Artigo

CPCs Estratégicos: DICAS DE ESTUDO E CURSO NOVO LANÇADO!!

Olá, pessoal! Aqui quem fala é o professor Julio Cardozo, tudo bem? A espera acabou e com muita alegria estamos aqui para lançar o nosso Curso Regular de Pronunciamentos Contábeis, versão 2020, o qual carinhosamente chamamos de CPCs Estratégicos!!!

Como temos uma nova equipe de Contabilidade formada aqui no Estratégia Concursos, já estava na hora de lançamos esse curso.

Além disso, com muita alegria estamos agora contando com a ajuda do Mestre Silvio Sande, um gigante no ensino da Contabilidade para concursos, e que vai deixar esse curso ainda mais completo. Agora somos nós 3: Luciano Rosa, Silvio Sande e Julio Cardozo empenhados a te ajudar a dominar a Contabilidade para concursos e provas. Vai ser TOP!!

A fórmula é a seguinte, pessoal: Livros Eletrônicos (PDFs) + VIDEOS completos e 100% atualizados as últimas mudanças ocorridas na Contabilidade nos últimos anos.

Nem preciso dizer que teremos MUITOS EXERCÍCIOS RESOLVIDOS no material escrito e nos videos gravados pelo professor Silvio Sande!! Vamos cercar esses assuntos de todas as maneiras possíveis! Junto com a gente você vai aprender!!!!

Ademais, o curso contará ainda com outras ferramentas de estudos que serão produzidas ao longo das aulas, como: RESUMOS + MAPAS MENTAIS + SLIDES DAS AULAS EM VÍDEO + CADERNOS DO SISTEMA DE QUESTÕES.

Será um curso de alto nível, galera, confiram a nossa programação aqui:

https://bit.ly/CPCSESTRATEGICOS

NÃO DEIXE DE ESTUDAR CPCs PARA CONCURSOS

Amigos, os Pronunciamentos Técnicos têm se destacado em provas. Quando começaram a serem cobrados, eram restritos a certames que exigiam a disciplina de Contabilidade Avançada. Hoje em dia, isso mudou radicalmente e há cobrança de CPCs em provas de Contabilidade Básica, Geral, Avançada e, até mesmo, em editais que não exigem explicitamente esse conteúdo.

Por seu turno, destacamos que o nível e modo de cobrança, os pronunciamentos exigidos variam de acordo com o cargo, banca, mas é praticamente impossível encontrar uma prova de Contabilidade para concursos que não haja cobrança de CPCs.

Quais CPCs São Considerados Mais Importantes Para Concursos?

Atualmente, temos 47 Pronunciamentos Técnicos (CPCs) emitidos, além de Orientações e Interpretações Técnicas.  Os temas são diversos e se fôssemos estudar diretamente todo esse conteúdo, teríamos mais de 3000 páginas que deveríamos examinar.  Por esse motivo, temos que estudar com eficiência, pensando na relação custo-benefício de cada conteúdo, visto que a quantidade de assuntos que precisam ser aprendidos é imensa.

Aqui fica uma dica:

NÃO ESTUDE TODOS OS CPCs

Separamos para vocês a lista de CPCs mais importantes para provas, vejam:

  • CPC  00 (R2) – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:
  • CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos
  • CPC 02 – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis  
  • CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa        
  • CPC 04 – Ativo Intangível        
  • CPC 06 – Arrendamentos
  • CPC 07 – Subvenção e Assistência Governamentais
  • CPC 08 – Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários
  • CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
  • CPC 12 – Ajuste a Valor Presente
  • CPC 15 – Combinação de Negócios  
  • CPC 16 – Estoques        
  • CPC 18 – Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto       
  • CPC 20 – Custos de Empréstimos               
  • CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erros          
  • CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
  • CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis   
  • CPC 27 – Ativo Imobilizado     
  • CPC 28 – Propriedade para Investimento
  • CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola
  • CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada    
  • CPC 36 – Demonstrações Consolidadas
  • CPC 46 – Mensuração ao Valor Justo
  • CPC 47 – Receita de Contratos com Clientes
  • CPC 48 – Instrumentos Financeiros

Percebam que ainda é muita coisa para estudar, mas agora saberemos como estudar esses assuntos.

Como Estudar CPCs Para provas?

Para quem não sabe, todos os CPCs estão disponíveis para download na página do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ou seja, é só ir lá baixar tudo e começar a leitura, não é mesmo? NÃO MESMO!

Amigos, não podemos iniciar o estudo dos CPCs lendo diretamente os pronunciamentos. Alguns são extensos demais, algumas traduções deixam um pouco a desejar e a leitura não é de simples compreensão.

Ademais, grande parte dos CPCs representam conteúdos que não são relevantes PARA CONCURSOS PÚBLICOS.

Nesse ponto, gostaríamos de oferecer a nossa ajuda! Preparamos o Curso Regular somente sobre CPCs para concursos, mas também é muito útil para estudantes de Contabilidade (Graduação e Pós-Graduação) e profissionais da área contábil, pois o conhecimento das normas IFRS pode ser um grande diferencial na sua carreira.

A próxima dica é a seguinte:

NÃO INICIE O ESTUDO DOS CPCs PARA CONCURSOS PELA NORMA “SECA”

A importância da Matemática Financeira

Amigos, alguns tópicos da Matemática Financeira são de vital importância para entendimento de alguns CPCs para provas, e, por consequência, para resolução de questões.

Em pronunciamentos como o CPC 01, CPC 06, CPC 08, CPC 12, CPC 48, você precisará ter o domínio dos seguintes conteúdos estudados em Matemática Financeira:

  • Cálculo de Valor Presente e Valor Futuro;
  • Taxa Interna de Retorno (TIR);
  • Taxas Nominal e Efetiva de Juros;
  • Valor presente de séries de pagamento;

Um dos CPCs que tem sido bastante cobrado em provas é o CPC 08 – Custos de Transação, especialmente para a banca FCC. Para resolução de questões sobre o tema, é fundamental que saibamos a diferença entre a taxa nominal e efetiva de juros em operações de empréstimos, além da apropriação periódica de juros.

Ressaltamos que sempre respondemos dúvidas de alunos que têm dificuldades de entender algumas contabilizações e lançamentos apresentados nos CPCs por não entenderem os conceitos da Matemática Financeira, então a proxima dica é a seguinte:

ESTUDE MATEMÁTICA FINANCEIRA!

Contabilização Inicial E Subsequente De Elementos das Demonstrações Contábeis

Esse é um tema chave e sempre está entre os assuntos mais cobrados, porque temos CPCs que falam de Estoques, Ativo Imobilizado, Ativo Intangível, Ativo Não Circulante Mantido para venda, Arrendamentos, Empréstimos e Financiamentos, isto é, os mais diversos elementos das demonstrações contábeis.

Porém, há uma preocupação dos pronunciamentos sobre como cada um desses elementos será registrado nas demonstrações contábeis:

Como o estoque deve ser contabilizado? O que é deve ser adicionado ao seu custo? Haverá variações no futuro?

Como é feita a contabilização de um Ativo Imobilizado?  O que é deve ser adicionado ao seu custo? Haverá variações no futuro?(Percebam que há os questionamentos se repetem e assim ocorre para outros assuntos!)

Como é o reconhecimento inicial de um empréstimo? E de um Ativo Intangível? Quais gastos devem ser tratados como despesas? Quais devem ser ativados?

Seu aprendizado sobre CPCs para provas irá melhorar, sem dúvidas, se você der atenção especial à contabilização e reconhecimentos de elementos patrimoniais, o que nos leva à próxima dica:

ESTUDE AS CONTABILIZAÇÕES DOS ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APRESENTADAS NOS CPCs

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS!

Como qualquer tema que deva ser bem estudado, a resolução de exercícios é fundamental para o aprendizado dos CPCs para provas. O aluno que leva a sério seus estudos e que realmente está na briga por uma vaga, já sabe disso. Precisamos conhecer o estilo de cobrança da nossa banca e treinar muito! Começando como exercícios de fixação, para fortalecer os conceitos iniciais, e aumentando gradativamente o grau de complexidade, até chegarmos àquelas questões nível NASA, como por exemplo, algumas apresentadas pela FGV, que, em nossa minha humilde opinião, é a banca que apresenta as questões mais complexas sobre CPCs para concursos.

Mas nada que com muito treinamento e dedicação, não consigamos superar. Também queremos destacar que algumas questões são “MULTI-CPC”, isto é, há cobrança de mais de um pronunciamento em uma mesma questão. E tenho certeza que essa será uma tendência, meus amigos: uma única questão abordando Valor Recuperável e Custo de Imobilizado, Políticas Contábeis e Arrendamentos, por ai vai! As possibilidades são muitas

Assim, chegamos à sexta dica:

RESOLVA MUITOS EXERCÍCIOS!

Não devemos focar apenas na quantidade, mas na qualidade dos exercícios, ok?

=

Nossa equipe quer te ajudar!

Amigos, sem demagogia, encarar esses pronunciamentos sem ajuda é perda de tempo e nossa equipe pode te apoiar.

Por isso que lançamos esse curso para vocês: CPCs Estratégicos que será um grande diferencial na sua preparação

São mais de 25 aulas tratando especificamente dos pronunciamentos mais importantes para provas, com exemplos de contabilizações, questões atualizadas de diversas bancas, explicações detalhadas dos principais pontos dos CPCs mais importantes. Inclusive, já temos questões “MULTI-CPCs” no nosso curso, isto é, aquelas questões que combinam a cobrança de CPCs. Além disso, temos também muitos Mapas Mentais, Esquemas, Resumos, Slides, Vídeos que vão te ajudar muito na retenção e revisão dos conteúdos.

Vejam algumas avaliações dos nossos alunos:

  • “Material de excelente qualidade, bem didático. ”
  • “Parabéns ao grupo de professores pelo trabalho rico em detalhes importantes, preparado com visão de provas, bastante didático e ilustrativo. “
  • “CURSO FANTASTICO. ESTÃO DE PARABÉNS.

Inclusive, se você for estudante ou profissional da área contábil esse curso também será muito bom para os seus estudos.

No lançamento do curso já temos muito conteúdo lançado e nos próximos dias mais conteúdos serão disponibilizados para que vocês sempre tenham material de estudo à disposição!

BAIXEM AQUI A AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E AGUARDAMOS VOCÊS NESSA JORNADA: https://bit.ly/CPCSESTRATEGICOS

Um forte abraço e estamos à disposição de vocês! Prof. Julio Cardozo @profjuliocardozo

Canal do Telegram: https://t.me/professorjuliocardozo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Com certeza, e te garanto que muitos desses CPCs não serão vistos com tanta profundidade na sua graduação! Bons estudos.
    Júlio Cardozo em 15/11/20 às 22:15
  • Qual o valor do investimento? e forma de pagamento?
    SULAMITA OLBRISCH em 24/10/20 às 18:00
  • Gostaria de saber se este curso também pode ser utilizado durante a graduação como material auxiliar no aprendizado?
    Helton em 01/09/20 às 15:31
  • Com certeza será um curso top!!!
    Marcos em 22/06/20 às 19:08