Concursos Públicos - 5 novas técnicas para estudar por questões
Área Fiscal

Concursos Públicos – 5 novas técnicas para estudar por questões

Estudar por questões é uma ótima maneira de otimizar os seus estudos para concurso público. É uma forma de tirar dúvidas, testar os seus conhecimentos adquiridos, rever o conteúdo e ter uma dimensão de como será a prova do concurso público. Há muitas técnicas e maneiras de usar as questões como recurso de estudo e veremos alguns deles neste artigo.

1) Teste os seus conhecimentos

Estudar é o ponto de partida. Geralmente, estudamos através de um conteúdo inicial – aula dada, vídeo, texto, etc. O segundo passo é o resumo, com as partes mais relevantes para fixar o conteúdo. E a etapa seguinte é testar estes aprendizados, através de testes, exercícios, simulados, questões de provas antigas, etc.

estudar por questões

Se você tem um assunto programado para a semana, por exemplo, deve saber que terá questões para responder. Logo, a primeira técnica é usar estas questões para testar os seus conhecimentos. E usá-las também como um nivelamento: errou? Volte ao conteúdo original. Ficou em dúvida na hora de responder? Estude mais um pouco.

Veja mais no vídeo a seguir o que é e como estudar por questões:

2) Use questões já respondidas como recurso de revisão

Depois que você estudou um assunto e já tem vários exercícios e simulados respondidos, você pode utilizar este conteúdo como recurso de revisão. É certo que mapas mentais e resumos são os recursos mais utilizados, mas não descarte os exercícios como ferramenta de revisão, já que consta neles dados e informações dos assuntos estudados. Podem servir de roteiro.

É importante que estudar por questões seja um hábito diário. Usar as questões como recurso de revisão torna isso possível. Veja a seguir como ter o hábito de estudar todos os dias:

3) Estudar por questões em provas antigas

As provas antigas e simulados muito próximos dão a você condições de se ambientar ao que será pedido na prova além de testar seus conhecimentos sobre os assuntos. Em geral, as provas de editais antigos estão armazenadas nos sites das bancas organizadoras e são de fácil acesso. Basta pesquisar.

4) Comentando questões

Outra técnica que recomendo é, após a resolução de questões nos exercícios e simulados, fazer comentários pessoais sobre cada situação, explicando com suas próprias palavras a situação da questão. É uma forma de enriquecer o seu conteúdo para usá-lo na revisão.

5) Técnica da questão reversa

E que tal desmembrar a sua questão? Uma forma de estudar por questões é partir das respostas (respondidas ou não) para o enunciado, fazendo o caminho reverso para compreender o problema. É uma técnica de estudo cada vez mais explorada pelos concurseiros.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como estudar por questões? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados