CPCs: pronunciamentos contábeis esquematizados, resumidos e anotados
Concursos Públicos

CPCs: pronunciamentos contábeis esquematizados, resumidos e anotados

PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPCs) ESQUEMATIZADOS, RESUMIDOS E ANOTADOS

[Artigo atualizado em 18/10/2018]

Prezados,

é com enorme satisfação que elaboramos um resumão dos principais Pronunciamentos Contábeis (CPCs) que são explorados em provas de concursos.

No início da minha jornada de concurseiro estudar os aspectos mais complexos da Contabilidade não foi fácil, apesar da formação na área. Aí eu imagino para a grande maioria que não possui formação e que precisa estudar Contabilidade em alto nível para enfrentar as questões de prova.

Na época não existia todo o volume de informação a que temos acesso hoje… estudar para concursos era diferente e envolvia um desgaste maior, pois não havia uma produção mais “mastigada”, dicas em redes sociais (aliás, não existia Facebook e Instagram rsrsrs)… o que tínhamos eram os fóruns, verdadeiros pontos de encontro dos concurseiros na internet, onde rolava comentários de questões, debates e depoimentos da jornada rumo à aprovação.

Ao longo da minha jornada a situação foi evoluindo, surgiram os famosos “pdfs” que revolucionaram o estudo para concursos, além da expansão das informações relacionadas a concursos.

Porém, paralelamente a essa evolução, com o surgimento dos famigerados Pronunciamentos Contábeis (CPCs) e a consequente exigência em provas cada vez mais complexas e detalhadas, houve um momento em que não tínhamos livros, pdfs, enfim… materiais que auxiliassem no estudo específico dos CPCs… era angustiante (e ainda é) estudar os CPCs pela leitura seca, pois em muitos casos temos detalhes técnicos de difícil visualização prática no contexto das entidades… são infinitos tópicos aplicáveis a um número reduzido de entidades e situações concretas em nosso país, fruto da tradução livre das normas internacionais.

Foi nesse período que comecei a elaborar meus próprios resumos, mapas mentais, “anotações de bancas” (questões interessantes que colava em um documento word e virava uma espécie de resumo). Essa produção como método de estudo foi utilizada no contexto de diversas disciplinas, mas as que mais me motivavam eram AFO, Contabilidade Pública e os instigantes CPCs. Nessa época de concurseiro tinha uma vontade de produzir algo mais robusto nessas disciplinas que pudesse impactar mais pessoas… via no material que produzia qualidade suficiente para agregar valor na preparação das pessoas… enfim, deixei arquivado esses materiais e pensei que se surgisse alguma oportunidade poderia tocar a frente esse projeto.

Bem… após o êxito na jornada com a aprovação em alguns concursos de alto nível era o momento de mostrar trabalho no setor público, afinal tinha estudado para isso! Em 2012 assumi na Controladoria-Geral da União (CGU) e estava vibrando (fui o primeiro da fila a assinar “a papelada do RH” rsrsrs)… sentia que estava no meio de pessoas qualificadas e que as oportunidades em Brasília era questão de tempo, bastaria trabalhar em alto nível. E foi o que fiz… todos os dias!

Eis que em 2014 surgiu a oportunidade de poder contribuir na preparação de centenas de alunos ao ser convidado a compor a equipe de professores do Estratégia Concursos, inicialmente na disciplina de Contabilidade Geral… algo inesperado, na época, mas, que fez reascender a chama da elaboração de materiais, agora de uso coletivo… lembro que a produção de conteúdos foi insana no início (e ainda é até hoje rsrs) e ao final de alguns meses tinha escrito todo um curso de Contabilidade Geral, com alguns tópicos específicos de alguns CPCs. Mas, foi no início de 2016… lembro como se fosse hoje (afinal não faz muito tempo rsrsrs)… era 4 de janeiro de 2016 e com a energia renovada após uma virada de ano e alguns dias de descanso rascunhei um projeto, o qual denominei de “Detonando os CPCs”… leia o artigo original logo abaixo.

A ideia do Projeto (que está em elaboração até hoje!) era disponibilizar material gratuito de qualidade no blog e paralelamente escrever um curso do absoluto zero utilizando a metodologia citada no artigo.

Bem… hoje quase três anos após o início do projeto, venho escrever mais uma página nessa história ao disponibilizar gratuitamente para você um pouco do que foi produzido nesse período, algumas páginas das centenas escritas nesse projeto… o resumo de todas as aulas até hoje produzidas!

Me sinto realizado em poder compartilhar com você um pouco do nosso trabalho e espero que seja muito útil na sua jornada de estudos!

Caso queira se aprofundar no estudo dos Pronunciamentos Contábeis, participar do seleto “clube de detonadores de CPCs”, você é meu convidado a conhecer o nosso curso DETONANDO OS CPCs 2.0, no qual abordamos com os devidos detalhes todos os Pronunciamentos previstos neste resumo e mais alguns que ainda serão elaborados. Neste curso você terá disponível toda a teoria necessária abordada em livros digitais (pdfs), centenas de questões comentadas, acesso a fórum de dúvidas e videoaulas, enfim acesso à metodologia vencedora do Estratégia Concursos.  Possivelmente seja o curso mais completo do mercado sobre os Pronunciamentos Contábeis. Confira!

Quero detonar! http://bit.ly/detonando-CPCs

Cadastre-se aqui para ter acesso ao resumão e receber notificações sobre aulas gratuitas sobre os Pronunciamentos Contábeis: QUERO O RESUMO CPCs!

Bons estudos!

Possati

[email protected]

Curta a nossa página: www.facebook.com.br/profgilmarpossati

 Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando

Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

 

[Publicação Original em 04/01/2016]

Olá meus amigos e amigas, no artigo de hoje iniciarei a primeira parte de um projeto ousado que a muito tempo, ainda como concurseiro, tive a ideia e agora, com a virada do ano e com as energias revigoradas, conseguimos pôr em prática. Trata-se de uma série de artigos em que vamos estudar de maneira esquematizada, resumida e anotada pelas bancas os principais Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPCs) exigidos em provas de concursos. Batizei o projeto de “Detonando os CPCs”, pois resume a nossa missão: detonar as questões de Contabilidade que exijam conhecimentos dos Pronunciamentos Técnicos, os famigerados Pronunciamentos Contábeis (CPCs).

Você que vem se preparando a mais tempo para concursos, ou você que está iniciando a sua jornada rumo à aprovação, terá um arsenal de materiais gratuitos e de qualidade. Trata-se do pontapé inicial para desmitificar de uma vez por todas os Pronunciamentos Contábeis (CPCs).

Nesse primeiro artigo vamos detonar o CPC 00 – Estrutura Conceitual. Trata-se de um dos Pronunciamentos Contábeis mais exigidos em concursos. Logo, não podemos jamais ir para uma prova de Contabilidade Geral sem saber alguns detalhes desse importante Pronunciamento.

Infográfico CPC 01 >> INFOGRÁFICO – CPC 01

Curso Completo: Curso DETONANDO OS CPCs

Baixe GRATUITAMENTE todas as leis esquematizadas produzidas pela equipe de professores do Estratégia Concursos=> clique aqui

Em breve mais Pronunciamentos Contábeis (CPCs) esquematizados, resumidos e anotados!

Bons estudos!

Gilmar Possati

Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades:  www.facebook.com.br/profgilmarpossati

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando

Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

Acesse nossos cursos disponíveis aqui.

Grupo de Estudos no facebook: DETONANDO CONTABILIDADE

Posts Relacionados

Gilmar Possati

Gilmar Possati

 É Auditor Federal de Finanças e Cntrole da Controladoria-Geral da União (CGU). Pós-graduado em Auditoria Financeira pela UnB/TCU (2014). Pós-graduado em Finanças Públicas - ênfase em Administração Financeira e Orçamentária pela ESAF (2012). Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela EsFCEx (2009). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Aprovado em 1º lugar para o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - área organizacional - Contador (2012) e em 2º lugar para Oficial do Exército - Ciências Contábeis (2009). Foi aprovado, ainda, para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU em 2012 e para Auditor Público Externo (área Contábil) do TCE-RS em 2014.  

Veja os comentários:

Comentarios Fechados!

Vídeos Relacionados