Artigo

Correção Prova EBSERH-IBFC Clínica Médica

Caros alunos,

segue análise da prova de Clínica Médica da EBSERH, banca IBFC, aplicada dia 02/02/2020.

26. Paciente de 45 anos, hipertenso não aderente ao tratamento comparece ao serviço de pronto atendimento acompanhado pelo filho que refere ter encontrado o pai caído no banheiro após ter sido visto bem pela última vez há 45 minutos. Ao exame o paciente apresenta-se confuso, desorientado no tempo e espaço e com hemiparesia desproporcionada de predomínio braquial à direita associada à desvio de rima labial, afasia e disartria Você identifica PA 176/86mmHg FC= P 98 bpm FR 26 irpm e SatO2: 98%, glicemia capilar 176 mg/dL. Você realiza uma tomografia que não evidenciou nenhum achado anormal. Assinale a alternativa correta quanto à proposta de farmacoterapia.
a) Alteplase 0,75 mg/Kg e enalapril 10mg
b) Tenectplase 50mg apenas
c) Alteplase 0,9 mg/Kg e enalapril 10 mg
d) Estreptoquinasee 1.500.000 UI e enalapril 10 mg
e) Alteplase 0,9mg/kg apenas

Gabarito: D

Comentário: Paciente com quadro clínico de AVEi, territorio de Art Cerebral Média Esquerda há 45 minutos. Sem evidência de sangramento na TC crânio. PA inferior a 185×110 (não precisa usar antihipertensivo…).

Indicação de trombólise com alteplase.

27. Paciente de 59 anos, sexo feminino, menopausada, diabética e hipertensa com bom controle comparece em unidade de pronto atendimento com queixa de dispneia e diaforese há duas horas de forte intensidade iniciada ao repouso e sem melhora espontânea associada à náuseas e vômitos. Ao exame físico PA = 187/78 mmHg, FC=P= 111 bpm FR = 17 irpm SatO2 = 98% em ar ambiente, murmúrio vesicular fisiológico com crepitações bilaterais em bases. Em relação ao caso assinale a alternativa correta quanto à conduta.
a) Trata-se de uma síndrome coronariana aguda, provavelmente às custas de um infarto agudo do miocárdio. Iniciar com eletrocardiograma em 10 min e proceder cateterismo diagnóstico/ terapêutico independentemente do resultado, por a clínica é típica
b) Trata-se de uma síndrome coronariana aguda com equivalente isquêmico. Deve-se realizar eletrocardiograma em até 10 min da entrada, iniciar terapia dupla anti-agregante, iniciar pesquisa enzimática seriada e a depender do resultado do eletrocardiograma de entrada programar angioplastia primária ou trombólise
c) Trata-se de uma dor torácica atípica, provavelmente não anginosa. Deve-se realizar o eletrocardiograma em 10 min da entrada para descartar infarto agudo do miocárdio e orientar o paciente quanto à baixa especificidade do quadro clínico
d) Trata-se de um edema pulmonar agudo, provavelmente hipertensivo, as custas de infarto agudo do miocárdio. Deve-se iniciar terapia antiagregante
e analgesia, seguimento com pesquisa enzimática seriada e o eletrocardiograma pode ser considerado desnecessário uma vez que as manifestações clínicas são típicas
e) Trata-se de uma síndrome coronariana aguda, provavelmente às custas de um infarto agudo do miocárdio. Deve-se realizar eletrocardiograma em até 10 min da entrada e a depender do resultado realizar terapia dupla anti-agregante, inicar pesquisa enzimática seriada e conforme resultados e evolução programar angioplastia primária ou trombólise

Gabarito: B

Comentário: paciente de alto risco cardiovascular com dispneia e diaforese há 2 horas, SEM dor precordial. Provável SCA, porém não é possível afirmar que se trata de um IAM. Como a paciente é mulher e diabética, o quadro pode ser atípico (SCA com equivalente isquêmico).

28. Queda é uma das principais causas de mortalidade em pacientes idosos. Em relação às causas imediatas da morte associada à síndrome de queda, assinale a alternativa correta de maior prevalência e que está mais fortemente associada aos fatores de risco: tabagismo, obesidade e imobilidade.
a) Edema agudo pulmonar
b) Síndrome coronariana aguda
c) Sepse de foco pulmonar
d) Tromboembolismo pulmonar
e) Embolia gordurosa

Gabarito: D

Comentário: Idoso vítima de queda, com antecedentes de tabagismo, obesidade e imobilidade tem alto risco de mortalidade por TEP.

29. Paciente de 30 anos comparece a unidade de pronto atendimento com quadro de hemorragia digestiva alta. Durante a abordagem inicial
apresentou quadro de choque que não respondeu a terapia inicial de fluidos. Assinale a alternativa correta quanto à terapia farmacológica nessa situação.

a) Vasopressina
b) Dobutamina
c) Adrenalina
d) Dopamina
e) Noradrenalina

Gabarito: E

Comentário: choque hemorrágico refratário a reposição volêmica, há indicação de iniciar droga vasoativa (noradrenalina).

30. Paciente do sexo feminino de 30 anos é trazida ao pronto atendimento após ter sido encontrada desacordada, com diminuição do ritmo respiratório, pupilas mitóticas bradirreagentes e com várias cartelas de nitrazepam ao seu lado. Em relação às opções de manejo imediato assinale a alternativa correta quanto à droga de eleição a ser
administrada nesse caso.

a) Atropina
b) Naloxona
c) Flumazenil
d) Metoprolol
e) Carvão ativado

Gabarito: C

Comentário: intocicação por benzodiazepinico. Antídoto é flumazenil.

31. Paciente do sexo feminino foi levada ao pronto atendimento após ter sido vítima de mordedura por cachorro na panturrilha esquerda. O animal é de origem conhecida, pertencente aos seus vizinhos e tem histórico de vacinação completa.
Sobre o caso, leia as afirmativas a seguir:
I. Realizar sutura do ferimento para melhorar o processo de cicatrização após revitalização das bordas.
II. Iniciar antibioticoterapia profilática com metronidazol, sem necessidade de associações pois a maior probalidade é de contaminação por anaeróbios.
III. Iniciar imediatamente o esquema profilático com 4 (quatro) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7 e 14, pela via IM
IV. Cicatrização por segunda intenção e monitoramento do animal por 10 dias.

Assinale alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
e) Apenas a afirmativa IV está correta

Gabarito: E

Comentário: De modo geral, a cicatrização da lesão é feita por segunda intenção e o antibiótico profilático de escolha é amoxicilina com clavulanato.

Acidente grave com animal vacinado e que pode ser monitorado, exige duas doses de vacina (dia 0 e 3)

32. Em relação manejo de exacerbação aguda da doença pulmonar obstrutiva crônica, assinale a alternativa correta.
a) Corticoterapia sistêmica é sempre desnecessária
b) A corticoterapia inalatória é uma medida que não se aplica no manejo de casos agudos
c) Está contraindicada a antibioticoterapia com aminoglicosídeo
d) A antibioticoterapia deve conter preferencialmente aminoglicosídeo e betalactâmico, mas não é medida aplicável a todos os casos
e) A indicação de antibioticoterapia com aminoglicosídeo e betalactâmico em associação com corticoterapia sistêmica é sempre a melhor conduta

Gabarito: D

Comentário: Exacerbação DPOC exige ATB quando há 3 sintomas cardinais, dois sintomas cardinais, sendo um deles aumento da quantidade de escarro e necessidade de ventilação mecânica.

Uso de betalâctamio e aminoglicosídeo cobrem as principais bactérias, incluindo pseudomonas. Porem, como visto, nem sempre é indicado.


33. Paciente de 85 anos, masculino, comparece à unidade de pronto atendimento referindo dor abdominal de forte intensidade com início há 6 horas mais intensa em fossa ilíaca esquerda, associada à febre, constipação intestinal e sinais de irritação peritoneal ao exame físico.
Inicialmente você toma as condutas para o agravo mais provável nesse caso. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.

a) Apendicite aguda
b) Doença diverticular dos cólons
c) Trombose de mesentérica
d) Neoplasia de cólon
e) Doença inflamatória intestinal

Gabarito: B

Comentário: Contexto e quadro clínico típico de diverticulite aguda.


34. Paciente de 69 anos, hipertenso e deu entrada em pronto atendimento com quadro de dispneia progressiva apresentando no momento taquipneia, dispneia e esforço respiratório. PA: 200/115 mmHg FC 109 bpm FR 31 irpm SatO2: 88% em ar ambiente, ausculta pulmonar com crepitações até terço médio bilateralmente. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e conduta terapêutica.
a) Tromboembolismo pulmonar – nitroprussiato de sódio
b) Edema agudo de pulmão hipertensivo – furosemida
c) Infarto agudo do miocárdio – morfina
d) Edema agudo de pulmão hipertensivo – anlodipino
e) Tromboembolismo pulmonar ???? metoprolol

Gabarito: B

Comentário: quadro típico de EAP hipertensivo. Tratamento inclui furosemida


35. Paciente 68 anos em seguimento com histórico de cardiomiopatia isquêmica há cinco anos com redução de fração de ejeção, comparece em consulta com piora de padrão de dispneia, com necessidade de auxílio para atividades instrumentais básicas como tomar banho, além de dispneia paroxística noturna, ortopneia e edema de membros inferiores. Em relação às etiologias possíveis para o quadro atual e a conduta de propedêutica adequada para confirmá-las, assinale a alternativa incorreta.
a) Anemia – hemograma
b) Hipotiroidismo – TSH
c) Infecção de trato urinário – urocultura
d) Isquemia miocárdica – troponina I
e) Pneumonia comunitária – proteína C reativa

Gabarito: E

Comentário: para confirmação/ avaliação de PAC, o melhor exame é rx tórax.

36. Paciente 46 anos comparece em consulta de rotina para investigar estado geral de saúde. Refere que está preocupado com quadro geral, pois na família seu pai e tios são hipertensos. No consultório você percebe PA 168/89 mmHg e solicita um MAPA. Você identifica que o paciente está hipertenso estágio I a partir do resultado. Em relação às opções terapêuticas, assinale a alternativa correta.
a) Dieta hipossódica, atividade física e hidralazina
b) Anlodipino
c) Dieta hipossódica e anlodipino
d) Dieta hipossódica, atividade física e hidroclorotiazida
e) Metoprolol

Gabarito: D

Comentário: Paciente com estágio I de hipertensão e provável baixo/moderado risco cardiovascular. Indicação de terapia não-farmacológica por 3 a 6 meses. Banca optou por associar tratamento com diurético tiazídico.


37. Paciente de 58 anos comparece ao serviço após ter apresentado quadro de palpitação e dor torácica de início súbito. Refere ter tido episódios semelhantes anteriormente. Ao solicitar um eletrocardiograma você encontra um padrão de taquicardia regular com complexo QRS estreito sem visualização de ondas P. Assinale a alternativa correta.
a) Trata-se de uma taquicardia atrial e conduta farmacológica é amiodarona
b) Trata-se de uma taquicardia ventricular e a conduta farmacológica é metoprolol
c) Trata-se de uma taquicardia supraventricular paroxítica e a conduta é metoprolol
d) Trata-se de uma fibrilação atrial e a conduta é adenosina
e) Trata-se de uma taquicardia supraventricular paroxística e a conduta é adenosina

Gabarito: E

Comentário: quadro clínico e ECG sugestivo de taquicardia supraventricular, cujo tratamento farmacológico padrão é adenosina.


38. Paciente do sexo masculino com 26 anos em terapia de manutenção para asma persistente com uso de beclometasona 400mcg/dia comparece em reavaliação ambulatorial com queixa aumento de tosse com episódios isolados de sibilância, ocorrendo uma vez a cada duas semanas, sem despertares noturnos diários e necessidade esporádica de medicação de resgate. Em relação às opções terapêuticas a serem instaladas nesse caso assinale a alternativa correta.
a) Manter a dose de corticoide inalatório
b) Associar beta-2 agonista de longa duração e resgates com beta-2 agonista de curta duração se necessário
c) Aumentar a dose de corticoide inalatório
d) Realizar a troca por corticoide inalatório de maior potência em associação com beta-2 agonista de longa duração e medicações de resgate se necessário
e) Associar antileucotrienos

Gabarito: A

Comentário: Paciente com asma controlada, apesar das recentes manifestações clínicas. Não há necessidade de mudar o tratamento. Observe:

Controle Controlado Parcialmente Descontrolado
Característica Todos os critérios 1 ou 2 critérios  ≥ 3 critérios
Sintomas diurnos Nenhum ou até 2x/semana Mais que 2x/semana
Limitação Nenhuma Qualquer
Sintomas noturnos Nenhum Qualquer
Resgates Nenhum ou até 2x/semana Mais que 2x/semana
Função pulmonar Normal < 80% do previsto ou do melhor pessoal (se conhecido)


39. A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença com evolução progressiva que em determinado momento pode necessitar de oxigênioterapia domiciliar. Assinale a alternativa correta que contenha um critério para início dessa modalidade terapêutica.
a) Número de exacerbações
b) SpO2 < 98%
c) Aumento do hematócrito
d) Dispneia aos médios esforços
e) PaO2 < 65 mmHg

Gabarito: C

Comentário: São critérios para indicação de ODP:

– PaO2 ≤ 55 mmHg ou SaO2 ≤ 88% em repouso, fora de exacerbação, em ar ambiente, em vigília.

– PaO2 entre 55 e 59 mmHg com evidência cor pulmonale, hipertensão pulmonar ou policitemia (hematócrito acima de 55%).

40. Em relação às hepatites virais, para a hepatite B é possível se determinar marcadores de contato, cura e imunização. Em relação a marcadores de contato, assinale a alternativa correta que indique um marcador de contato.
a) Anti HCV
b) Anti HBs
c) HbS Ag
d) Anti HBe
e) HBeAg

Gabarito: C

Comentário: HBsAg é o primeiro marcador a surgir, em torno de 1- 10 semanas. Quando elevado acima de 6 meses, caracteriza hepatite crônica. Antígeno E indica replicação, ou seja, nem sempre está presente, assim como o anti-Hbe.


41. Paciente do sexo feminino, com 40 anos, etilista, comparece em consulta apresentando astenia e fadiga associada à aumento de volume abdominal, icitetrícia discreta e episódio de epistaxe isolado ontem. Durante investigação o painel sorológico evidenciou AntiHCV reagente, e HBeAg não reagente. Em relação à conduta imediata para esse caso, assinale a alternativa correta.
a) Solicitar PCR para RNA do vírus C
b) Iniciar Sofobusvir e daclatasvir
c) Iniciar Tenofovir
d) Avaliar fibrose hepática
e) Iniciar daclatasvir e ribavirina

Gabarito: A

Comentário: a confirmação da infecção crônica por HCV deve ser feita com a associação entre sorologia anti-HCV e um teste para detecção direta do vírus. O anti-HCV é um marcador que indica apenas contato prévio com o vírus, além de não permitir diferenciar entre uma infecção resolvida e uma infecção ativa. Já os testes de ácidos nucléicos (ou testes moleculares) são utilizados para detectar o HCV-RNA circulante no paciente (HCV-RNA PCR)


42. Paciente de 69 anos, sexo masculino, comparece em unidade hospitalar com queixa de ausência de diurese há 24 horas. Durante investigação paciente refere diagnóstico de neoplasia de próstata gleason 8 com tratamento conservador. Os exames laboratoriais indicaram creatinina 4mg/dL (basal 1,2 mg/dL) e ureia de 59 mg/dL. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.
a) Injúria renal aguda de padrão pré-renal
b) Doença renal crônica estágio III
c) Injúria renal aguda de padrão instrínseco
d) Injúria renal aguda de padrão pós-renal
e) Doença renal crônica com necessidade de diálise

Gabarito: D

Comentário: paciente com doença prostática e retenção urinária aguda, levando a LRA pós-renal. Relação Ur/Cr <20.


43. Paciente hipertenso comparece referindo astenia, prostração, confusão mental e edema de membros inferiores. Durante os procedimentos diagnósticos você encontrou um quadro de anemia microcítica e hipocrômica, associada à clearance estimado de creatinina de 28 ml/min/1.73 m2. Em relação ao caso assinale a alternativa correta.
a) Trata-se de uma DRC estágio 2 e a conduta é seguimento com nefrologia exclusivamente
b) Trata-se de uma DRC estágio 4 e a conduta é considerar terapia renal substitutiva
c) Trata-se de uma DRC estágio 3 a conduta é controle de complicações e comorbidades
d) Trata-se de uma DCR estágio 4 e a conduta é seguimento exclusivo com UBS
e) Trata-se de uma DRC estágio 3 e a conduta é preparação para terapia renal substitutiva

Gabarito: B

Comentário: paciente com DRC estágio IV (observe abaixo) e sintomas urêmicos. a hemodiálise pode ser considerada.

Estágio Taxa de filtração glomerular Descrição
G1 > 90 mL/min/1,73m³ Normal ou aumentada
G2 60-90 mL/min/1,73m³ Levemente reduzida
G3a 45-60 mL/min/1,73m³ Leve a moderadamente reduzida
G3b 30-45 mL/min/1,73m³ Moderadamente a gravemente reduzida
G4 15-30 mL/min/1,73m³ Gravemente reduzida
G5 < 15 mL/min/1,73m³ Falência renal

44. Paciente do sexo feminino de 48 anos, obesa, comparece em consulta referindo preocupação com próprio estado de saúde pois apresenta história familiar de hipertensão e diabetes. Durante avaliação inicial você solicita exame de rastreio para diabetes e a glicemia de jejum encontrada é 129 mg/dL. Assinale a alternativa que contenha a conduta propedêutica correta.
a) Iniciar metformina 500 mg ao dia
b) Solicitar hemoglobina glicada e se o resultado for inferior à 5,5% iniciar metformina 500mg ao dia
c) Solicitar glicemia capilar e se o resultado vier abaixo de 200 mg/dL iniciar insulinoterapia
d) Solicitar glicemia de jejum e se o resultado vier maior ou igual a 126 mg/dL recomendar dieta, atividade física e hipoglicemiante oral

e) Iniciar sulfonilureia

Gabarito: D

Comentário: Relembre os critérios diagnósticos de DM, segundo SBD:

  • Glicemia de jejum ≥ 126mg/dl
  • Glicemia 2h pós-TOTG ≥ 200mg/dl
  • Hemoglobina glicada (HbA1c) ≥ 6,5%
  • Glicemia aleatória ≥ 200mg/dl em paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia (poliúria, polidipsia, perda de peso) ou crise hiperglicêmica

É necessário pelo menos um critério, devendo os exames laboratoriais alterados serem repetidos, num segundo momento, para confirmação diagnóstica. Desta forma, o pré-diabético (ou paciente com risco aumentado para DM) se define com glicemia de jejum ≥ 100 e < 126mg/dl, TOTG ≥ 140 e < 200mg/dl e HbA1c ≥ 5,7 e < 6,5%.

45. Paciente do sexo feminino, com 48 anos, comparece ao consultório referindo que sente nodulação em região cervical e está preocupada com própria saúde. Refere ainda que tem apresentado aumento de peso, sonolência excessiva, alterações de cabelos e unhas. Você solicita o TSH e o resultado é 6,8 mU/dL. Em relação ao manejo, assinale a alternativa correta.
a) Seguimento clínico e reavaliação em seis meses
b) Iniciar levotiroxina
c) Avaliação de anticorpos tireoideanos e T4 livre
d) Solicitar ultrassonografia de tireoide
e) Solicitar novo TSH

Gabarito: C

Comentário: paciente com quadro clínico sugestivo de hipotireoidismo. É necessário confirmação do diagnóstico antes de iniciar o tratamento. A presença de um nódulo cervical não quer dizer que é um nódulo tireoidiano… E sua investigação é secundária.


46. Paciente com 45 anos, trabalhador rural, refere dor lombar de forte intensidade, com piora ao esforço físico irradiando para membros inferiores e encerrando-se à altura do joelho. Refere ainda
presença de assimetria em relação ao comprimento de membros inferiores e dor intensa à adução e abdução de membro inferior e estresse de articulação coxofemural ao exame físico. Em relação aos diagnósticos possíveis assinale a alternativa correta.

a) Ciatalgia verdadeira
b) Artrose de coluna
c) Bursite trocantérica
d) Radiculopatia compressiva
e) Espondilite anquilosante

Gabarito: C

Comentário: quadro clínico sugestivo de lesão em articulação coxofemoral. Bursite trocantérica é uma alternativa que atende a questão.


47. Paciente do sexo feminino, 26 anos, comparece referindo aumento de volume de região parotidea com associação à xerostomia, xeroftalmia e hiperemia conjuntival. Refere ainda dor articular de padrão inflamatório e dor difusa com pontos gatilho. Nega sintomas genitourinários. Em relação às hipóteses diagnósticas, assinale a alternativa correta.
a) Doença de Wegner
b) Artrite psoriásica
c) Lupus
d) Síndrome de Sjogren
e) Doença de Beçet

Gabarito: D

Comentário: quadro clínico típico de Sjogren.

48. Paciente de 37 anos do sexo feminino apresentou-se no consultório referindo há cerca de três dias tem apresentado oligúria, algúria e tenesmo fazendo uso de medicações caseiras sem melhora. Assinale a alternativa correta quanto à conduta para esse caso.
a) Iniciar Sulfametoxazol/trimetropina e solicitar urina I
b) Iniciar cefalexina e solicitar urocultura
c) Iniciar ciprofloxacino
d) Iniciar Sulfametoxazol/trimetropina
e) Nitrofurantoína e solicitar urocultura

Gabarito: D

Comentário: quadro de cistite não complicada em mulher jovem. Drogas de primeira escolha incluem bactrim e macrodantina.


49. Paciente de 70 anos deu entrada em pronto atendimento com quadro de confusão mental e rebaixamento do nível de consciência. Acompanhante refere que há 07 dias paciente tem apresentado febre, hiporexia, tosse produtiva e dispneia, tendo ainda ficado anúrico nas últimas 24h. Ao exame físico mal estado geral, confuso, anictérico, acianótico, febril PA; 86/54mmHg FC 128 bpm FR 31 irpm sem demais alterações significativas no exame segmentar. Em relação à melhor conduta para esse caso assinale a alternativa correta.
a) Iniciar expansão volêmica, solicitar culturas e iniciar amicacina
b) Solicitar culturas e inicar ceftazidima
c) Inicar expansão volêmica, inicar corticoterapia e ampicilina + sulbactam
d) Inicar expansão volêmica, solicitar culturas e inicar ceftriaxona
e) Solicitar culturas e inicar vancomicina

Gabarito: D

Comentário: paciente idoso com sepse grave de foco pulmonar. Indicação de internação em UTI, com coleta de culturas e administração de cefalosporina de terceira geração.


50. Paciente de 64 anos, tabagista, comparece no consultório com queixa de astenia e prostração, refere ainda períodos de constipação intestinal com episódios alternados de diarreia. Ao exame físico você
não encontra grandes alterações percebe na usa abordagem inicial quadro de anemia microcítica e hipocrômica. Em relação à conduta imediata assinale alternativa correta.

a) Solicitar exame de sangue oculto nas fezes
b) Solicitar endoscopia digestiba alta
c) Solicitar colonoscopia
d) Solicitar tomografia de abdomen
e) Iniciar reposição de ferro

Gabarito: C

Comentário: Idoso, tabagista, com mudança de hábito intestinal e anemia. Imperioso investigar excluir neoplasia de cólon com colonoscopia.


51. Paciente de 19 anos comparece no consultório portando resultados de teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis. O teste
rápido para sífilis veio positivo e você solicita o VDRL. Em relação à conduta nesse caso assinale alternativa correta.

a) Checar tratamento prévio para sífilis e solicitar ainda FTAbS
b) Iniciar penicilina benzatina 1.200.000 UI/IM em cada nádega semanalmente por 3 semanas para qualquer título de VDRL
c) Considerar cicatriz sorológica se VDRL for menor do que 1:64
d) Iniciar penicilina benzatina 2.400.000 UI/IM se o VDRL for maior do que 1:16
e) Iniciar penicilina cristalina

Gabarito: D

Comentário: segundo fluxograma 3 do manual de diagnóstico de Sífilis do MS: na vigÊncia de teste rápido positivo, solicita-se teste não-treponêmico. Caso este venha negativo, solicita-se teste treponêmico (FTA-ABS) (alternativa A errada)

Alternativa D correta, pois VDRL acima de 1/16 indica tratamento. Menor igual a esses níveis, indica cicatriz sorológica.

52. Em relação ao choque séptico refratário à volume assinale a alternativa correta quanto às opções de sequência terapêutica progressiva de modo genérico após expansão volêmica sem resposta.
a) Vasopressina 0,04 UI/min e Hidrocortisona 100mg/ml
b) Soro fisiológico 0,9% 30ml/kg
c) Noradrenalina 3mcg/kg/min e Dobutamina 20mcg/kg/min
d) Noradrenalina 3 mcg/kg/min, Dobutamina 20mcg/kg/min e Hidrocortisona 100mg/ml
e) Noradrenalina 3 mcg/kg/min, Vasopressina 0,04 UI/min e Hidrocortisona 100mg/ml

Gabarito: E

Comentário: Choque refratário necessita do uso de noradrenalina. Caso não haja resposta pode-se associar vasopressina e hidrocortisona.


53. Paciente de 28 anos comparece em consulta referindo dor torácica de forte intensidade, associada à taquicardia palpitações. O eletrocardiograma evidenciou taquicardia sinusal com complexo QRS estreito, encurtamento do intervalo PR e supra desnivelamento de seguimento ST, enquanto sua investigação enzimática não mostrou elevação de marcadores de necrose miocárdica. Em relação aos diagnósticos possíveis, assinale a alternativa correta.
a) Síndrome de brugada
b) Pericardite
c) Fluttler atrial
d) Síndrome Wolff-Parkinson-White
e) Taquicardia supraventricular paroxística

Gabarito: D

Comentário: Questão polêmica pois geralmente Wolff Parkinson White não cursa com supra ST.

Wolff-Parkinson-White (WPW) é uma síndrome de diagnóstico eletrocardiográfico e tem como patologia básica a presença de uma via acessória congênita que predispões a ocorrência de arritmias. O ECG demonstra um padrão de pré-excitação ventricular caracterizado por um intervalo PR curto (menos que 0,12 seg ou 3 mm) e a presença de onda delta (lentificação do início do QRS).


54. Paciente de 29 anos, sexo feminino, em uso de contraceptivo oral combinado comparece em pronto atendimento referindo holocraniana, de forte intensidade, em aperto, associada a náuseas e vômitos, confusão mental com alteração do nível de consciência. Nega crises convulsivas prévias, adoecimentos anteriores semelhantes ou escotomas. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico provável.
a) Migrânea
b) Cefaléia em salvas
c) Trombose de seio venoso
d) Neuralgia do trigêmeo
e) Enxaqueca com áura

Gabarito: C

Comentário: quadro clínco de cefaleia secundária, provavelmente associada a hipertensão intracraniana. O uso de ACO combinado aumenta a chance de trombose venosa profunda.

55.O processo de tomada de decisão clínica perpassa pelo domínio de ferramentas de medicina baseada em evidências. Em relação a isso assinale a alternativa correta quanto ao indicador mais expressivo para a tomada de decisão clínica em relação à uma intervenção.
a) Prevalência
b) Incidência
c) Razão de chances
d) Especificidade
e) Número necessário para tratar

Gabarito: E

Comentário: Medicina baseado em evidência busca a melhor solução e com melhor custo-benefício para determinada situação clínica. A magnitude do benefício da terapia quanto à redução do desfecho indesejado pode variar de mínima magnitude a uma enorme magnitude.

Para saber o grau de benefício para tomar a decisão clínica certa, utiliza-se o NNT, que significa Número de pacientes Necessário a Tratar a fim de prevenir um desfecho indesejado (Number Needed to Treat).

Esta medida quantifica o grau de benefício: quanto menor este número, maior o benefício. O ideal é um NNT de 1, que significa que todo paciente tratado se beneficia da terapia.

56. Paciente do sexo feminino, 56 anos, com diabetes melitus tipo 2 em seguimento há 8 anos com boa adesão à terapia não farmacológica e uso regular de metformina e sulfonilureia há 4 anos comparece para
consulta de controle e possui hemoglobina glicada de 11%. Em relação à proposta terapêutica, assinale a alternativa correta.

a) Aumentar dose de hipoglicemiante oral
b) Iniciar insulinoterapia com NPH 0,3 UI/kg em dose única à noite
c) Iniciar insulinoterpia com regular 0,3 UI/kg em dose única à noite
d) Manterapêutica por bom alvo terapêutico
e) Retirar metformina e associar pioglitazona

Gabarito: B

Comentário: paciente na típica fase 3 da doença. Na fase 3, com a progressão da perda de secreção da insulina, geralmente após uma década de evolução da doença, e já com perda de peso e/ou comorbidades presentes, é necessário associar aos agentes orais uma injeção de insulina de depósito antes de o paciente dormir (insulinização oportuna).


57. Paciente de 68 anos deu entrada em unidade de pronto atendimento apresentando quadro de confusão mental, sonolência e vertigem. Observou-se que o paciente se apresenta hipocorado, com turgor cutâneo reduzido, mucosas desidratadas. Acompanhante refere que o paciente é diabético e a cerca de 15 dias não tem utilizado medicação de forma adequada. Você afere glicemia capilar com resultado de 415 mg/dL. Em relação ao quadro clínico assinale a alternativa correta quanto à conduta.
a) Iniciar infusão de insulina regular em bomba com 1UI/Kg
b) Iniciar inuslina regular subcutânea 10 UI em dose única
c) Iniciar insulina NPH subcutânea 10 UI em dose única
d) Iniciar expansão volêmica com 1 000ml de soro fisiológico
e) Iniciar infusão de insulina NPH em bomba com 1UI/Kg

Gabarito: D

Comentário: quadro clínico típico de Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar. Primeiro passo é hidratação venosa…


Leia o caso a seguir para responder as questões 58 e 59.
Paciente de 26 anos portadora de lúpus comparece no consultório para otimização de imunossupressor.


58. Em relação aos cuidados de imunização, assinale a alternativa correta.

a) Deve-se orientar a não imunização contra influenza nas épocas de campanha
b) O status vacinal não tem importância para o seguimento da paciente
c) A vacina antitetânica não faz parte do programa de imunizações à que a paciente têm direito
d) Deve-se orientar a vacinação antipneumocócica
e) Deve-se contraindicar vacinação contra varicela

Gabarito: D

Comentário: paciente em imunossupressão deve evitar vacinação com vírus vivo. É o caso da alternativa E. Questão passível de recurso.

Alternativa D está correta.

59. Em relação aos cuidados relacionados à gestação, assinale a alternativa correta.
a) Orientação de planejamento familiar e contraceptivo não faz parte das orientações necessárias
b) Nenhuma terapia imunussupressora pode ser mantida durante a gestação
c) Orientação de planejamento familiar e contraceptivo faz parte das orientações necessárias
d) Toda teapia imunussupressora pode ser mantida durante a gestação
e) A paciente não irá poder engravidar em tempo algum após início de imunosupressores

Gabarito: C

Comentário: Planejamento familiar e contracepção são importantíssimos em pacientes com doenças auto-imunes. Há maior risco de complicações como TVP.


60. Paciente de 37 anos, do sexo masculino, comparece referindo diarreia volumosa, associada à perda de sangue e muco, emagrecimento e lesão de borda anal. Ao investigar o quadro assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico mais provável e o resultado esperado da propedêutica.
a) Doença de Chron e colonoscopia com lesões saltatórias, acomentendo toda extensão da parede colônica
b) Síndrome do colo irritável e colonoscopia com lesões contínuas desde a borda anal, sangrantes acomentendo toda a extensão da parede colônica
c) Retocolite ulcerativa e com lesões saltatórias, acomentendo toda extensão da parede colônica
d) Doença de Chron e colonoscopia com lesões contínuas desde a borda anal, sangrantes acomentendo toda a extensão da parede colônica
e) Retocolite ulcerativa e colonoscopia com lesões contínuas desde a borda anal, sangrantes acomentendo apenas a camada mais superficial da parede colônica

Gabarito: E

Comentário: Questão muito mal feita, pois a lesão de borda anal pode ser encontrada tanto em DC como na RCU. Alternativas A e E corretas. Questão passível de anulação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Adorei! Muito bom! Obrigada
    Edilze Francioni em 05/02/20 às 00:12