1

 

Perceba que o ENEM abre muitas portas para quem realiza o exame e as possibilidades de crescimento são muito variadas. Ensino superior, ensino técnico, possibilidades de estudar fora do Brasil, bolsa de estudos em faculdades particulares, financiamento estudantil e até mesmo a conclusão do ensino médio! Mais adiante entraremos em detalhes a respeito de cada uma dessas possibilidades, ok? Por isso, vale a pena fazer parte do nosso Curso ENEM! Mas, vamos à segunda pergunta…

2) QUANTO EU PRECISO TIRAR NO ENEM?

Para conseguir ingresso em um desses programas, você vai precisar realizar o exame, mas não é só isso! Será necessário um grande esforço para conseguir uma boa nota, uma vez que esses programas do governo são muito concorridos.

Para se ter uma ideia, em 25% dos cursos superiores oferecidos em 2016, a nota de corte foi acima de 700 pontos, de um total de 1000 possíveis. Ou seja, em um quarto (1/4) dos cursos era preciso ter aproveitamento superior a 70% no ENEM!

Veja algumas notas de corte de alguns cursos que ofereceram vagas pelo SISU (sistema integrado de seleção unificada) – 2016:

enem 02

Portanto, perceba que é preciso preparar-se muito bem para o ENEM, caso você queira brigar por uma vaga! Note ainda que existem notas mínimas que devem ser respeitadas a redação, por exemplo, não pode ser zerada em hipótese alguma. Nosso Curso ENEM será uma ferramenta essencial para você! A próxima pergunta é:

3) QUAIS SÃO AS DATAS MAIS IMPORTANTES PARA QUEM VAI PRESTAR O ENEM?

 Então, se você já percebeu que realizar a prova do ENEM é um excelente negócio para o seu futuro, fique ligado no cronograma abaixo, baseado no último exame, de 2015.

mesa3

O ENEM muda muito pouco essas datas, de modo que você pode se basear pelo calendário abaixo para ir planejando seus estudos.

4) O QUE EU PRECISO ESTUDAR PARA O ENEM?

Se você já decidiu que vai prestar o ENEM esse ano e mudar de vida a partir de 2017, então é hora de saber o que estudar. As regras do jogo são colocadas em um documento chamado edital de abertura. Clique neste LINK para visualizá-lo.

O edital de abertura é mais que um monte de papel (são 81 páginas!): é um verdadeiro Manual você conhecer melhor o ENEM. Para facilitar seus estudos, nós fizemos uma análise detalhada do último edital e resumimos neste artigo os pontos principais que você deve ter em mente.

Uma das coisas que você precisa conhecer são as matérias que são cobradas. As provas são divididas em 4 grandes áreas de conhecimento:

a) CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS,

b) CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS,

c) LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS,

d) MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E REDAÇÃO.

Talvez esses nomes deixem tudo muito confuso para você. Veja, abaixo, o que realmente compõe cada uma dessas matérias:

enem 4

Viu então que é muita coisa a ser estudada? É por isso que vale MUITO a pena saber o que vem sendo cobrado com mais frequência na prova.

Abaixo, fazemos um verdadeiro Raio-X de cada disciplina do ENEM, em todas as suas 18 edições, contendo a quantidade de questões de cada assunto dentro de cada matéria…

BIOLOGIA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.04.49
FÍSICA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.02.21

 

QUÍMICA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.04.04

HISTÓRIA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.07.02

GEOGRAFIA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.07.40

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.08.17

PORTUGUÊS

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.10.11

 

MATEMÁTICA

Captura de Tela 2016-02-22 às 11.05.37

Se você tiver com pouco tempo (o que provavelmente é verdade!), vale a pena eleger alguns assuntos que se repetem muito nas provas para dar prioridade nos estudos. Vale dizer que aqui no Estratégia os professores fazem esta análise de forma ainda mais detalhada, com o objetivo de priorizar, em seus materiais do Curso ENEM, aqueles assuntos mais cobrados. Obviamente, isso é feito sem deixar de lado o restante do edital, afinal você deve estar preparado para enfrentar o que vier!

5) COMO DEVO ME ORGANIZAR PARA ENFRENTAR O ENEM?

Para estudar para o ENEM, é fundamental traçar uma estratégia de estudos vencedora, afinal de contas são esperados mais de 8 milhões de candidatos no exame de 2016. Não dá para dar mole na hora da preparação.

A primeira dica é ORGANIZAÇÃO. Não se consegue ter bom rendimento em um exame tão concorrido sem organizar seus estudos. Sem ter um bom planejamento de estudos. Antes de cortar o tronco da árvore, é preciso amolar o machado. Gaste alguns dias traçando a estratégia correta para vencer o seu desafio. Quanto tempo você tem disponível para o estudo? Quais são as disciplinas que você tem maior dificuldade? E maior facilidade? Quais matérias são mais importantes para a sua nota final? Através de que materiais você vai estudar? Vai frequentar um curso presencial? Vai trabalhar por aulas online? Essas são perguntas que você precisa responder antes de montar um bom cronograma de estudos que servirá de base para a sua preparação.

O estudo para o ENEM deve ser focado na teoria e também na resolução de questões. O ideal é que você resolva, durante o ano, todas as provas do ENEM de 2009 até 2015. Caso tenha tempo disponível, essa meta pode se estender até 1998, quando nasceu o ENEM. Abaixo você pode identificar uma análise feita pela equipe do Estratégia ENEM, que compõe o curso ENEM aqui do nosso portal, feita em todos os seus detalhes. Se liga!

6) ANÁLISE DETALHADA DE CADA MATÉRIA

a) FÍSICA

As questões de Física do ENEM são, em sua grande maioria, teóricas, mas essa tendência tem mudado bastante, principalmente nos dois últimos exames. Nota-se uma forte influência de questões algébricas, principalmente em temas ligados à mecânica e eletricidade.

Na parte de óptica e ondulatória, continuam sendo cobradas questões muito ligadas aos fenômenos, de modo que o aluno deve interpretar uma situação prática e conhecer o fenômeno ondulatório ou óptico que está ocorrendo. Trata-se de uma das matérias mais temidas! No entanto, se você estudar da maneira correta, verá que não é esse “bicho de sete cabeças” de que tanto falam. Em nosso curso Enem, daremos todo esse suporte para você.

b) QUÍMICA

Na Química é muito recomendável que você domine alguns tópicos que percebemos que frequentemente aparecem nas provas: estequiometria; funções inorgânicas; reconhecimento das funções orgânicas e suas reações; eletroquímica e equilíbrios químicos.

Como o ENEM pretende ser um vestibular diferenciado e associado à temas atuais, recomendo que estude e acompanhe os processos de uso dos compostos químicos e a relação destes com a POLUIÇÃO ambiental. Esse é um dos temas mais recorrentes nas provas. As informações sobre tabela periódica também são de extrema importância para vários outros, tais como ligações químicas, propriedades físico-quimicas dos compostos. Essa relação de ideias foi uma preocupação quando da elaboração do nosso curso ENEM. A partir desse curso, você não se preocupará com pegadinhas ou decorebas desnecessárias, mas associará esses temas, facilitando muito o aprendizado.

c) BIOLOGIA

As questões de Biologia no ENEM frequentemente aparecem associadas a assuntos de outras disciplinas, evidenciando o caráter interdisciplinar do exame. Quase sempre acompanhadas por um pequeno texto e/ou gráficos, exigem que o candidato tenha boa capacidade leitora e interpretativa. De longe, o assunto mais cobrado é Ecologia, onde a banca pode explorar temas que estão sempre na mídia, como poluição e desmatamento. Para o ENEM 2016, é muito provável que tenhamos questões sobre a crise hídrica enfrentada pelo país no ano de 2015, a catástrofe ambiental com o rompimento da barragem de Mariana-MG e a epidemia de Zika, todos assuntos de grande repercussão. Tudo isso é abordado em nosso curso ENEM.

d) MATEMÁTICA

Na prova de Matemática e suas Tecnologias são exigidos conhecimentos numéricos, algébricos, geométricos, estatística, probabilidade e geometria analítica. Dentre os tópicos mais cobrados em prova, destaca-se a grande incidência de questões envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais, regras de três simples e compostas.

Também são muito frequentes as questões sobre geometria plana e espacial. É interessante notar que o Enem busca sempre contextualizar os assuntos, isto é, a cobrança dos tópicos de Matemática é feita predominantemente através da apresentação de problemas práticos, cujas soluções exigem a aplicação de conhecimentos matemáticos como funções, análise combinatória, juros, equações, trigonometria etc. Algumas questões exigem cálculos matemáticos extensos, que podem tomar bastante tempo do candidato despreparado. Assim, é preciso reforçar as técnicas de realização de cálculos manualmente, sem o uso de calculadoras, e aprender a lançar mão de arredondamentos visando tornar as resoluções mais rápidas e seguras. Em nosso curso ENEM, daremos todas as dicas para que você ganhe tempo e segurança para sua prova.

e) HISTÓRIA

A prova de História é elaborada a partir de longos enunciados e textos complexos o que exige leitura atenta, concentração, domínio da linguagem e interpretação para relacionar acontecimentos dos diversos períodos históricos com os temas atuais de maior relevância, como por exemplo, diversidade, sustentabilidade, inclusão, democracia, extremismo, ética e liberdade.

A preparação para esse modelo de avaliação necessita do hábito de leitura de textos cada vez mais amplos, bem como da interpretação de imagens e gravuras, que ajudam a identificar as proposições dentro de seus períodos históricos. O passo a passo é primeiro a leitura atenta do enunciado, depois das alternativas, e muitas das vezes o estudante identifica a resposta no próprio enunciado.

Com relação aos conteúdos, desde a sua criação em 1998, os assuntos mais cobrados foram: Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, Colonização, Período Militar, escravidão, Idade Média, Guerra Fria, Revolução Industrial, Liberalismo, Grécia e Roma, Renascimento, Reforma, Absolutismo, Independência da América Espanhola e Nazismo.

Em uma palavra, o sucesso depende de LEITURA! Muita leitura! Tanto dos conteúdos, como de jornais, revistas e livros, sempre com a percepção que muitas vezes as questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia estão inter-relacionadas com textos de uma área, servindo de suporte para uma pergunta de outra área. Em nosso curso ENEM, faremos toda essa relação entre disciplinas, e incentivaremos a leitura (os arquivos em .pdf são ótimos para isso!).

f) GEOGRAFIA

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias envolve, de forma interdisciplinar, todas as Ciências Humanas. Por isso, alguns temas são muito comuns, pois são abordados de diferentes formas e em mais de uma disciplina. Por exemplo: o tema globalização, que foi o mais cobrado no exame desde sua primeira versão, é principalmente abordado em Geografia, mas também o é em Sociologia. A principal abordagem é econômica, destacando a modernização tecnológica e seus impactos na organização do homem em sociedade, bem como o mundo do trabalho e as condições sociais nacionais. Em seguida, temos os assuntos ligados ao meio ambiente, com destaque aos impactos ambientais provocados pela ação antrópica. Há temas quase obrigatórios, como discutir a organização do espaço africano e seus conflitos, o papel dos BRICS e, principalmente,  da China no atual cenário mundial. Em nosso curso ENEM, esses temas serão amplamente abordados, para que você tenha toda confiança ao resolver sua prova.

g) FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

A Sociologia e a Filosofia tornaram-se obrigatórias no currículo do ensino médio desde 2009, e a presença desses conteúdos é cada vez maior. Mesmo antes disso, consideramos que estavam presentes implicitamente no ENEM, uma vez que essas disciplinas fornecem a base teórica e importantes conceitos da Geografia e História.

A Sociologia da Cultura, com destaque para a abordagem dos encontros e choques culturais, é um destaque devido à sua grande incidência no exame. Os temas culturais e políticos são os mais frequentes com textos de teóricos do Estado moderno como Maquiavel e Tomas Hobbes. Muitas questões interdisciplinares com Filosofia, por exemplo, o estudo dos teóricos do absolutismo como J. Bossuet ou iluministas como Russeau. Os temas mais atuais, que falam sobre a cultura e cultura de massas, televisão, por exemplo, trabalho (desde o escravo até o flexível na globalização), movimentos sociais e questões de gênero são presença obrigatória no exame. Espere alguma questão ligada ao fordismo e ao Toyotismo, pois são quase presença obrigatória. Esses temas são muito explorados em nosso curso ENEM.

Os principais temas tratados pela Filosofia são as obras dos autores gregos, como Platão e Aristóteles, bem como de autores modernos, como Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes e iluministas, como Rousseau e Montesquieu. Perceba como a Filosofia dialoga diretamente com a Sociologia, pois abordam muitos pensadores em comum. Outra abordagem filosófica frequente é sobre questões éticas e polêmicas atuais. Prepare-se para questões com abordagens, sobretudo políticas, destacando a democracia e cidadania e direitos humanos.

h) ESPANHOL

Até hoje, todos os editais do ENEM não pediram o domínio culto da Língua Espanhola, mas apenas que o candidato soubesse fazer uso desse idioma. Nesse caso, fazer uso do idioma significava tão somente ler um texto e responder questões sobre ele. Assim, no dia do exame, ninguém precisou falar, conversar, pensar ou escrever em Espanhol. Diante disso, nosso curso ENEM será voltado exclusivamente para leitura, tradução e resolução de questões, seguindo o estilo das provas anteriores do ENEM. No dia da prova, nossos alunos entenderão os textos e acertarão todas as questões de Espanhol.

i) INGLÊS

A disciplina de Língua Inglesa para o ENEM exige que o candidato tenha um vocabulário de nível intermediário e a habilidade de interpretar textos. O conteúdo explorado é pertinente tanto a assuntos gerais abordando atualidades quanto a assuntos locais de um determinado país abordando sua cultura. É relevante a preparação antecipada, pois cada texto abrange um tópico diferente, o que demanda que o candidato tenha um bom conhecimento de vocabulário da Língua Inglesa. O nosso curso ENEM de Inglês habilitará o candidato a atingir o nível máximo na prova.

j) LITERATURA

A Arte é a maneira pela qual o homem consegue expressar o que sente diante daquilo que vê no mundo. É a forma mais singela de demonstrar a alma! O ENEM tem sido sensível a isso em uma prova que busca conhecimento do ser humano nos mais diversos contextos históricos pelos quais passou no decorrer dos séculos! O foco maior é na contemporaneidade, na maneira como o homem chegou até aqui e na forma como ele representa o seu pensamento. Os grandes autores de nossa língua são trabalhados na prova, desde Camões a Oswald de Andrade.  Vemos representantes da escultura, como Aleijadinho, e da pintura, como Tarsila do Amaral! Pura inspiração! Essa, certamente, será uma de suas matérias favoritas em nosso curso ENEM!

k) PORTUGUÊS

Quanto à prova de Língua Portuguesa, o ENEM tem se voltado bastante para a interpretação e compreensão de textos verbais e não verbais,  isto é,  muitas vezes os textos são complementados por imagens de publicidades,  charges, dentre outros, como forma de confirmação de tema desenvolvido em textos anteriores. Assim, temos que ficar muito atentos ao aspecto crítico dos textos. Podemos perceber que as figuras e funções de linguagem também estão bastante presentes. Assim, meus amigos, para que façamos uma boa prova, temos que mergulhar nos textos. Faremos isso com muita estratégia, de forma que tenhamos agilidade na execução da prova.

7) MATERIAL DE ESTUDO PARA O ENEM

Qual o melhor material de estudos para o ENEM? Essa pergunta deve estar tirando suas noites de sono e a escolha do melhor material é sempre decisiva para a sua aprovação, afinal de contas é no material que estará o conteúdo que será cobrado na prova e ele deve ser o seu principal referencial na busca dos assuntos.

Muitos alunos preferem cursos presenciais tradicionais. De fato, existem cursos preparatórios muito bons em várias cidades do Brasil, que podem auxiliar bastante na obtenção de um ótimo resultado pelo aluno. O curso presencial permite uma interação pessoal com os professores, além do convívio com outros vestibulandos. Por outro lado, é importante lembrar que o bom aproveitamento do tempo é um fator chave na preparação para o ENEM. O tempo gasto arrumando-se em casa e se deslocando para o curso, em especial no trânsito das grandes cidades brasileiras, pode prejudicar bastante a otimização dos estudos. É preciso lembrar ainda que os bons cursos presenciais exigem um gasto financeiro bastante elevado, não acessível a grande parte dos alunos. Além disso, muitas vezes as salas de aula são enormes, de modo que o professor não consegue dar a devida atenção a todos os alunos.

Nos últimos anos vem despontando a possibilidade de estudo via internet. Esta já é uma realidade bastante consolidada no mundo dos concursos públicos, onde muitas vezes as provas têm concorrências muito maiores que os vestibulares das faculdades mais disputadas (alguns concursos públicos chegam a ter 20.000 candidatos disputando 30 vagas, isto é, mais de 600 candidatos por vaga!). Uma vantagem dos cursos online é a possibilidade de você estudar de casa, no horário que você quiser, variando a sua carga horária (estudando mais durante os finais de semana e menos durante a semana, por exemplo) e adaptando à sua rotina. Como você estuda sozinho, é possível passar mais rápido por aqueles assuntos que você tem mais facilidade e gastar mais tempo naqueles assuntos que você tem maior dificuldade, o que é impossível fazer em uma sala de aula presencial. Dependendo do curso online, você pode ter acesso a aulas escritas (em PDF) e também aulas em vídeo, além de poder tirar dúvidas diretamente com os professores através de fóruns. Outra grande vantagem dos cursos online é que alguns deles conseguem aliar conteúdo de altíssima qualidade com preços bem mais acessíveis que os cursos presenciais!

A respeito deste tema, gostaria de, mais uma vez, sugerir que você conheça o Curso ENEM do Estratégia. Trata-se de um curso de altíssima qualidade, formado por materiais completos em vídeo e em PDF, cobrindo todos os tópicos do edital do ENEM e contendo muitas questões resolvidas das últimas edições do exame. Além disso, você tem acesso a um fórum de dúvidas onde os professores respondem rapidamente às suas questões, para que você consiga dar continuidade aos estudos. Acesse o link abaixo e veja gratuitamente as aulas demonstrativas de cada um dos cursos, em vídeo e em PDF, para que você verifique se esta é uma boa alternativa para você:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/preparatorio-para-enem-exame-nacional-do-ensino-medio-2016/

Escolhidos os materiais, é hora de falar sobre como utilizá-los da melhor forma. O Material de estudo deve ser independente, ou seja, ele tem que se bastar, não adianta ter uma apostila de Física e sempre precisar recorrer a livros (geralmente volumosos) de ensino médio, pois você vai ficar desesperado. Por isso a melhor dica é estudar por um curso ENEM que possa ser independente e o único material de estudos para esse grande desafio.

Com o Curso ENEM do Estratégia, você vai poder ler a teoria completa, resolver todas as questões do ENEM, que estarão comentadas no nosso material. Ou seja, fez a questão e errou, você terá sempre ela comentada de forma bem clara como se fosse um professor falando com você.

Além disso é importante revisar. A nossa mente esquece das coisas muito rapidamente, então vale a pena inserir no seu planejamento de estudos revisões diárias, semanais e mensais dos assuntos que estudou. Estudos comprovaram que durante as primeiras 24 horas nós tendemos a esquecer grande parte do que estudamos. Entretanto, esses mesmos estudos mostram que, se revisarmos aqueles assuntos após 24 horas, conseguimos levar para a nossa memória de longo prazo grande parte daquele conteúdo. Da mesma forma, fazendo revisões semanais e mensais, conseguimos consolidar na memória de longo prazo muito do que estudamos ao longo do ano! Fazer resumos de modo a facilitar essa revisão é muito bom, pois você irá montando aos poucos o seu resumão de véspera de prova. Outra solução é você ir sublinhando e fazendo marcações em seu próprio material, o que pode ser mais rápido e surtir efeito similar ao da produção de resumos.

Se você adquirir o curso ENEM do Estratégia, você poderá ler a teoria completa, assistir a videoaulas completas e ainda vai poder fazer revisões e tirar dúvidas diretamente com os professores. Isto é, você poderá aplicar toda esta metodologia que descrevemos de forma bastante efetiva!

Conheça nosso curso ENEM: LINK

8) SISU, SISUTEC, PROUNI ETC.

Nesse ponto, queremos falar para vocês um pouco mais sobre os principais programas do governo ligados ao ENEM.

Não há dúvidas de que o maior deles é o SISU, pois é através dele que você tem acesso às vagas das INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – IFES. Estamos falando de Universidades Federais espalhadas pelo país inteiro e também dos Institutos Federais. São milhares de vagas!

Os candidatos podem fazer duas escolhas de cursos em uma espécie de segunda opção. Se não der certo a primeira, você pode conseguir vaga na sua segunda opção. Se você não conseguir aprovação em nenhuma das duas opções você pode também ficar nas listas de espera, aguardando que as instituições realizem chamadas extras para o preenchimento das vagas remanescentes.

O SISU ocorre em janeiro de cada ano e o resultado é praticamente instantâneo. Após o resultado já sai a data para a matrícula, ou seja, temos um procedimento quase automático.

Todas as informações detalhadas do SISU podem ser obtidas no link abaixo, em que temos as principais dúvidas dos candidatos respondidas pelo próprio MEC.

http://sisu.mec.gov.br/sisu#participantes

O SISUTEC é um programa que seleciona candidatos que prestaram ENEM para instituições de ensino superior e técnico para cursos de educação tecnológica. Ou seja, você vai aprender uma profissão e já pode sair para o mercado de trabalho em pouco tempo.

Portanto, se a sua intenção é começar a trabalhar o quanto antes, vale a pena essa opção, cujo acesso também se faz por meio do ENEM.

As informações detalhadas do SISUTEC podem ser checadas no endereço abaixo:

http://sisutec.mec.gov.br/

O Ciências sem Fronteiras é um programa que oferta chances de bolsas de estudo no exterior, financiadas pelo Governo Federal para alunos de graduação, pós-graduação e de cursos superiores de tecnologia de instituições de ensino superior, públicas ou particulares de todo o país.

Possibilita, ainda, bolsas no País, que incentivam a atração de renomados pesquisadores e líderes de grupos de pesquisa no exterior para o Brasil, bem como de jovens cientistas. São duas modalidades de bolsa: Pesquisador Visitante Especial e Bolsa Jovens Talentos.

O ENEM é um dos requisitos a serem preenchidos para quem quer participar da seleção de vagas para o Ciências sem Fronteiras.

As informações mais relevantes podem ser obtidas no endereço abaixo:

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/duvidas-frequentes

O PROUNI é o Programa Universidade para todos, por meio do qual o governo federal concede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

É um programa específico para estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Para isso, conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Para maiores detalhes do PROUNI confira o link abaixo:

http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa

O FIES é o financiamento do ensino superior. Esse programa também é um dos maiores dentro do governo federal e visa conceder financiamento de estudos dentro das universidades privadas.

Mais um programa que visa selecionar por meio do ENEM, ou seja, você terá de fazer ENEM para participar do FIES e obter notas mínimas para obter o financiamento.

As informações detalhadas do FIES você obtém no link abaixo:

http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html

Viram então que o ENEM abre muitas portas para você, e as possibilidades de crescimento através desse exame são diversas.

9) OS CINCO MAIORES ERROS NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Listaremos, agora, os cinco maiores erros de quem faz ENEM e está na luta para obter aprovação em um desses programas.

1. Material errado

Muitos alunos estudam pelo material errado e a pior sensação acontece, ou seja, na hora da prova parece que nunca ouviram falar daqueles assuntos que são cobrados nas provas, mesmo tendo estudo por horas, madrugadas e finais de semana.

Na verdade o aluno esforçou-se o bastante, mas o curso ENEM que ele escolheu não tinha qualidade e, muitas vezes, não era nem mesmo focado no ENEM.

Por isso é muito importante escolher um curso focado no ENEM e que contemple todas as matrizes de conhecimento, competências e habilidades que são cobradas na prova. Invista tempo na busca por boas opções no mercado, procure conhecer todas aquelas que estiverem ao seu alcance, para tomar a decisão correta para as suas necessidades.

Conheça nosso curso ENEM: LINK

2. Falta de motivação

Outro problema frequente é a ausência de motivação. O aluno que se prepara para o ENEM prepara-se para uma jornada de 10 meses do início do ano até a prova. Isso faz com que, em determinados meses, ele se sinta desmotivado e achando que não vai dar certo e que o resultado não virá.

Superar isso é fundamental. Para isso, cerque-se de pessoas que querem que você vença na vida, realize seus sonhos e atinja todos os seus objetivos e metas traçadas.

Aliados são fundamentais nesse processo! Fuja de gente que emana energia negativa.

Procure se lembrar diariamente do seu objetivo! Quer um exemplo de como fazer isso? Um ex-aluno meu colocou como papel de parede do celular uma foto bem bonita da faculdade onde ele queria estudar. Assim, toda vez que ele olhava para o celular ele lembrava daquele grande objetivo!

Além disso, crie recompensas diárias ou semanais. Você superou as suas metas de estudo hoje? Então se dê um pequeno presente! Que tal assistir um episódio daquela série que você gosta tanto?

3. Falta de planejamento

Muita gente que estuda para o ENEM estuda errado por simples falta de planejamento. Essas pessoas acreditam que estudar de qualquer jeito vai dar certo, quando na verdade é fundamental amolar o machado antes de tentar derrubar o tronco.

Traçar metas semanais, mensais e trimestrais é muito relevante para o rendimento dos seus estudos. Você deve montar um quadro-horário de estudos com todas as suas atividades diárias e o que sobrar você deve dividir proporcionalmente às matérias, priorizando aquelas que você tem mais dificuldade.

Estude mais o que você sabe menos e cai mais; estude menos o que você sabe mais e cai menos. Muitos alunos tem a tendência de estudar mais justamente aquelas matérias que eles mais gostam (que são aquelas que eles sabem mais), deixando de lado aquelas que gostam menos (e que normalmente se saem pior).

Lembre-se de que você deve inserir horários de lazer e diversão, pois ninguém aguenta tanto tempo sem relaxar. Você deve ter horários dedicados à lazer e vida social, mas sempre na medida certa, sem exageros.

4. Revisões

É fundamental programar revisões nos seus horários de estudo, pois o que você aprendeu hoje, infelizmente vai acabar se perdendo na sua memória. Desse modo, você tem que se manter constantemente revisando as matérias mais importantes e aqueles temas que tendem a se perder com mais facilidade em sua mente.

Lembre-se do que foi dito acima acerca das revisões. Você tem que programar revisões 24 horas após o estudo de determinada disciplina e também semanalmente e mensalmente. Dessa forma a fixação do conteúdo será muito maior.

5. Técnicas de realização de provas

A prova do ENEM possui 180 questões e uma redação, e a maioria dos alunos não consegue resolver todas as questões, pois não possui uma técnica adequada para resolver as questões.

Para superar essa dificuldade, você deverá fazer muitos simulados, aprender a controlar o tempo e a ansiedade. Tente ser frio no momento da prova e isso vai te levar ao sucesso.

É por tudo isso que apresentamos acima que o ENEM é o segundo maior exame do mundo, só perdendo para o da China, e tem a expectativa de reunir mais de 8 milhões de estudantes em 2016. Para disputar efetivamente uma vaga, é necessário uma boa estratégia e também um curso ENEM de qualidade. Conte conosco!

Um forte abraço.

Bons Estudos.

Vinícius Silva (Coordenador do Curso ENEM)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • qual a pontuação para aqueles que querem concluir o ensino médio é igual ou não aqueles que estão concorrendo vagas para universidade.obrigada boa tarde
    Lucolene Maria Do Nascimento em 24/02/16 às 15:53