Artigo

Curso de Discursivas para o DEPEN com correção individual

953fe4935c5f12a687fe89f6ef0a2e71Olá pessoal, estamos aqui para apresentar o nosso Curso de Discursivas para Concurso do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN). Trata-se de um curso focado no edital publicado na última sexta-feira, dia 17.04.2015.

O edital foi bastante específico e previu 258 cargos, distribuídos em dois cargos: Especialista em Assistência Penitenciária e Agente Penitenciário Federal (AGEPEN). Em relação a este houve a divisão em diversas áreas (administrativa, comunicação social, atividade fim, exatas, saúde, reabilitação e tecnologia da informação). Embora se trate de cargo de ensino médio, o candidato deverá optar, entre as áreas acima, para qual deseja concorrer.

Fora esse aspecto específico, vamos analisar a importância da redação para nossa prova! A prova objetiva, entre conhecimentos gerais, complementares e específicos, totalizará 160 pontos. Já a prova objetiva, apenas ela, corresponderá a 80 pontos. Ademais, ela será exigida para todos os cargos e áreas. Dessa forma, DEPREENDE-SE QUE UM BOM DESEMPENHO NA PROVA DISCURSIVA É FUNDAMENTAL, POIS REPRESENTA 1/3 DA PONTUAÇÃO OU, PERCENTUALMENTE, 33,3% DA PONTUAÇÃO ACUMULADA NAS DUAS PRIMEIRAS PROVAS.

Ainda segundo o edital, serão corrigidas inúmeras redações. Para os cargos de especialista haverá a correção de um total de 700 redações. Já para os cargos de AGEPEN serão corrigidas 3.000 redações. Dada a importância conferida à redação, um bom desempenho na prova subjetiva será fundamental para uma boa classificação no certame.

Em razão disso, organizamos o presente Curso de Discursivas, com correção de redações individuais.

De acordo com o item 10.1 do edital do concurso do DEPEN, a prova discursiva consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre os seguintes assuntos: sistema de justiça criminal; sistema prisional brasileiro; e políticas públicas de segurança pública e cidadania.

O Curso observará os assuntos exigidos em edital. Analisaremos temas como maioridade penal, justiça restaurativa, precariedade do sistema carcerário brasileiro, “balas perdidas”, ação das milícias, crimes cibernéticos, porte de arma de fogo por agentes penitenciários, desarmamento, a importância da educação, segurança nos presídios, narcotráfico, rebeliões em presídios públicos e atuação do Agente Penitenciário (treinamento e pessoal) e revista íntima.

Já lançamos esse modelo de curso em duas oportunidades – para o cargo de técnico judiciário do TRE/MG (2015) e para o cargo de auditor-fiscal do trabalho do MTE (2013). Em ambas as oportunidades, tivemos a felicidade de, inclusive, acertar o tema da questão da prova. É importante, frisar, entretanto, que nosso objetivo não é acertar a questão da prova, mas lançar orientações de escrita e redação, bem como estudar temas atuais relacionados à área.

Em nossa Aula Inaugural do Curso (já disponível) detalhamos a forma do texto e critérios de correção. De todo modo, vocês podem notar que se trata de um texto de 30 linhas, que será avaliado de acordo com a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa. Ademais, o texto deverá ser produzido em foram de texto dissertativo, com observância da coerência e coesão.

Em face disso, além de tratar dos temas exigidos, vamos a cada aula trazer orientações de escrita e de redação. Essas orientações serão diretas e objetivas. Nossa pretensão não será estudar Língua Portuguesa, mas tratar de técnicas de redação para o DEPEN, segundo o edital recentemente publicado.

Para finalizar, algumas observações pontuais relevantes:

(i) AS MATRÍCULAS PODERÃO SER EFETUADAS ATÉ 11.05 para que possamos atender a todos dentro do cronograma de aulas. Logo se você tiver interesse, matricule-se o quanto antes.

(ii) HAVERÁ A CORREÇÃO INDIVIDUAL DE TRÊS REDAÇÕES. A cada aula serão apresentadas três propostas de redação, dentre as quais uma deverá ser escolhida para envio ao professor. Essa correção é detalhada, com orientações específicas, segundo a necessidade e dúvidas do aluno.

(iii) TEREMOS UM CANAL PARA CONTATO DIRETO E PERMANENTE COM O PROFESSOR. Assim, se você tiver alguma dúvida ao treinar as demais propostas ou analisar a correção poderá entrar diretamente em contato conosco.

Caso tenha se interessado, acesse o link abaixo e consulte nossa aula demonstrativa. Lá o curso está explicado de forma detalhada.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursivas-p-depen-com-correcao-de-3-redacoes-por-aluno-6842/

Aguardo vocês em nossas aulas!

Um forte abraço e bons estudos a todos!

Ricardo Torques

[email protected].

https://www.facebook.com/ricardo.s.torques

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários