Artigo

Concursos EBSERH para Odontologia e TSB: análise das últimas provas?

Olá, pessoal! Meu nome é Ana Luiza, cirugiã-dentista, professora de cursos da área da saúde aqui no Estratégia Concursos. No nosso último aulão sobre concursos da EBSERH vocês puderam ver que existe uma grande expectativa para os próximos concursos da EBSERH. Será um concurso com muitas oportunidades para todas as áreas da saúde, inclusive a Odontologia.
Para ajudar na sua preparação, além das aulas direcionadas para o concurso, vamos fazer hoje um levantamento sobre as últimas bancas e os conteúdos mais cobradas, nos últimos concursos dessa empresa, na área de Odontologia. Essa análise ajuda você a montar uma estratégia de estudo aprimorada, com mais atenção nas áreas mais cobradas de acordo com a banca organizadora do certame. Vamos ao que interessa?
Entre 2017 e 2013 foram 9 concursos para cirurgião dentista, sendo 3 para especialista nas áreas de Buco-maxilo, Dentística e Prótese e 5 concursos para Técnico em Saúde Bucal. A grande maioria dos certames foram organizados pela IBFC e AOCP. Apenas em 2014 tivemos uma prova para cirurgião-dentista organizado pela IADES.
Nas provas de odontologia para clínicos gerais, em ambas as principais bancas as questões na área de Dentística, Biossegurança, Cirurgia e conhecimentos gerais de todas as áreas como Terapêutica, Emergências e equipamentos foram as mais cobradas. Na última prova realizada pela AOCP, em 2017, também tivemos muitas questões na área de Estomatologia e na IBFC (em 2017) depois de Dentística e Cirurgia as questões mais frequentes foram na área de Endodontia e Odontopediatria. Questões sobre SUS, Ética, Medicina Legal, foram as menos frequentes. Tivemos provas com até 12 questões na área de Buco-maxilo e mais de 8 na área de Dentística.
Já nas provas para TSB os conhecimentos na área de Dentística foram sem dúvida os mais frequentes, seguidos por Biosseguranças e conhecimentos gerais como equipamentos e instrumentais. Conhecimentos na área de radiologia também foram cobrados mais nas provas para TSB do que nas provas para cirurgião dentista.
Não existe regra no quesito relação tópicos do edital versus número de questões. Claro que não podemos direcionar nosso estudo somente para as áreas que mais caíram, já que não é regra que as bancas sigam o mesmo padrão sempre, mas existe uma tendência para isso e essas informações acabam sendo de grande valia.
Tenho certeza que essa análise irá ajudar muito na sua estratégia de estudo. Vale lembrar que no Estratégia Concursos temos cursos direcionados para as provas da EBSERH, com questões das últimas provas comentadas e para praticar, além de aulas direcionadas para as principais bancas. Para sair na frente, não deixe para estudar somente quando o edital for publicado, inicie já sua preparação. Além disso, o material do Estratégia é tão completo que mesmo direcionado para a EBSERH ele ainda assim te prepara para vários outros concursos na área em questão, então vale a pena a dedicação.
Força, foco e fé!!!

Para ver os cursos de Odontologia clique aqui
Uma abraço e bons estudos!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.