Artigo

Contabilidade para Concursos: Dicas de como melhorar os estudos!

Contabilidade para Concursos.

Introdução

Bom dia, pessoal, aqui é o professor Julio Cardozo, professor de Contabilidade do Estratégia Concursos, tudo bem com vocês? Estamos aqui para escrever alguns artigos sobre temas importantes da nossa querida disciplina e, dessa forma, ajudá-los nessa tão importante missão, que é a aprovação em concursos públicos e exames.

No artigo de hoje vamos bater um papo sobre como “Como Estudar Contabilidade para Concursos?”. Se você está encontrando muita dificuldade para deslanchar nos estudos da nossa disciplina, ou até mesmo, desistiu de estudar para concursos na qual a Contabilidade é exigida, “SEUS PROBLEMAS ACABARAM”, rsrsrsr. Este artigo é para vocês!

Conversamos com alunos recém-aprovados em concursos de ponta, como SEFAZ-GO, SEFAZ-RO, SEFAZ-SC, e também contamos com a nossa experiência como professores e estudantes (eternos) dessa disciplina única e que costuma ser a MAIS IMPORTANTE em termos de pontuação em concursos da área fiscal, controle, etc. Para termos uma ideia, no concurso da SEFAZ-SC, um dos mais disputados do Brasil, Contabilidade era responsável por quase 20% de toda a pontuação!!

Vamos lá?

1º DICA – Seja Paciente e Persistente! Contabilidade para Concursos

Pessoal, a Contabilidade é uma ciência própria, cheia de particularidades, mecanismos, linguagens; vai exigir que você entenda a sua essência. Não é uma norma, na qual a leitura e capacidade mnemônica vão te garantir uma boa nota! VOCÊ VAI LEVAR TEMPO PARA APRENDER E ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL.

Portanto, caro concurseiro (a), tenha em mente que teremos dificuldades, mas você TEM CONDIÇÕES DE APRENDER CONTABILIDADE PARA CONCURSOS. Saiba que você terá que se esforçar muito e irá gastar uma boa quantidade de HBCs (Hora-Bunda-Cadeira, rsrs) para chegar a um nível alto nessa disciplina, como estão os candidatos que estão sendo aprovados nos concursos públicos.

Em alguns momentos o desespero pode bater, pode esperar. “Isso não faz sentido! Isso deveria ser ao contrário”, “Não entendo a DFC”, todos passamos por esses momentos, mas VAMOS SUPERAR ESSAS DIFICULDADES.

Não sou formado em Contabilidade! E agora?

Isso vale para pessoas de qualquer formação, galera! Temos alunos aprovados em concursos de ponta, que tiraram notas altíssimas em Contabilidade, que são graduados em áreas de conhecimento que não possuem relação alguma com a nossa disciplina: dentistas, veterinários, músicos (Contabilidade e Música tem tudo a ver!), advogados, etc. Não é a sua formação que vai te impedir de aprender.

Quanto meses ou anos eu levarei para chegar nesse nível, professor Julio Cardozo? Sinceramente, não há prazo galera, cada ser humano é único e possui suas características. Mas, priorize o estudo da Contabilidade DESDE O ÍNICIO DE SUA PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS, se você quiser reduzir esse tempo de preparação.

Deixar para estudar Contabilidade após a publicação do edital é, sem dúvidas, uma estratégia temerária e o preço a pagar pode ser bem caro. É muito difícil que algum concurso público da área fiscal e controle não exija Contabilidade – só vi, até hoje, alguns cargos de prefeituras bem pequenas – assim sendo, não há motivo para não destinar tempo AGORA para sua preparação, ok?

Contabilidade para Concursos.

2º DICA – Conheça o Dialeto Contábil

Contabilidade para Concursos. Pessoal, a Contabilidade possui uma linguagem própria, cheia de “gírias”, e para o aprendizado da disciplina, temos que nos familiarizar com ela. Temos algumas expressões que são traduzidas de outros idiomas e, nem sempre essa tradução é das melhores e/ou reflete o significado esperado na língua portuguesa.

Vejam alguns exemplos de palavras que estão no cotidiano da nossa matéria e que não são utilizadas no senso comum ou são utilizadas com outro sentido:

débito e crédito;

– apropriar, transcorrer, incorrer;

– competência, ganho ou perda;

–  conceito de receitas, custos e despesas;

– disponível para venda e mantido para negociação;

– diferença de passivo para despesa;

– diferença de ativo para receita;

Há muitos outros exemplos, mas o que precisa ficar claro para você é que existe um verdadeiro dialeto contábil, com muitos significados e que farão toda a diferença no seu estudo e, AOS POUCOS, você irá se acostumando com ele. Tenha calma e, sempre que alguma dúvida aparecer, peça ajuda!

3º DICA – Partidas Dobradas

Contabilidade para Concursos. Lembra da 3ª Lei de Newton? “A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos. ”

A Contabilidade tomou emprestada essa ideia da Natureza e, ao longo de séculos, desenvolveu o Método das Partidas Dobradas para registrar os fatos que alteram o patrimônio de determinada entidade.

Por essa sistemática, não há geração espontânea de patrimônio, SEMPRE há uma ORIGEM de recursos, a qual chamamos de CRÉDITOS e a respectiva APLICAÇÃO de recursos, chamada de DÉBITOS.

A soma das origens será sempre igual à soma das aplicações, isto é, a soma dos débitos será SEMPRE igual à soma dos créditos em um Contabilidade regularmente escriturada.

Aqui fica o alerta: débitos e créditos não tem, necessariamente, conotação negativa ou positiva para empresa. Débito não é algo ruim e crédito não é algo bom, e isso costuma dar um NÓ na cabeça de quem começa a estudar Contabilidade.

Conheça e aceite essa verdade contábil e seja feliz!!! Hahahaha.

Contabilidade para Concursos.

4º DICA – Princípio da Competência

A Contabilidade como ciência possui diversos princípios, mas um dele é de fundamental importância e pode, em certos momentos, trazer estranheza para quem está dando seus primeiros passos na nossa disciplina.

Esse princípio prevê que, para reconhecermos despesas e receitas, o que importa é a ocorrência do respectivo fato gerador, que NÃO NECESSARIAMENTE COINCIDE COM A ENTRADA OU SAÍDA DE DINHEIRO (CAIXA).

Ou seja, eu posso pagar R$ 1.000 a um empregado hoje, mas essa saída de caixa não representar uma despesa!!! WHAT???? Isso mesmo, nobre concurseiro.  Uma empresa pode receber R$ 1.000.000 hoje, referente a venda de mercadorias e NÃO ser uma receita! Tá de sacanagem, professor? Sério mesmo, rsrs.  Não é caô!!

Conhecer e entender o Princípio da Competência vai alancar e, de certa forma, pode até mesmo destravar seus estudos em Contabilidade, pois é comum termos a ideia que o que vale mesmo é ter dinheiro na mão! Mas para a Contabilidade, a essência econômica da operação é o mais importante e saída ou entrada de caixa.

Contabilidade para Concursos.

5º DICA – Treine a Contabilização dos fatos Contábeis

Contabilidade para Concursos. Lembro que quando comecei a ser alfabetizado, há quase 30 anos (tristeza bateu agora, haha), eu queria ler tudo o que colocassem na minha frente: jornais, bula de remédio, revista, Bíblia.  Ia devagar mesmo, naquele ritmo do “BÊ com A faz BÁ”, “BÊ com A faz BÉ”, mas, como o tempo, fui aprendendo novas palavras, fonemas, ganhando agilidade e esse processo continua, de certa forma até hoje!

No aprendizado da Contabilidade também deve ser assim: acostume-se a, desde cedo, imaginar como determinado fato contábil deve ser registrado pela Contabilidade.  “Qual o lançamento deve ser feito para a venda à vista? E a prazo? Uma parte à vista e outra a prazo”.  Quais as contas envolvidas? Quanto será o débito e quanto será o crédito?

Desde “novinho”, pergunte e questione como a Contabilidade irá contabilizar essas alterações.  No começo será complicado, “qual conta será debitada, qual será creditada? Mas com persistência e dedicação você vai ganhar agilidade.

“VERDADE LIBERTADORA”:

Contabilidade para Concursos. É impossível conhecer TODAS as contas que são utilizadas na Contabilidade, até porque, o número de rubricas utilizadas pode ser infinito, pois cada tipo de entidade, empresa, possui seus fatos contábeis próprios, o que irá demandar uma lista própria de contas. Ou seja, a cada dia de estudo podemos aprender um lançamento e/ou uma conta novos!

Sua preocupação é conhecer aquilo que é cobrado em provas e, nisso a gente ajuda!!

Conversando com alunos recentemente aprovados, percebemos que no início eles tiveram que dedicar um bom tempo do seu estudo para fazer contabilizações.  Inclusive, usaram uma metodologia que usamos em nossas aulas conhecida como “Balanços Sucessivos”.

Funciona assim: a cada fato contábil, além de efetuarmos a contabilização, preparamos um balanço patrimonial para evidenciar a alteração ocorrida na sociedade, além da Demonstração do Resultado do Exercício.

Isso mesmo! A cada lançamento, um balanço patrimonial e uma DRE! Sério, professor? Não é perda de tempo fazer isso? Com certeza não! Esse tipo de trabalho é a base do seu conhecimento contábil. E com essa estrutura bem-feita, os outros assuntos que virão serão como novos andares da sua casa contábil, mas que está “edificada sobre a rocha e não na areia”.

Muitas tempestades e pancadas virão, mas sua casa está bem firmada e não vai cair, tenha certeza.

Obviamente que depois de bem treinado, você não precisará mais dessa metodologia, mas seu conhecimento contábil já está bem solidificado!

Contabilidade para Concursos.

6º DICA – VELOCIDADE X DIREÇÃO

Contabilidade para Concursos. Pessoal, sabemos que o ritmo de vida que temos hoje nos obriga a querer ter a maior quantidade de informação no menor tempo possível.  O mercado exige rapidez, eficiência, e no estudo para concursos isso também tem que ocorrer.

Só que preciso alertá-lo que os editais de Contabilidade dos concursos TOPs do Brasil acabam exigindo praticamente todo o conteúdo que aprendemos em 4 anos de graduação em Ciências Contábeis e, alguns temas, como por exemplo, alguns Pronunciamentos Contábeis nem são vistos na graduação.

Portanto, você precisa aceitar que o aprendizado é gradual; “mais importante do que a velocidade é a direção”. Sabemos que você quer passar no concurso dos seus sonhos o quanto antes, também fomos concurseiros e essa vida é muito sofrida.

Especialmente na parte Introdutória da disciplina, que contempla, assuntos, como definições básicas, objeto de estudos, Método das Partidas Dobradas, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado, há uma sequência lógica e didática, a qual priorizamos em nossos cursos.  Não queime etapas.

Depois que você terminar a parte mais Geral da Contabilidade, alguns temas podem ser considerados “independentes”, especialmente os Pronunciamentos Contábeis, nesse caso, não há a necessidade de esgotar ou entender o assunto totalmente antes de passar para o próximo.

Contabilidade para Concursos.

7º DICA – CONHEÇA a banca que fará a sua prova.

Contabilidade para Concursos. Apesar de ser una, a Contabilidade não é uma ciência exata, alguns entendimentos podem sofrer variações de acordo com as doutrinas e doutrinadores seguidos.  Além disso, a forma de cobrança VARIA MUITO entre as bancas de concursos.

Por exemplo: a Cebraspe/Unb é uma banca já tradicional por realizar concursos da área de controle e contador. Mas também está ganhando espaço na área fiscal.  Suas questões são, em grande maioria, teóricas e cobram assuntos desde a parte inicial da Contabilidade até os famosos Pronunciamentos Contábeis. Suas questões privilegiam a aplicação, muitas vezes aprofundadas, dos conceitos apresentados nas normas contábeis e não é uma mera prova de decoreba!

Por sua vez, a Fundação Carlos Chagas (FCC) pega muito pesado nos cálculos. É uma verdadeira corrida contra o tempo!! Mas a banca repete muito o padrão de suas questões, praticamente não há novidade em suas provas. Um candidato bem treinado já resolveu diversas questões iguais àquelas que aparecem nas provas, não vai ser surpreendido, mas vai correr contra o tempo.

Contabilidade para Concursos. Portanto, CONHEÇA SUA BANCA DE CONCURSO E RESOLVA MUITAS QUESTÕES.

8º DICA – Use bons materiais de estudo!

 Contabilidade para Concursos. Os editais de Contabilidade para concursos estão cada vez maiores e mais assuntos estão sendo cobrados. Desse modo, usar bons materiais é fundamental na sua preparação e aqui nós queremos oferecer nossa ajuda, galera.

Modéstia à parte, nossa equipe de professores de Contabilidade é de alto nível. Formada por professores como muita experiência em concursos públicos! Milhares de alunos já aprovados e, ainda sim, estamos buscando sempre melhorar.

Livros digitais (PDFs),  vídeos completos e atualizados com as questões mais recentes das principais bancas de concursos. Os cursos são preparados de acordo com o que é previsto com o seu edital. Nosso objetivo é que a sua preparação seja a mais eficiente possível.

Mapas mentais e resumos para te auxiliar na revisão e fixação de conteúdos. Além de não economizarmos na quantidade de exercícios!  Se você ainda não conhece os nossos cursos, dá uma conferida neste link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/julio-cardozo-3406/

É isso pessoal, espero que esse artigo tenha cumprido o seu objetivo que é te ajudar na sua preparação. Não há caminho fácil, mas você não está sozinho nessa jornada. A nossa grande alegria como professores, é manter contato com nossos alunos, por isso, mande se retorno sobre esse artigo. Gostou, não gostou, ajudou ou não. Quero saber a sua opinião.  Vou deixar aqui o meu contato:

Professor Julio Cardozo: @profjuliocardozo (Instagram)

Baixe aqui a versão PDF do artigo: Como-estudar-Contabilidade-para-concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Professor! Antes de mais nada, ótimas dicas. Me formei em contabilidade pela UFES, realmente é preciso que os colegas tenham muita paciência para aprender, pois são muitos detalhes, mas nada que não possa ser superado. Professor, tem algum pacote que você recomendaria aqui no estratégia para se aprofundar em contabilidade geral e pública, que eu possa adquirir? Tenho também alguns bons livros da área, inclusive o manual, mas teria algum em especial que o senhor recomendaria para se aprofundar? Agradeço pela atenção.
    Thiago Galimberti em 28/06/19 às 08:15
  • Com certeza há e estamos juntos nessa caminhada!
    Júlio Cardozo em 11/12/18 às 16:45
  • Hahahaha, o Moisés é uma lenda mesm da UFPR kkkkk. Você se formou antes de mim! Eu cheguei lá em 2007 e saí em 2010!!! Muitas saudades do CAMPUS do Jardim Botânico.
    Júlio Cardozo em 11/12/18 às 16:44
  • Olá, Concurseiro, essa é uma preocupação bem comum e devemos perguntar mesmo. A gente sabe que ninguém gosta de fiscal, hahaha, mas eu te digo que todo o tempo que trabalhei nunca sofri ameaças e trabalho diretamente na fiscalização, cara a cara com contribuinte. Acho que você tem que zelar por uma postura séria e sem querer "humilhar" o contribuinte. Tem que saber abordar as pessoas, isso é fato. Além disso, ressalto que há mundo de atividades dentro dos órgãos e nem todos você terá que lidar diretamente com o contribuinte.
    Júlio Cardozo em 11/12/18 às 16:43
  • Boa tarde, professor. Auditor da RFB ou de qualquer SEFAZ sofre ameaças? Quero muito ser auditor e tenho medo de me ameaçarem de morte, ou ameaçarem minha família. Como o auditor não é benquisto etc e tal eu temo pela minha vida e de pessoas próximas a mim.
    ConcurseiroRFB em 05/12/18 às 11:13
  • Professor, em que ano vc estudou na UFPR? Eu fiz contábeis entre 1999 e 2003, ainda eram 5 anos naquela época... e sim... o temido professor Moisés Marcondes compôs a minha banca... foi terrível... hahahahaha
    Daiane Virgínia Alves Rosolen em 21/11/18 às 19:31
  • Ótimo artigo mestre!!
    Carlos Eugênio Lins em 20/11/18 às 22:05
  • Ótimo artigo Professor! Usou as palavras certas para nos motivar e mostrar que ha luz no fim do túnel.
    Isabel Cristina Vieira em 20/11/18 às 18:55
  • Excelente artigo professor! De fato, Contabilidade deve ser encarada como uma matéria com um perfil diferente de boa parte das demais matérias: além de dominar a teoria, o aluno tem que praticar à exaustão (olha o "trocadilho") para que o tempo despendido nas resoluções de prova seja o menor possível.
    Marcos Domingues em 20/11/18 às 12:38
  • Muito bom...... A cada dia estou mais apaixonado pela contabilidade...
    Jairo em 20/11/18 às 10:48
  • Obrigada pelo artigo professor, ótimo. A contabilidade apesar de já tem assimilado uma boa parte dela ,mas ainda tenho muito que estudar, o seu artigo , nos levanta o animo.Estou me preparando para DF apos a reprovação da prova de Goias,e continuarei nesta luta até passar com a proteção de Deus´.Obrigada professores.
    Neirilene Pereira da luz em 20/11/18 às 09:03
  • Sempre com excelente dicas e oferecendo materiais extremamente válidos na preparação e estímulo na vida de todos os estudantes da contabilidade, como também dos concurseiros. Parabéns mestre Júlio Cardoso
    Washington em 20/11/18 às 08:48
  • Sou fã de vocês
    Marcos Batista em 20/11/18 às 07:47