Artigo

Concursos Públicos – 5 novas técnicas para estudar por questões

Estudar por questões é uma ótima maneira de otimizar os seus estudos para concurso público. É uma forma de tirar dúvidas, testar os seus conhecimentos adquiridos, rever o conteúdo e ter uma dimensão de como será a prova do concurso público. Há muitas técnicas e maneiras de usar as questões como recurso de estudo e veremos alguns deles neste artigo.

1) Teste os seus conhecimentos

Estudar é o ponto de partida. Geralmente, estudamos através de um conteúdo inicial – aula dada, vídeo, texto, etc. O segundo passo é o resumo, com as partes mais relevantes para fixar o conteúdo. E a etapa seguinte é testar estes aprendizados, através de testes, exercícios, simulados, questões de provas antigas, etc.

estudar por questões

Se você tem um assunto programado para a semana, por exemplo, deve saber que terá questões para responder. Logo, a primeira técnica é usar estas questões para testar os seus conhecimentos. E usá-las também como um nivelamento: errou? Volte ao conteúdo original. Ficou em dúvida na hora de responder? Estude mais um pouco.

2) Use questões já respondidas como recurso de revisão

Depois que você estudou um assunto e já tem vários exercícios e simulados respondidos, você pode utilizar este conteúdo como recurso de revisão. É certo que mapas mentais e resumos são os recursos mais utilizados, mas não descarte os exercícios como ferramenta de revisão, já que consta neles dados e informações dos assuntos estudados. Podem servir de roteiro.

É importante que estudar por questões seja um hábito diário. Usar as questões como recurso de revisão torna isso possível.

3) Estudar por questões em provas antigas

As provas antigas e simulados muito próximos dão a você condições de se ambientar ao que será pedido na prova além de testar seus conhecimentos sobre os assuntos. Em geral, as provas de editais antigos estão armazenadas nos sites das bancas organizadoras e são de fácil acesso. Basta pesquisar.

4) Comentando questões

Outra técnica que recomendo é, após a resolução de questões nos exercícios e simulados, fazer comentários pessoais sobre cada situação, explicando com suas próprias palavras a situação da questão. É uma forma de enriquecer o seu conteúdo para usá-lo na revisão.

5) Técnica da questão reversa

E que tal desmembrar a sua questão? Uma forma de estudar por questões é partir das respostas (respondidas ou não) para o enunciado, fazendo o caminho reverso para compreender o problema. É uma técnica de estudo cada vez mais explorada pelos concurseiros.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como estudar por questões? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.