Artigo

Conhecimentos Bancários BANESTES (Técnico Bancário) – prova resolvida e gabarito extraoficial

Olá pessoal, tudo bem?

Acabei de ter acesso à prova do Banestes realizada neste último domingo (06/05) e venho aqui compartilhar com vocês breve resolução das questões de Conhecimentos Bancários.

A prova foi muito bem-feita pela FGV. Grande parte das questões valorizou o conhecimento dos candidatos sobre os temas cobrados ao solicitar exemplos reais ao invés da ultrapassada “decoreba”. Saber disto é muito importante para próximas provas da FGV sobre o assunto.

Também fiquei muito contente ao verificar que 19 das 20 questões cobradas foram trabalhadas explicitamente em nosso material. Apenas a questão que tratava de swap cambial reverso não foi exemplificada.

Bem, vamos aos comentários. Saliento que tive acesso à prova de Tipo 1 – Cor Branca e que o gabarito aqui apresentado é EXTRAOFICIAL.

 

PARTICIPEM DO NOSSO RANKING BANESTES e tenham uma ideia de como vocês estão em relação aos concorrentes! Basta preencher aqui:

PARTICIPE DO RANKING BANESTES TÉCNICO BANCÁRIO

Boa sorte a todos no certame!

Prof. Vicente Camillo

 

CORREÇÃO E GABARITO EXTRAOFICIAL

51 – Em referência aos papéis exercidos pelo Copom e pela mesa de operações do mercado aberto do Banco Central do Brasil, com relação à taxa Selic, é estabelecido que:

C: A função do COPOM é determinar a META da Taxa Selic. A mesa de operações do BACEN opera no mercado de títulos no sentido de aproximar a Taxa Selic da Meta da Taxa Selic.

52 – A remuneração atual da caderneta de poupança possui um componente básico, baseado na taxa referencial (TR), e um adicional, dependente da política monetária corrente. (…)

B: A remuneração da caderneta de poupança é a Meta da Taxa Selic.

53 – A fiança é uma operação tradicional no mercado brasileiro, em que um banco, por meio da “carta de fiança”, assume o papel de fiador de uma outra companhia numa operação comercial, concorrência pública ou de crédito. (…)

D: A fiança, ao servir como garantia, reduz o risco de crédito entre o devedor (empresa afiançada) e o credor (fornecedor).

54 – Em 7 de fevereiro de 2018, o Copom reduziu a meta da taxa Selic para 6,75% ao ano (…)

A: Se a SELIC está acima da Meta, é necessário que o BACEN opere no sentido de reduzi-la. Assim, é preciso COMPRAR títulos, o que resultará em aumento da quantidade de moeda na economia e redução da Taxa Selic

55 – O mecanismo pelo qual a mesa de operações de mercado aberto do Banco Central persegue a meta da Selic definida pelo Copom é denominado “operações de mercado aberto”.(…)

D: Mesmo raciocínio da questão anterior, mas nesta aplica-se uma politica contracionista com aumento da Selic.

56 – O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e uma entidade privada sem fins lucrativos, e que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores. (…)

E: O acionamento do FGC é previsto nos casos de intervenção, liquidação ou falência de IFs.

57 – O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite ao cliente pagar compras ou serviços até um limite de crédito previamente definido no contrato de uso do cartão. (…)

C: O não pagamento da fatura completa do cartão de crédito implica, por 30 dias, na utilização do crédito rotativo do cartão.

58 – O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. (…)

E: Ações de debêntures são títulos negociados no mercado de capitais.

59 – Se a taxa de câmbio estiver num patamar muito baixo, por exemplo, R$ 2,00 por dólar americano, e o Banco Central desejar realizar uma intervenção para aproximar a taxa de R$ 3,00, é preciso que a instituição:

D: Se o Bacen pretende desvalorizar o câmbio, ele deve ficar comprado em um swap cambial tradicional. Na prática, isto significa que o Bacen compra uma determinada quantidade de dólares no futuro a determinado preço. Ou seja, a tendência é que o dólar valorize (taxa de câmbio desvalorize).

60 – O Banco Central possui autorização para realizar intervenções no mercado de câmbio e um dos instrumentos para tal consiste num acordo em que o Banco Central paga aos investidores os juros do período e recebe em troca a variação da taxa de câmbio. (…)

C: Aqui aplica-se o conceito contrário. Se o Bacen pretende valorizar a taxa de câmbio, ele deve operar com o swap cambial reverso.

61 – Em 2008 foi constituído um sistema de normas pelas próprias instituições financeiras, com compromissos de conduta estabelecidos para que o mercado atue de forma ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do consumidor e da sociedade. (…)

D: Questão direta. Trata-se da autorregulação bancária

62 – Será parte de seu trabalho no Banestes o atendimento a clientes com determinados perfis. (…)

D: Nesse cenário, a poupança rende 70% da SELIC + TR. Ou seja, o rendimento será de 5,6% +  3% = 8,6%.

63 – Acerca dos riscos ligados às chamadas criptomoedas ou moedas virtuais, o Banco Central do Brasil, em comunicado à conversibilidade e ao alastro de tais ativos, destacando que não é responsável por regular, autorizar ou supervisionar o se uso. (…)

E: Questão mais complexa, mas que foi aborda na aula de “tecnologia” presente em nosso material. O valor das criptomoedas decorre da confiança no emissor destas moedas.

64 – Recomenda-se que, antes de contratar uma operação de crédito, o consumidor pesquise as diversas opções disponíveis, pois as condições da operação podem variar de uma instituição para outra. (…)

B: Questão direta. Trata-se do custo efetivo total, que irá demonstrar aos contratantes de empréstimos qual o custo total na tomada daquele crédito.

65 – Acerca do tratamento dado pelo código de Conduta e ética do Sistema Financeiro Banestes (SFB) ao regime de presentes e outros benefícios recebidos pelos seu profissionais, analise as afirmativas a seguir.

E: Todas alternativas estão corretas.

66 – Alfredo contraiu uma dívida com o Banco X e assinou uma cédula de crédito bancário com o aval de João. (…)

C: Questão direta sobre o aval. O avalista torna-se devedor solidário.

67 – Em garantia de empréstimo concedido pelo Banco W, Tereza deu um imóvel de sua propriedade ao credor. (…)

D: Trata-se da hipoteca

68 – Uma das garantias ao cumprimento de um contrato celebrado no âmbito do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) é a alienação fiduciária. (…)

E: Todas alternativas estão corretas.

69 – Durante a vigência de um contrato de fiança, o credor Atílio concedeu prorrogação do prazo de pagamento da dívida (moratória) ao afiançado sem consentimento do fiador Jerônimo. (…)

B: A moratória extingue a fiança.

70 – Analise as três situações a seguir. (…)

A: Clara, Joana e Paloma praticam o crime de lavagem de dinheiro.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esta questão 70 sobre lavagem de dinheiro só teve na Prova Tipo 1. Nas provas tipo 2, 3 e 4, a questão sobre lavagem de dinheiro começa com "Caio, funcionário de uma Instituição financeira..." Que inclusive estava muito mais difícil do que que essa sobre, Clara, Joana e Paloma, pois falava das penalidades impostas e sobre delação. Acredito que possamos fazer recurso e anulá-la.
    Tânia A.Reis em 08/05/18 às 20:32
  • Professor Vicente, a questão 57 questionava o que o procedimento de pagar a fatura completa ou um percentual dela evitaria. A pergunta é: pagar um percentual da fatura evita a entrada no crédito rotativo? Me corrija se eu estiver errado, mas ao pagar um percentual da fatura, automaticamente você estará entrando no crédito rotativo, ou seja, não evitaria o crédito rotativo. Na minha opinião, pagar a fatura toda ou um percentual dela evita que a operadora do cartão de crédito inscreva o nome do cliente em órgão de proteção ao crédito.
    Allan em 08/05/18 às 19:51
  • Não tem questões da prova verde? Ou de outras provas?
    Felipe em 08/05/18 às 11:26
  • Mas pode ter provas com questões diferentes pro mesmo cargo no mesmo concurso?? Questões diferentes podem ter dificuldade diferente, então não é justo porque isso pode beneficiar uns em detrimento de outros.. Que eu saiba as provas para um mesmo cargo tem que ter as mesmas questões, mas em ordem diferente em cada cor de caderno
    Renata em 08/05/18 às 10:41
  • Professor, fiz a prova Azul-Tipo 4. A questão sobre lavagem de Dinheiro foi diferente. Vou te mandar a foto pelo fórum da ultima aula no Curso do Banestes porque a questão é extensa. Outra coisa, caiu uma questão de Conhecimentos Bancários na parte de Atendimento e Vendas, desta forma, pra prova Azul, foram 21 questões de Conhecimentos Bancários e 9 de Atendimento e Vendas. Também nunca vi isto acontecer, de uma tipo de prova ter uma questão diferente dos outros tipos. Geralmente eles só mudam a ordem das questões para evitar colas.
    Tânia A.Reis em 08/05/18 às 10:02
  • Estas são as questões de conhecimentos bancários da prova Tipo 1 - branca
    Vicente Camillo em 07/05/18 às 21:43
  • cade o resto das questoes?? e essa questao numero 70 ai nao tinha na minha prova.. estranho!
    renata em 07/05/18 às 20:52
  • Cadê o resto das questões
    xeixas em 07/05/18 às 18:34
  • Não tive acesso à prova amarela.
    Vicente Camillo em 07/05/18 às 18:03
  • Ismael, correto. Como afirmei em outro comentário, passou despercebido o valor da TR. Não notei este dado no enunciado da questão.
    Vicente Camillo em 07/05/18 às 18:00
  • Weverton, não seja precipitado. O que disse é completamente leviano. Corrigi a prova do BANESTES, pois, naquele momento, não tinha tido acesso ao BANPARÁ. Irei corrigi-la ainda hoje.
    Vicente Camillo em 07/05/18 às 17:57
  • Daniel, você está corretíssimo. Passou batida essa informação de TR = 3%. Na pressa acabei nem notando esse ponto.
    Vicente Camillo em 07/05/18 às 17:56
  • Na prova branca tem....rs! É a única questão sobre lavagem de dinheiro da prova.
    Vicente Camillo em 07/05/18 às 17:52
  • Professor, a questão número 70 é diferente na prova amarela. Vc teria a correção?
    Dayana em 07/05/18 às 17:52
  • 70 – Analise as três situações a seguir. (…) A: Clara, Joana e Paloma praticam o crime de lavagem de dinheiro. De qual prova é essa questão? Na prova verde de técnico bancário não tem...
    Gomes em 07/05/18 às 17:49
  • Aguardando a correção das 10 últimas questões de conhecimento especifico.
    Letícia em 07/05/18 às 16:26
  • Olá Márcio. Colocamos o enunciado das questões. Dê uma olhada que agora você poderá conferir seu caderno. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/05/18 às 15:52
  • Olá Marina. Apenas de Técnico Bancário. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/05/18 às 15:49
  • Olá Kamila. Colocamos o enunciado das questões. Dê uma olhada que agora você poderá conferir seu caderno :) Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/05/18 às 15:48
  • Olá Daniel. Colocamos o enunciado das questões. Dê uma olhada que agora você poderá conferir seu caderno :) Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/05/18 às 15:48
  • Por favor insira o começo das questões para que quem fez outra cor de prova também possa corrigir. Obrigado.
    Márcio em 07/05/18 às 15:08
  • Tinha 3 tipos de provas, tem que colocar o enunciado, por favor hein.
    tatiana em 07/05/18 às 13:44
  • Boa tarde, Voces iram corrigir a prova de conhecimento específicos de assistente securitário?
    Irineu Gomes em 07/05/18 às 12:34
  • Bom dia Professor Vicente. Sobre a questão 52, temos a Selic = 8% e, por definição, quando esta é menor ou igual a 8,5%, a poupança rende TR + 70% Selic, que é o caso representado na questão. Portanto, 70% de 8% = 5,6%. Assim, a poupança renderia TR = 3% + 5,6% (70% Selic), num total de 8,6%. E como a poupança é um investimento de risco quase nulo, a não ser que Fernando Collor seja o presidente da república, entendo a opção D (caderneta de poupança) responderia melhor à questão.
    Daniel Gaigher em 07/05/18 às 12:19
  • Professor, em relação a questão 62 creio que a opção correta seja a letra D (aplicar numa poupança), pois no enunciado diz que ele eh AVESSO ao risco e a poupança se encaixa. Pergunta também qual terá maior rentabilidade líquida de IR, e como sabemos os Títulos tem incidência de 15% de IR fazendo o ganho cair de 8% para 6,8%, já a poupança rende nesse cenário 70% da SELIC, que será de 5,6% mas também há na poupança a TR que no caso será de 3% e ao somarmos a taxa simples as duas temos 8,6% e por ser isenta de IR terá rendimento maior que os TÍTULOS.
    Ismael V. Diniz em 07/05/18 às 11:57
  • Professor, do jeito que foi postado, não tem como os alunos que fizeram os outros cadernos terem acesso às questões
    Daniel Brunelli em 07/05/18 às 11:31
  • Pode questão diferente entre provas? Nunca tinha me deparado com isso em provas de concurso. Sempre vi ordens diferentes, mas as questões?
    Larissa em 07/05/18 às 11:11
  • Só com o comentário da resposta não dá para identificar qual questão que é devido a variedade de provas.
    Kamila em 07/05/18 às 11:06
  • Bom dia! Será divulgado o gabarito da prova de analista de comunicação (tipo 1 - Branca) também? Grata!
    Mariana em 07/05/18 às 11:00
  • Por favor, corrija a prova do Banpará.
    Jacqueline em 07/05/18 às 09:47
  • Cadê as questões do Banpará? Só porque é do estado da região Norte não tem o mesmo grau de importância?
    WEVERTON GUTEMBERGUE em 07/05/18 às 08:45
  • Bom dia Professor Vicente, Sobre a questão 52, conforme o site do BACEN; o parâmetro utilizado é a meta da taxa Selic e o gabarito seria a letra B: "De acordo com a legislação atual (*), a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas: I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e II - a remuneração adicional, correspondente a: a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%." http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp
    Beaver_ES em 07/05/18 às 08:21
  • Professor você já teve acesso a prova do basa?
    Faby em 07/05/18 às 08:05