Artigo

Concursos Públicos para Iniciantes – Da decisão até a aprovação

Muitas pessoas me pedem dicas de concursos públicos para iniciantes. Para quem está começando a se interessar pela carreira pública, é muito comum não saber por onde começar a sua preparação. É muito saudável fazer estes questionamentos antes mesmo de colocar ações em prática. Isso evita com que se perca tempo com coisas menos importantes e priorize o que realmente importa.

A fim de fornecer um panorama sobre a rotina de um concurseiro até a sua aprovação listei a seguir alguma fases, que espero que sejam esclarecedoras. Confira!

A decisão do concurso público para Iniciantes

Você já tomou a decisão de prestar um concurso público? Saiba que esta não é uma decisão qualquer. Uma vez que decida prestar um concurso público deverá se dedicar por inteiro para que de fato consiga alcançar a aprovação. A decisão implica, desta forma, em ter condições de seguir uma rotina de estudos regrada e frequente.

concursos públicos para iniciantesMuitos que prestam concursos públicos para iniciantes acreditam que dá para ser aprovado estudando somente nas horas vagas, apenas quando sair o edital e apenas as matérias “mais importantes”. A concorrência se prepara bem antes disso – e sempre há muitos concorrentes. Além disso, todas as matérias são importantes e nenhuma deve ficar de fora do seu planejamento.

Quando tomar a decisão de fazer um concurso público, tenha em mente:

  • É preciso dedicar o máximo de tempo aos estudos. A falta de tempo é uma desculpa frequente, mas não pode fazer parte da sua realidade. Trate o tempo como um recurso a ser administrado.
  • Decida qual concurso tem mais interesse em fazer. Aos iniciantes, é indicado se dedicar em estudar para um edital por vez. Defina qualquer será o seu concurso e verifique se haverá editais previstos para este ano.
  • Você precisa adaptar a sua agenda, considerando os seus compromissos pessoais, profissionais e os do concurso público.
  • Você não precisa esperar o edital para estudar. É estratégico pesquisar em edições anteriores as matérias que já caíram, as bancas realizadoras responsáveis e diferenciais. Assim, você estará usando o tempo ao seu favor.

Planejamento e estratégia de estudo

O planejamento é a alma da preparação para o concurso público. Deve ser realizado após você definir qual será o concurso em questão. Duas palavras devem ser o foco do seu planejamento: gestão do tempo e organização. O ponto de partida é a data atual em relação à data prevista das provas, considerando ainda o prazo de inscrição. Se o edital não tem data definida, considere a sua previsão.

Com estas datas você pode criar um cronograma de todo o conteúdo, dividindo as disciplinas e assuntos por período (como semanalmente, diariamente, etc.). Há muitas metodologias de organização e gestão do tempo que podem ser úteis – escolha a quem tem mais facilidade. É o caso do Ciclo de Estudos e o Quadro de Horários – veja nesta matéria a diferença entre ambas. Há várias metodologias – pesquise mais sobre as suas possibilidades.

O seu planejamento deve considerar ainda os custos que terá, os materiais que irá precisar, o espaço adequado de estudo, quais os desafios/contingências e as oportunidades previstas, quais seus pontos fortes e fracos, como se manterá motivado (isso é importante), o tempo disponível e definido para o estudo, como irá tirar as dúvidas, etc.

No cronograma de estudo, além dos horários dedicados a estudar, coloque ainda seus outros compromissos e faça uma agenda integrada, pois assim não perde o foco no que é importante em cada momento. A rotina deve prever ações práticas que você irá executar, como leitura, exercícios e simulados, revisões, construção de resumos, resolução de dúvidas, etc.

Rotina na prática

Depois de planejada a sua jornada de estudos em detalhes, é hora de colocar em prática a sua rotina de estudos. Uma metodologia sempre deixa tudo mais organizado e em perspectiva. Nunca deixe nenhum assunto para trás. Tenha uma rotina de revisão dos conteúdos sem que passe muito tempo do momento em que estudou. Tenha ainda metas semanais ou por período. Isso porque é mais fácil ser aprovado com pequenas conquistas. Outra dica é conhecer bem o edital, de ponta a ponta. Nele há informações que muitos concurseiros iniciantes ignoram.

Dia da prova

E por falar em edital, ele traz muitas informações sobre o dia da prova, as regras gerais e de pontuação. Tente prever a sua rota no dia das avaliações e esteja preparado, Assim como em toda rotina de estudo, no dia da prova esteja descansado. Faça uma revisão ampla na semana que antecede a aplicação.

Aprovação e reprovação

A aprovação é um momento muito especial para qualquer concurseiro, mas não perca o foco. É só o início de uma nova jornada profissional que irá construir. E se caso não for aprovado desta vez, não desanime. É só mais uma oportunidade para que se prepare melhor e aprenda com os erros. Continue firme e forte em seus propósitos!

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre concursos públicos para iniciantes? Deixe um comentário a seguir e compartilhe as dicas das suas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.