Artigo

Correção Prova TRT 1ª Região – RJ – Enfermagem (gabarito preliminar)

De acordo com o Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações, publicado pelo Ministério da Saúde em 2017, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Os imunobiológicos compreendem soros, vacinas e imunoglobulinas.
(B) Os imunobiológicos são produtos termolábeis e fotossensíveis.
(C) Cadeia de frio é o processo logístico da Rede de Frio para conservação dos imunobiológicos, desde o laboratório produtor até o usuário, incluindo as etapas de recebimento, armazenamento, distribuição e transporte.
(D) Os imunobiológicos requerem condições de armazenamento segundo suas respectivas composições e formas farmacêuticas (liofilizadas ou líquidas).
(E) Soro anticrotálico e soro antilonômico são imunoglobulinas disponibilizadas pelo Programa.
Resposta
a) CERTA.
b) CERTA.
c) CERTA.
d) CERTA.
e) ERRADA. Conforme o Manual, ambos os soros não estão classificados como imunoglobulinas, veja:

Atenção: Os anticorpos de origem humana (imunoglobulinas homólogas) são normalmente denominados imunoglobulinas. Os anticorpos de origem animal (imunoglobulinas heterólogas) são usualmente chamados de soros.

======================================================
Adulto, 35 anos, sexo masculino e trabalhador do campo agroindustrial, procurou atendimento, após intoxicação ocupacional, apresentando: diarreia, náusea, vômito, dor abdominal, salivação e sudorese excessivas, visão borrada, dificuldade respiratória, dor de cabeça e fasciculações musculares. Esses são sinais e sintomas característicos de:
(A) intoxicação aguda por inseticida carbamato.
(B) intoxicação aguda por álcool.
(C) intoxicação por picada de serpente.
(D) intoxicação aguda por soda cáustica.
(E) intoxicação por picada de escorpião.
Resposta
Dica: o enunciado diz que trabalha na área agroindustrial, logo, grande chance da questão abordar o contato com inseticidas. Além disso, está mencionado que é intoxicação ocupacional, reduzindo as opções de alternativas.
a) CERTA. A inalação de vapores de Organofosforados e Carbamatos podem causar sintomas em poucos minutos, tais como sudorese intensa e miofasciculações localizadas no membro afetado; visão borrada e miose do olho exposto; ou sibilância e tosse no caso de exposição pulmonar de pequenas quantidades.
Obs: miofasciculações: é uma contração muscular pequena, local, momentânea e involuntária que pode ser visível sob a pele.
b) ERRADA. A intoxicação aguda por álcool, ou a famosa ressaca, pode causar sintomas como dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrintestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade, e irritabilidade, etc.
c) ERRADA. Não é intoxicação ocupacional, mas vejamos. A picada de cobra pode causar sintomatologia diversa, dependendo do gênero. Ex. Bothrops (jararaca): veneno tem ação proteolítica, coagulante, vasculotóxica. Os sintoma são dor, edema, calor e rubor imediatos e no local da picada; aumento do tempo de coagulação(TC), bolhas, necrose, hemorragias, oligúria e anúria, etc. Se estivermos falando das Crotalus (cascavel), o veneno causa intensa mialgia, diplopia, anisocoria, urina cor de “água de carne”, dentre outros.
d) ERRADA. Os álcalis, além da ação química irritante direta sobre os tecidos, também provocam destruição decorrente da alta temperatura das reações químicas exotérmicas ao reagir com os produtos essenciais das células (água, proteínas e lipídios) chegando a atingir até 100 graus centígrados. a ingestão de cáusticos líquidos, há menor comprometimento oral ou de faringe, pois, com o espasmo esofágico em nível de cricofaríngeo, há progressão da substância até o estômago.
e) ERRADA. Não é intoxicação ocupacional. No entanto, mas os sintomas mais frequentes por picadas de escorpião são dor, alterações sistêmicas como hiper ou hipotensão arterial, arritmias cardíacas, tremores, agitação psicomotora, arritmias respiratórias, vômitos e diarreia.

======================================================
Assinale a alternativa que apresenta fármacos utilizados no tratamento de infecções virais.
(A) Etambutol e imipeném.
(B) Cefalotina e Dapsona.
(C) Nitrofurantoína e Etionamida.
(D) Didanosina e Lamivudina.
(E) Cloranfenicol e Clofazimina.
Resposta
Dica: Para infecções virais, não se utilizam antibióticos.
a) ERRADA. Ambos antibióticos.
b) ERRADA. Ambos antibióticos.
c) ERRADA. Ambos antibióticos
d) CERTA. Ambos antirretrovirais.
e) ERRADA. Ambos antibióticos.

======================================================
De acordo com a Resolução COFEN no 0567/2018, assinale a alternativa que corresponde à regulamentação da atuação do técnico de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas.
(A) Executar o desbridamento autolítico, instrumental, mecânico e enzimático.
(B) Informar à pessoa quanto aos procedimentos realizados e aos cuidados com a ferida, enquanto componente da equipe de enfermagem.
(C) Realizar a terapia de compressão elástica e inelástica de alta e baixa compressão, de
acordo com o diagnóstico médico (úlcera venosa ou mista e linfedemas).
(D) Prescrever cuidados de enfermagem às pessoas com feridas, observadas as disposições legais da profissão.
(E) Solicitar exames laboratoriais e radiografias inerentes ao processo do cuidado, estabelecidos em protocolos institucionais às pessoas com feridas.
Resposta
Conforme a COFEN 567/18:
a) ERRADA. Atuação do Enfermeiro
b) CERTA.
c) ERRADA. Atuação do Enfermeiro.
d) ERRADA. Atuação do Enfermeiro.
e) ERRADA. Atuação do Enfermeiro.

======================================================
Em relação à Normatização da Atuação da Equipe de Enfermagem no procedimento de Aspiração de Vias Aéreas, assinale a alternativa correta.
(A) Os pacientes graves, submetidos à intubação orotraqueal ou traqueostomia, em atendimento domiciliar, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional enfermeiro, desde que avaliado e prescrito exclusivamente pelo médico.
(B) Os pacientes graves, submetidos à intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi-intensiva ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional enfermeiro.
(C) Os pacientes em unidades de repouso/observação, unidades de internação e em atendimento domiciliar, considerados não graves, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional enfermeiro.
(D) Os pacientes em unidades de repouso/observação, unidades de internação e em atendimento domiciliar, considerados não graves, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional técnico de enfermagem, desde que avaliado e prescrito exclusivamente pelo médico.
(E) Os pacientes crônicos, em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva em ambiente hospitalar, de forma ambulatorial ou atendimento domiciliar, poderão ter suas vias aéreas aspiradas pelo profissional auxiliar de enfermagem, desde que devidamente avaliado e prescrito pelo enfermeiro como parte integrante do processo de enfermagem.
Resposta
Conforme COFEN 447/17:
a) ERRADA. Art. 2º Os pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi intensivas ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional Enfermeiro, conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. O ENFERMEIRO também pode prescrever este procedimento.
b) CERTA.
c) ERRADA. Art. 5º Os pacientes crônicos, em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva em ambiente hospitalar, de forma ambulatorial ou atendimento domiciliar, poderão ter suas vias aéreas aspirada pelo Técnico de Enfermagem, desde que devidamente avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem.
c) ERRADA. Art. 4º Os pacientes em unidades de repouso/observação, unidades de internação e em atendimento domiciliar, considerados não graves, poderão ter esse procedimento realizado por Técnico de Enfermagem, desde que avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem. O enfermeiro pode prescrever o procedimento.
d) ERRADA. Mesmo artigo da anterior. Não é “privativamente” pelo médico e o enfermeiro também pode ser o profissional prescritor.
e) ERRADA. Artigo 5º, conforme acima. O auxiliar de enfermagem não está autorizado a realizar esse procedimento.

======================================================
Jovem de 23 anos apresenta, com início abrupto: febre alta e pulso lento (sinal de Faget), calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômitos, durando cerca de três dias, após os quais se observa remissão da febre e melhora dos sintomas por algumas horas, com posterior evolução para aumento da febre, diarreia e reaparecimento de vômitos com aspecto de borra de café e instalação de insuficiência hepática e renal. Surgem também: icterícia, manifestações hemorrágicas, oligúria, albuminúria e prostração intensa. Os sinais e sintomas descritos correspondem a um quadro típico de:
(A) doença de Lyme.
(B) tétano.
(C) hanseníase.
(D) raiva.
(E) febre amarela.
Resposta
a) ERRADA. É uma doença causada pela bactéria espiroqueta Borrelia burgdorferitransmitida geralmente pela picada do carrapato/carraça, da espécie Ixodes ricinus infectado. O local em que o carrapato morde é onde as bactérias entram através da pele. Na fase aguda, pode surgir sintomas compatíveis à influenza, tais como febre baixa, calafrios, mialgia, artralgia, cefaleia, adenomegalia e elevação transitória de enzimas hepáticas, bem como aparecer novas lesões menos expansivas e disseminadas, conhecidas como eritema anular secundário. O estágio secundário surge dias ou meses após o contágio inicial e caracteriza-se pelo aparecimento de complicações articulares, neurológicas e cardíacas.
b) ERRADA. . Os sintomas do tétano incluem rigidez muscular, principalmente em região cervical, dificuldade para abrir a boca (trismo), deglutir e riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face.
c) ERRADA. Os sintomas da hanseníase englobam manchas na pele de cor parda, esbranquiçadas ou eritematosas, com alteração de sensibilidade e temperatura; acometimento dos nervos periféricos com parestesias difusas, surgimento de nódulos na região de orelhas, mãos e cotovelos
d) ERRADA. Os sintomas da raiva são graves. Podem causar desorientação, confusão mental, alucinações, salivação excessiva, paralisia motora e espasmos musculares.
e) CERTA. O quadro clínico clássico caracteriza-se pelo surgimento súbito de febre alta, geralmente contínua, cefaleia intensa e duradoura, inapetência, náuseas e mialgia. O sinal de Faget (bradicardia acompanhando febre alta) pode ou não estar presente. Nas formas leves e moderadas os sintomas duram cerca de dois a quatro dias e são aliviados com o uso de sintomáticos, antitérmicos e analgésicos. Se evoluir, a febre amarela se caracteriza pelo aumento da febre, diarreia e reaparecimento de vômitos com aspecto de borra de café, instalação de insuficiência hepática e renal.

======================================================
Adulto de 43 anos apresenta poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso. Os sinais e sintomas são característicos de
(A) hipertireoidismo.
(B) doença pulmonar obstrutiva crônica.
(C) insuficiência renal aguda.
(D) hipertensão arterial sistêmica.
(E) diabetes mellitus.
Resposta
Os sintomas do enunciado são os 4 sintomas clássicos do DIABETES, descritos na alternativa E.

======================================================
Adulto de 25 anos, sem registro no prontuário de verificação da pressão arterial, ao se realizar a verificação de sua pressão arterial, como forma de rastreamento de hipertensão arterial sistêmica, foi identificado valor pressórico de 110/70 mm/Hg. Diante do exposto, recomenda-se que a aferição da pressão arterial desse adulto seja verificada novamente em um período de
(A) doze meses.
(B) seis meses.
(C) dois anos.
(D) quatro anos.
(E) três anos.
Resposta
Conforme o Caderno de Atenção Básica de Hipertensão, a pessoa com PA ótima, menor que 120/80mmHg deverá verificar novamente a PA em até dois anos.

======================================================
Adulto de 25 anos, com quadro psicótico, relata que os seus pensamentos foram removidos por uma força externa e que pensamentos estranhos foram colocados na sua mente. A alteração descrita é definida como
(A) delírio.
(B) alucinação.
(C) ansiedade.
(D) desorganização do discurso.
(E) neologismo.
Resposta
Delírios são sintomas psicóticos de pensamento, mais precisamente definidos como distúrbios do conteúdo de pensamento. São crenças, verossímeis ou não, que apesar de se basearem em evidências ambíguas, ou até mesmo bizarras, são mantidas pela pessoa com uma convicção que não é compartilhada pelos seus próximos.
As alucinações, que por vezes estão na raiz dos delírios, são alterações da sensopercepção do real, vividas como reais pela pessoa.
Na esquizofrenia, os delírios que expressam uma perda de controle sobre mente ou corpo são considerados bizarros. Dentre estes está a crença de que seus pensamentos foram tirados por alguma força externa e que pensamentos estranhos foram colocados em sua mente, como na letra A.

======================================================
Adulto de 55 anos apresenta queimaduras, por etanol, de primeiro, segundo e terceiro grau em 60% da região corpórea decorrentes de explosão em ambiente aberto. Em relação à profundidade das queimaduras, é correto afirmar que:
(A) a queimadura de segundo grau (espessura superficial) afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias.
(B) a queimadura de segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda) afeta a epiderme e parte da derme, formando bolhas ou flictenas. Na espessura superficial, a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
(C) a queimadura de primeiro grau (espessura total) afeta a epiderme, a derme e as estruturas profundas. Nesse tipo de queimadura, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida. É indolor.
(D) a queimadura de terceiro grau (espessura superficial) reepiteliza entre 10 e 15 dias, apresentando vermelhidão, dor, edema e descamando em 7 a 21 dias.
(E) a queimadura de primeiro grau (espessura total) é indolor, não reepiteliza e necessita de enxertia de pele.
Resposta
A) ERRADA. Essa é a queimadura de primeiro grau
B) CERTA.
C) ERRADA. Afeta apenas a epiderme
d) ERADA. As queimaduras de terceiro grau são profundas e acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas.
e) ERRADA. A queimadura de primeiro grau afeta somente a epiderme, não tem bolha, é dolorosa e não necessita de enxerto.

======================================================
São considerados sinais e sintomas de infecção em queimadura, EXCETO
(A) descolamento precoce da escara seca e transformação em escara úmida.
(B) vasculite no interior da lesão (pontos avermelhados).
(C) celulite ao redor da lesão.
(D) crescimento de tecido de granulação.
(E) edema de bordas das feridas ou do segmento corpóreo afetado.
Resposta
São características presentes em queimaduras infectadas:
Mudança da coloração da lesão.
Edema de bordas das feridas
Aprofundamento das lesões.
Mudança do odor
Separação rápida da escara, escara úmida.
Coloração hemorrágica sob a escara.
Celulite ao redor da lesão.
Vasculite no interior da lesão (pontos vermelhos).
Aumento ou modificação da queixa dolorosa
O crescimento do tecido de granulação é favorável a epitelização, logo, não está em pleno crescimento em momento de infecção ativa. Alternativa: D.

======================================================
Em relação à Resolução COFEN no 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a Implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, assinale a alternativa correta.
(A) O diagnóstico de Enfermagem configura-se como um processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
(B) O Processo de Enfermagem organiza-se em seis etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: Exame Físico, Anotação de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Observação da Prescrição Médica, Implementação e Avaliação de Enfermagem.
(C) O Planejamento de Enfermagem consiste na determinação dos resultados que se espera
alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.
(D) A Anotação de Enfermagem é a realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
(E) A implementação configura-se como um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.
Resposta
ERRADA. Coleta de dados de Enfermagem e não diagnóstico.
ERRADA. 5 etapas: coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.
CERTA.
ERRADA. Isso é implementação.
ERRADA. Isso é avaliação.

======================================================
Em relação à Portaria do Ministério da Saúde no 204/2016 que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, assinale a alternativa correta.
(A) Configura-se como epizootia qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, exceto as lesões autoprovocadas.
(B) A ficha de evento de saúde pública é a comunicação obrigatória encaminhada à autoridade de saúde. É realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.
(C) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 72 (setenta e duas) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
(D) Estão entre as doenças ou agravos presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória: acidente de trabalho com exposição a material biológico, acidente por animal peçonhento, doença de chagas aguda, violência sexual e tentativa de suicídio.
(E) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 7 (sete) dias desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
Resposta
a) ERRADA. Essa é a definição de agravo. Epizootia significa doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.
b) ERRADA. Essa é a definição da “Notificação compulsória”.
c) ERRADA. Em até 24h.
d) CERTA.
e) ERRADA. Em até 24h.

======================================================
De acordo com as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.
( ) Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.
( ) O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos.
( ) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória, com emissão de documento de liberação para o trabalho.
( ) Vacinação é o processo que visa à obtenção de imunidade passiva de um organismo. A imunidade passiva é a proteção conferida pela estimulação antigênica do sistema imunológico com o desenvolvimento de uma resposta humoral (produção de anticorpos) e celular.
(A) V – V – F – V – F.
(B) V – V – F – F – V.
(C) F – F – V – V – V.
(D) V – F – V – F – V.
(E) F – V – F – F – F.
Resposta
( ) V
( ) V
( ) F. O uso de luvas NUNCA substitui a lavagem das mãos. (Como essa alternativa cai!)
( ) V
( ) F. Vacinação é imunidade ativa.

======================================================
O Programa Nacional de Imunizações conta com a Rede de Frio. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
(A) A estrutura da Rede de Frio organiza-se em três instâncias, com fluxos de armazenamento e distribuição, sendo elas: Federal, Nacional e Municipal.
(B) A Instância Federal, nas unidades federadas, incorpora as Centrais Federais de Rede de Frio (CFRFs), subordinadas às Secretarias Federais de Saúde, ocupando posição estratégica para distribuição.
(C) A Instância Estadual organiza-se em 47 centrais estaduais de armazenamento e distribuição de imunobiológicos, geralmente localizadas nas regionais de saúde das unidades federadas do Brasil e sob responsabilidade técnico-administrativa das coordenações estaduais de imunizações e das secretarias municipais de saúde.
(D) Na Instância Estadual, as Centrais de Rede de Frio realizam armazenamento e distribuição, com câmaras frias positivas (+2oC a +8oC) e negativas (-25oC a -15oC), a depender da demanda.
(E) É a Instância Estadual que ocupa posição estratégica na Rede de Frio, uma vez que concretiza a Política Nacional de Imunizações por meio da administração de imunobiológicos de forma segura na atenção básica ou assistência, estando em contato direto com o usuário final da cadeia de frio.
Resposta
a) ERRADO. As instâncias são: Nacional, Estadual, Regional, Municipal e Local.
b) ERRADO. A Instância Regional, nas unidades federadas que assim se organizam, incorpora as Centrais Regionais de Rede de Frio (CRRFs), subordinadas, via de regra, às Secretarias Estaduais de Saúde, ocupam posição estratégica para distribuição.
c) ERRADO. São 27 centrais.
d) CERTO.
e) ERRADO. A posição estratégica fica com a Instância Regional.

======================================================
Os cuidados de higiene adequados ao paciente requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, cabelo, olhos e outros segmentos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
(A) A pele é constituída de duas camadas primárias: a epiderme e a derme. Logo abaixo da pele, encontra-se o tecido subcutâneo que compartilha algumas funções de proteção da pele.
(B) Uma unha normal saudável é opaca, apresenta ondulações e convexa, com um leito ungueal esbranquiçado e ponta rosada translúcida.
(C) O fio do cabelo, propriamente dito, tem vida, e fatores fisiológicos o afetam diretamente.
(D) O crescimento, a distribuição e o padrão do cabelo não indicam o estado de saúde geral de um indivíduo.
(E) A córnea é a porção colorida do olho que se localiza atrás da pupila. Olhando lateralmente, parece um cristal de relógio de pulso. Normalmente é opaca e áspera em adultos jovens.
Resposta
CERTA.
ERRADA. Não precisa nem de teoria para saber que está errada!
ERRADA. O bulbo capilar é irrigado por vasos sanguíneos e é nutrido pelos aminoácidos e vitaminas. Vida própria não é o melhor termo.
ERRADA. Esses fatores mencionados podem refletir o estado geral de saúde.
ERRADA. A íris é a porção colorida do olho. Nem precisa mais ler!

======================================================
Os agentes de doenças infecciosas humanas pertencem a cinco principais grupos de organismos: bactérias, fungos, protozoários, helmintos e vírus. As bactérias de diferentes colorações apresentam graus diferentes de virulência. Em relação às bactérias, assinale a alternativa correta.
(A) As bactérias Gram-negativas são constituídas por uma endotoxina denominada LPS (lipopolissacarídeo), que é causadora da patogenicidade.
(B) As bactérias Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.
(C) Neisseria meningitidis pode causar meningite em associação a outras infecções como conjuntivite, artrite, sinusite e pneumonia.
(D) A maioria das enterobactérias é encontrada no trato gastrointestinal de humanos, no
reino animal, na água, solo e vegetais.
(E) A Neisseria gonorrhoeae é considerada patogênica, de transmissão oral fecal, e é
indicativa de tratamento.
Resposta
a) CERTA.
b) CERTA
c) CERTA (conforme gabarito)
d) CERTA
e) ERRADA devido ao termo “oral fecal”.
Essa questão pede a correta, mas o gabarito não condiz com a proposta do enunciado.
Julgo passível de recurso/anulação.
Caso encontrem referência que concordem com o gabarito, me enviem. Vamos discutir a respeito!

======================================================
Sobre a Giardia lamblia, é correto afirmar que
(A) a prevenção envolve o uso de preservativos durante a relação sexual.
(B) os achados clínicos geralmente são: fezes endurecidas sanguinolenta com mau cheiro, aumento do peso e cólicas abdominais que duram poucos dias.
(C) a infecção ocorre no esôfago, fixa-se e invade a mucosa, penetrando na corrente sanguínea.
(D) a inflamação ocorre no estômago, ocasionando melhor absorção de proteínas e gorduras.
(E) a transmissão ocorre pela ingestão de cistos em alimentos e água contaminados com fezes.
Resposta
ERRADA. Prevenção fecal oral.
ERRADA. Os sinais e sintomas incluem diarreia intensa, náusea, vômito, cólicas, etc.
ERRADA. O ciclo ocorre no intestino delgado.
ERRADA. A infecção atrapalha na absorção de nutrientes
CERTA.

======================================================
A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Referente à antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos, qual é a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária?
(A) Para a realização desse procedimento deve ser utilizado gel alcoólico a 70%, ou solução
alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina.
(B) Para esse procedimento recomenda-se antissepsia cirúrgica das mãos e antebraços
com antisséptico degermante.
(C) A duração do procedimento com antisséptico é de 40 a 60 segundos para a primeira
cirurgia e de 30 a 40 segundos para as cirurgias subsequentes (sempre seguir o tempo de duração recomendado pelo fabricante).
(D) As escovas utilizadas no preparo cirúrgico das mãos devem ser de cerdas duras
e poderão ser reutilizadas durante um período de 12 horas, após, devem ser descartadas.
(E) Deve ser utilizada a técnica de higienização simples das mãos, substituindo-se o sabão
por antisséptico degermante.
Resposta
Na antisepsia cirúrgica utiliza-se antisepticos degermantes com ajuda da escova de cerdas macias. A higienização se entende até os cotovelos, logo, a correta é a alternativa B.

======================================================
Um hospital de referência elaborou uma campanha de prevenção de acidentes de trabalho e, durante a semana, entregou folhetos com orientações importantes. Dentre as orientações a estarem descritas no folheto, assinale a alternativa correta.
(A) Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. Essa vestimenta deverá ser fornecida para o empregado e posteriormente ser descontada em folha de pagamento.
(B) O empregador deve autorizar o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho
para empregados que têm dificuldade em fazer as refeições em seus domicílios.
(C) Os trabalhadores poderão deixar o local de trabalho com as vestimentas utilizadas em
suas atividades laborais.
(D) O empregador deve providenciar locais apropriados para o fornecimento de vestimentas limpas e para a deposição das usadas.
(E) A higienização das vestimentas utilizadas nos centros obstétricos são de responsabilidade do empregado, desde que essas vestimentas sejam embaladas e higienizadas de forma correta.
Resposta
As alternativas se baseiam na NR 32:
a) ERRADA. Conforme a NR 32, Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.
b) ERRADO. O empregador deve vetar o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.
c) ERRADO. Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
d) CERTA.
e) ERRADA. A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.

======================================================
O pulso é a delimitação palpável da circulação sanguínea percebida em vários pontos do corpo. Referente aos locais de verificação do pulso, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) O pulso femoral verifica-se abaixo do ligamento inguinal, a meio caminho entre a sínfise pubiana e a espinha ilíaca anterossuperior.
(B) O pulso radial verifica-se no pulso do antebraço, na lateral radial ou no lado do polegar.
(C) O pulso apical verifica-se no quarto a quinto espaço intercostal, na linha clavicular média
esquerda.
(D) O pulso carotídeo verifica-se ao longo da extremidade medial do músculo esternocleimastóideo do pescoço.
(E) O pulso braquial verifica-se no sulco entre os músculos semigendinoso, semimembranoso
e o bíceps crural.
Resposta
a) CERTA.
b) CERTA.
c) CERTA.
d) CERTA.
e) ERRADA. Encontra-se no sulco bicipital.

======================================================
Paciente feminina, 35 anos, apresenta pausa na respiração durante vários segundos, além de paradas persistentes resultando em retardo respiratório por uma possível obstrução mecânica das vias aéreas respiratórias. Nesse caso, é correto afirmar que se trata de
(A) apneia.
(B) respiração de Cheyne-Stokes.
(C) respiração de Kussmaul.
(D) hipoventilação.
(E) hiperpneia
Resposta
A apneia se caracteriza por pausas respiratórias durante o sono, seguida de queda da saturação arterial de oxigênio. Fatores anatômicos e fatores funcionais contribuem para esta instabilidade das VAS. Veja que, Kussmaul apresenta um padrão respiratório profundo e dificultoso e Cheyne-Stokes alterna hiperpneia com apneia, mas o enunciado não enfatiza as características do movimento respiratório mas sim as pausas e paradas persistentes.

======================================================
Os sinais vitais (SSVV) são um modo eficiente e rápido de monitorar a condição do paciente, identificar problemas e avaliar a resposta do paciente a uma intervenção. Em relação aos SSVV, assinale a alternativa correta.
(A) A temperatura retal é indicada para pacientes que apresentam doenças no reto e sofreram cirurgia retal.
(B) A dor não altera a frequência e o ritmo da respiração, sendo que a profundidade da respiração mantém-se normal.
(C) Durante a verificação da pressão arterial, quando o braço está posicionado acima do nível do coração, a leitura da pressão arterial é falsamente alta.
(D) A desinflação do manguito muito lenta, durante a verificação da pressão arterial, pode ocasionar a leitura da pressão diastólica falsamente alta.
(E) A hemorragia reduz a frequência do pulso porque a perda de sangue diminui a estimulação simpática.
Resposta
a) ERRADA. Em casos de doenças ou cirurgia no reto, a aferição neste local é contraindicada.
b) ERRADA. A dor influencia na frequência e padrão respiratório.
c) ERRADA. Durante a verificação da pressão arterial, quando o braço está posicionado acima do nível do coração, a leitura da pressão arterial é falsamente BAIXA.
d) CERTA. Se a velocidade do esvaziamento for muito alta, o início da fase 1 e da fase 5 podem ser perdidos e pode-se aferir uma pressão arterial falsamente baixa. Se a taxa de deflação é demasiado baixa, pode ocorrer congestão venosa que também pode levar a falsos valores (geralmente muito altos).
e) ERRADA. Exatamente o oposto. Aumenta a frequência do pulso por ativação simpática.

======================================================
Paciente com 60 anos de idade apresenta úlcera diabética em pé esquerdo com presença de fibrinas, tecido de granulação e exsudato seropurulento em grande quantidade, além de odor fétido. De acordo com o Ministério da Saúde, em relação à troca de curativo e limpeza da ferida, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve manter o excesso de exsudato.
II. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve manter umidade entre a ferida e o curativo.
III. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve permitir trocas gasosas.
IV. Para a limpeza da ferida, a solução preconizada é a fisiológica a 0,9%, preferencialmente gelada.
V. A pele perilesional deve ser limpa preferencialmente com sabão neutro, removendo-o e evitando traumas e processos dermatológicos tópicos.
VI. É preconizado em feridas granuladas o uso de irrigação em jato forte.
(A) Apenas I, II e IV.
(B) Apenas I, III e VI.
(C) Apenas II, III e V.
(D) Apenas IV e VI.
(E) Apenas I e VI
Resposta
I – ERRADA. O curativo ideal deve controlar o exsudato.
II – CERTA.
III – CERTA.
IV – ERRADA. Preferencialmente morna.,
V – CERTA
VI-ERRADA. Jato suave para não lesionar novamente o tecido.

======================================================
Paciente com diagnóstico positivo para Sífilis necessita de tratamento IM. Refere usar prótese de silicone na região glútea e vasto lateral da coxa. Nesse caso, sobre a administração desse medicamento, segundo o COFEN, assinale a alternativa correta.
(A) O técnico de enfermagem questionará o enfermeiro sobre o melhor local a ser administrado o medicamento.
(B) O técnico de enfermagem define que o melhor local a ser aplicado é na região vasto lateral da coxa.
(C) O técnico de enfermagem define que o melhor local a ser aplicado é na região ventroglutea.
(D) O técnico de enfermagem define que o melhor local a ser aplicado é no músculo deltoide.
(E) O técnico de enfermagem define que o melhor local a ser aplicado é na região dorsoglutea.
Resposta
Parecer nº 09/2016/CTAS/COFEN: EMENTA: Solicitação de parecer sobre a administração de medicamentos por via IM em pacientes que usam prótese de silicone.
[…] compete somente ao Enfermeiro, definir o local e os cuidados a serem observados na realização da injeção IM diante de qualquer situação.
CONCLUSÃO: Ante ao exposto a CTAS conclui que se os volumes máximos a serem injetados por via IM são iguais para o vasto lateral, dorsoglúteo e ventroglúteo, sendo a última região mais segura para inoculação de fármacos por ser livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos, esta deverá ser a via de administração IM, para a atender os esquemas terapêuticos para sífilis e seguimento.

Agora vamos ver as alternativas
CERTA
ERRADA. Atribuição do enfermeiro, conforme parecer acima.
ERRADA. Pode ser a região mais segura, mas a decisão será do enfermeiro.
ERRADA. Deltoide suporte até 1mL, conforme tabela acima.
ERRADA. Última opção dentre as demais possíveis intramusculares, no entanto, a decisão é do enfermeiro.

Mulher de 28 anos de idade, sexualmente ativa, procura a unidade de saúde e pergunta ao técnico de enfermagem se ela necessita fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero, pois nunca realizou esse exame. Diante dessa situação, conforme o Ministério da Saúde, assinale a orientação correta realizada pelo profissional.
(A) O início da coleta deve ser aos 35 anos de idade para mulheres que já tiveram atividade sexual.
(B) O início da coleta deve ser aos 30 anos de idade para mulheres que já tiveram atividade sexual.
(C) O início da coleta deve ser aos 15 anos de idade, independentemente de atividade sexual.
(D) O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade, independentemente de atividade sexual.
(E) O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para mulheres que já tiveram atividade
sexual.
Resposta
Conforme o Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Em um grupo de mulheres, com o objetivo de orientar sobre câncer de mama, o profissional expôs fatores de risco e de proteção para esse tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, assinale a alternativa que condiz com fator de proteção para essa patologia.
(A) História de menarca precoce.
(B) Primeira gravidez após os 30 anos.
(C) Uso de contraceptivos orais.
(D) Amamentação.
(E) Exposição à radiação ionizante.
Resposta
Conforme o Instituto Nacional de Câncer, são fatores de proteção ao câncer de mama:
Praticar atividade física;
Alimentar-se de forma saudável;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar

A Norma Regulamentadora – NR32 – tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços
de saúde. Referente à vacinação dos trabalhadores, assinale a alternativa correta.
(A) Deverá ser fornecida, aos trabalhadores, imediatamente após o ingresso na empresa, imunização ativa contra tuberculose, HPV e hepatite B.
(B) Sempre que existir vacinas ativas contra outros agentes biológicos aos quais os trabalhadores estarão expostos, o empregado deve procurar por conta própria o serviço de saúde.
(C) O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens, dos efeitos colaterais, assim como dos riscos aos quais estarão expostos por falta ou recusa de vacinação.
(D) O comprovante das vacinas recebidas deverão ficar guardados no local de trabalho e deverão ser fornecidos ao trabalhador quando ele se desligar da empresa.
(E) A vacinação deve ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador, previsto na NR-07.
Resposta
a) ERRADA. A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.
b) ERRADA. Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente.
c) CERTA. Exatamente como descrito na NR 32.
d) ERRADA. Deve ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.
e) CERTA. Exatamente como descrito na NR 32 (conforme gabarito)
Considero que cabe recurso, visto que “C” e “E” pertencem à NR 32, dentro do assunto que trata da vacinação do trabalhador.

Paciente foi admitido em hospital e o médico lhe prescreveu 1.000 mL de NaCL a 0,9% intravenoso, em 8 horas. Qual é a velocidade que o técnico de enfermagem deve programar na bomba de infusão?
(A) 100 mL/hora.
(B) 125 mL/hora.
(C) 250 mL/hora.
(D) 142mL/hora.
(E) 500mL/hora.
Resposta
Que fácil, hein! Nem precisou transformar em gotas e nem em minutos!
1000mL – 8h
xmL – 1h
x = 125 mL / h

Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismo celular.As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.
(A) Apenas I, II e IV.
(B) Apenas IV e V.
(C) Apenas I, II e III.
(D) Apenas III e V.
(E) Apenas I, II, III e IV.
Resposta
I. CERTA.
II. CERTA.
III. CERTA.
IV. ERRADA. Aumentar a retração elástica.
V. ERRADA. Reduz ou impede a troca gasosa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.