Artigo

Contabilidade Receita Federal: Análise do Edital (Entenda o que cai e como estudar)

Tabela 5 - Receita Federal

Contabilidade Receita Federal!

Olá, Futuros Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil! Sejam bem-vindos.

É com uma grande satisfação que estamos aqui hoje para fazer uma Análise Completa do Edital de Contabilidade Receita Federal, com base nas provas de Auditor Fiscal da Receita Federal de 2009, 2012 e 2014.

No artigo a seguir, veremos o que mais cai, o que cai menos, o que não cai, e o que precisamos saber de cada um dos itens do edital de Contabilidade Receita Federal, para estarmos bem preparados para a prova! 

Antes de analisarmos os assuntos mais cobrados e o que há de mais relevante na prova, alguns esclarecimentos sobre o cargo.

– O cargo de AFRFB é hoje um grande sonho de grande parte dos concurseiros do Brasil, compondo o alto escalão do Poder Executivo Federal. Com possibilidades de lotação de Norte a Sul do Brasil, os auditores trabalham nas mais diversas lotações possíveis, incumbindo ao Auditor Fiscal da Receita Federal, entre outras atribuição, a fiscalização de tributos de competência da União.

– O salário inicial está em torno de R$ 16.000,00, o que, no cenário econômico atual em que o país se encontra, é uma excelente remuneração.

– Mas, Gabriel, haverá concurso este ano? A resposta tende a ser negativa! Mas basta lembrar que ninguém esperava pelo concurso de 2014 também. Foi repentino.

Engana-se quem acha que o ano de 2016 é um ano ruim para os estudos! Pelo contrário, para aqueles que desejam realmente uma vaga em um cargo altamente concorrido, o momento de solidificar as raízes do estudo é agora! Enquanto muitos estão deixando os livros de lado, nos bastidores, os futuros auditores da RFB estão se formando e estudando como nunca! Para quem ainda não começou, dá tempo. Mas estudar sempre com seriedade e comprometimento! 

Todavia, para vencer esta prova, é necessário que estejamos afiados em uma disciplina muito importante, que é a Contabilidade Geral e Avançada. Mas  qual a importância desta matéria para a auditoria e fiscalização de modo geral? No curso das auditorias, faz-se necessário saber quais são os elementos contábeis das demonstrações, saber o que é a conta caixa, bancos, onde encontrar o resultado da empresa, onde são feitos os lançamentos contábeis, entre outros. O conhecimento contábil ajudará e muito no conhecimento fiscal.

Pois bem! Antigamente, até a prova de 2003, nós tínhamos cobrança separada da disciplina de contabilidade geral da disciplina de contabilidade avançada. A prova de contabilidade geral exigia os conhecimentos de sempre (lançamentos, balanço, DRE, depreciação, amortização, etc) enquanto que a prova de avançada exigia conhecimentos de consolidação, DFC, reorganização societária, conhecimentos mais profundos sobre coligação de sociedades, controle, entre outros.

Lembrando que tivemos dois concursos para auditor fiscal em 2002 e um em 2003. Depois, tivemos 2005, 2009, 2012 e 2014.

A prova de 2005 (nós já estudávamos contabilidade naquela época) foi extremamente difícil, e não nos serve mais, passados 10 anos de sua realização, como parâmetro de comparação. Na verdade, até serve, mas não condirá 100% com a realidade atual.

Então, em 2009, acreditamos que a contabilidade da ESAF começou a tomar a forma que hoje a maioria das bancas cobram, mas só em 2012 nós começamos a ter a cobrança dos chamados Pronunciamentos Contábeis, ainda de maneira um pouco modesta e tímida.

Somente em 2014 podemos dizer que a ESAF se adequou aos CPC e hoje essa tendência certamente veio para ficar.

Vale anotar que daqui a uns dias teremos a aplicação da Prova da ANAC, que será feita pela ESAF e nos dará uma visão melhor do que a ESAF vai explorar em provas futuras. Mesmo que a prova seja para Contador.

Mas, professores, o que eu devo estudar mais na contabilidade e como estudar? Bom, acompanhe o arquivo a seguir (leia abaixo ou faça o download clicando aqui! )

Observação: Deixamos sempre as nossas redes sociais para dicas praticamente diárias de concursos (contabilidade e direito empresarial):

Facebook: https://www.facebook.com/gabrielrabelo87

https://www.facebook.com/luciano.silvarosa.3?fref=ts

YouTube: https://www.youtube.com/user/GabrielRabelo

Periscope: gabrielrabelo87 (dicas diárias, às 22h)

Participem do nosso Grupo de Estudos de Contabilidade no Facebook: Contabilidade para Concursos – Grupo de Estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Professor, tenho assistido alguns vídeos seus aqui no estratégia . Adorei suas aulas de contabilidade, vc é um ótimo professor e nos faz aprender e gostar da matéria. Achei muito legal avaliação do edital de auditor da receita. Vou fazer concurso para analista da RF, vc teria uma análise desse edital também. Um abraço e sucesso na carreira.
    carla aparecida pereira em 16/06/16 às 13:59
  • Excelente material, parabens pela dedicação professor. Se houver um desses para AFT seria uma mão na roda pra gente tmb! Mais uma vez, muito obrigado.
    Henrique em 19/01/16 às 14:07
  • Obrigado, Mônica. Estamos sempre à procura da excelência. Quem sabe chegaremos lá. Um abraço. : )
    Gabriel Rabelo em 18/01/16 às 23:22
  • Fala, meu amigo! Bom ver você por aqui. Abraços.
    Gabriel Rabelo em 18/01/16 às 23:22
  • Isso ae!!! 2016 promete hehehe
    Rafael Blasques Quarezemin em 18/01/16 às 21:05
  • Gabriel, sua dedicação ao escrever um artigo é de admirar.
    Mônica em 18/01/16 às 20:28
  • Excelente Prof. Gabriel!!! Será muito proveitoso esse material! Tenho acompanhado o seu periscope e estou gostando muiiiitoooo!!! Abraços
    Fabiana em 18/01/16 às 09:29
  • Imagina. Estamos aqui para ajudar! Gabriel.
    Gabriel Rabelo em 18/01/16 às 09:19
  • Disponham! Estamos aqui para ajudar! Gabriel.
    Gabriel Rabelo em 18/01/16 às 09:19
  • Disponham! Um abraço e bons estudos! Gabriel.
    Gabriel Rabelo em 18/01/16 às 09:18
  • Gabriel, muito obrigado pela dedicação. Professores como você só aumetam o nosso nível de responsabilidade. Devemos estudar ainda mais após este presente.
    Luiz Felipe em 18/01/16 às 08:56
  • Este artigo é um grande presente tanto para quem está começando a estudar agora, como para aqueles que já estudam há um tempo e precisam relembrar quais assuntos são mais cobrados e devem constantemente ser reforçados. Muito bacana mesmo. Mais objetivo impossível! Obrigada professores Gabriel Rabelo e Luciano Rosa!
    Bruna em 18/01/16 às 07:05
  • Muito bom. Achei legal. Parabéns professor pelo trabalho e dedicação aos que ainda estão pela estrada.
    Wladimir em 18/01/16 às 05:50