Artigo

Controle de Qualidade dos Alimentos: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre o tema “Controle de Qualidade dos Alimentos”, com foco no CNU.

Controle de Qualidade dos Alimentos: Resumo CNU
Controle de Qualidade dos Alimentos: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CPNU ficará com as inscrições abertas entre os dias 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre a Controle de Qualidade dos Alimentos de Origem Animal tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Controle de Qualidade dos Alimentos;
  • Boas Práticas de Fabricação (BPF);
  • Sistema APPCC;
  • MAPA e Anvisa.

Animados?

Vamos lá.

Controle de Qualidade dos Alimentos

As indústrias de alimentos e os órgãos reguladores devem trabalhar juntos para garantir que os alimentos sejam seguros e de alta qualidade.

Existem dois aspectos importantes da qualidade dos alimentos:

  • Qualidade sensorial: refere-se aos atributos que os consumidores percebem com os sentidos, como o sabor, a cor e a textura.
  • Inocuidade: refere-se à ausência de perigos físicos, químicos ou microbiológicos que possam causar danos à saúde.

Para garantir a inocuidade dos alimentos, as indústrias devem implementar controles eficazes em todas as etapas da produção, desde a colheita até o consumo. Esses controles devem incluir medidas para prevenir a contaminação física, química e microbiológica dos alimentos.

Se liga! As empresas que produzem alimentos são responsáveis por garantir que seus produtos sejam seguros para consumo. Para isso, elas devem adotar medidas e práticas higiênico-sanitárias adequadas em todas as etapas da produção, desde a obtenção da matéria-prima até a distribuição.

Boas Práticas de Fabricação (BPF) – Controle de Qualidade dos Alimentos

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas em todas as etapas da produção de alimentos, medicamentos e outros produtos. Elas são essenciais para garantir a segurança dos produtos e evitar a transmissão de doenças.

Além das BPF, a correta execução dos procedimentos de inspeção ante-mortem e post-mortem é fundamental para garantir a saúde dos animais abatidos e evitar a transmissão de zoonoses.

Sistema APPCC

O Sistema APPCC é um sistema de prevenção que identifica e controla os perigos potenciais que podem contaminar os alimentos em todas as etapas da produção, desde a obtenção da matéria-prima até o consumo.

O APPCC foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1960 para garantir a segurança dos alimentos para os astronautas. O sistema é baseado em sete princípios:

  • Identificação dos perigos;
  • Definição de pontos críticos de controle (PCC);
  • Estabelecimento de limites críticos;
  • Monitoramento dos PCC;
  • Ações corretivas;
  • Procedimentos de verificação;
  • Procedimentos de registro.

MAPA e Anvisa – Controle de Qualidade dos Alimentos

No Brasil, o controle sanitário de alimentos é dividido entre dois setores da administração pública: o setor da agricultura e o setor da saúde.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) é responsável pelo controle da produção primária de alimentos, incluindo a criação de animais, a colheita de frutas e vegetais e a produção de leite e derivados. O MAPA também controla as indústrias de processamento de alimentos de origem animal, como frigoríficos, abatedouros e laticínios, e as indústrias de processamento de bebidas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pelo controle dos estabelecimentos comerciais, serviços de alimentação, supermercados, produtos alimentícios expostos à venda e o controle das indústrias processadoras de alguns tipos de alimentos. A ANVISA também controla a produção de bebidas e a classificação de vegetais.

Se liga! Além do MAPA e da ANVISA, outros órgãos e instituições da administração pública também atuam na regulação de alimentos, cada um com um olhar distinto.

Conclusão – Controle de Qualidade dos Alimentos

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Controle de Qualidade dos Alimentos. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Referências Bibliográficas: Controle de Qualidade dos Alimentos

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.