Artigo

Concursos Públicos para Administradores

É formado ou pensa em se graduar em Administração de Empresas? Conheça aqui os principais concursos públicos para administradores e suas áreas de atuação.

Diferentemente do que acontece com bacharéis em Direito, ainda é pequena a quantidade de concurseiros dedicados exclusivamente aos cargos que exigem graduação completa em Administração.

Se especializar nesse tipo de concurso pode ser a chave para conseguir o tão sonhado cargo público e, caso ainda esteja na graduação, é importante aproveitar o tempo restante para iniciar a preparação e ficar “afiado” para quando sair o edital. Sem mais delongas, vamos conhecer os cargos e atividades!

Atividades Desempenhadas

Os administradores podem desempenhar uma ampla gama de atividades no serviço público:

  • Planejamento estratégico: desenvolvimento e implementação de planos estratégicos para o alcance dos objetivos organizacionais, execução de análises de mercado, identificação de oportunidades e ameaças, definição de metas e estratégias, bem como o monitoramento e avaliação do progresso;
  • Operações e Logística: garantir a entrega dos serviços públicos de forma eficiente por meio de coordenação de transportes e distribuição de suprimentos, gestão de facilities, entre outros;
  • Licitações e Contratos: preparação e gerenciamento de licitações em conjunto com outros profissionais, principalmente da área de direito;
  • Recursos Humanos: participação na supervisão de treinamentos, avaliações de desempenho, gerenciamento de conflitos e também de atividades relacionadas ao departamento pessoal;
  • Orçamentação e Finanças: elaboração e revisão de peças orçamentárias, cumprimento de regulações financeiras, análises de investimentos e de alocação de recursos.

Embora não haja reserva de mercado específica para administradores nessas funções, muitos dos concursos exigem que o candidato possua nível de bacharel em Administração de Empresas para exercê-las.

Agora, vamos explorar as oportunidades para administradores em cada um dos três poderes.

Concursos para o Legislativo

Uma das provas mais aguardadas dos últimos anos, o concurso para o Senado Federal destinou 250 vagas (imediatas mais cadastro de reserva), para o cargo de Analista Legislativo, especialidade Administração, com salário inicial superior a R$ 25.000.

Concurso para adminsitradores: Senado Federal
Seando Federal – Plenário. Brasilia, 08-08-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

A Câmara dos Deputados também registrou em seu concurso, entre uma das especialidades de Consultoria Legislativa, vagas para área de administração pública, também com remunerações acima de R$ 25.000.

Além disso, praticamente todas as casas legislativas estaduais possuem cargos para Administradores, com grande parte tendo como requisito para posse a graduação em Administração de Empresas, o que é uma vantagem, pois, limita a concorrência e provê à instituição profissionais especializados nessa área de conhecimento.

Um ponto de atenção que também deve ser considerado é que, excluindo-se o Senado e a Câmara dos Deputados, a oferta de vagas no legislativo é limitada e há pouca previsibilidade sobre o lançamento de novos certames.

Por isso, se o objetivo for o ingresso no legislativo, é aconselhável focar em processos seletivos maiores e direcionar os estudos apenas quando houver algum indicativo de abertura do processo de seleção das casas estaduais e municipais.

Exemplos de Casas Legislativas que ofereceram cargos específicos para bacharéis em Administração de Empresas em seu último concurso: Senado Federal, AL-CE, CL-DF,  ALETO e  ALE-RS.

Concursos para o Judiciário

Disputados por muitos profissionais da área do Direito, os tribunais estaduais e federais também oferecem ótimas oportunidades de concursos públicos para administradores (e com menos concorrência).

Concurso para adminsitradores: Judiciário
Fachada do Supremo Tribunal Federal

Assim como ocorre no Legislativo, os administradores não realizam a atividade fim desse poder, porém, são essenciais para as atribuições acima descritas e há um bom número de vagas disponíveis em cada concurso.

Especial atenção para os TJ estaduais. Os salários geralmente são iguais ao dos analistas formados em direito e a concorrência costuma ser baixa para administradores. São cargos que não possuem muita divulgação e há boas chances de achar uma vaga “escondida” que atenda ao seu objetivo de carreira!

Alguns dos tribunais que ofertaram cargos específicos para bacharéis em Administração de Empresas em seu último concurso: TJ-PA, TJDFT e TJRO.

Assim como nos certames para o legislativo, a oferta de vagas por edital pode não chegar às dezenas, porém, é constante, considerada a quantidade de tribunais (todos os estaduais, além dos federais, do trabalho, eleitoral…).

Se estiver disposto a prestar provas em diferentes estados, uma boa opção é “se especializar” nesse segmento. Agora, se busca permanecer no estado de origem, vale a pena não se restringir aos tribunais e acompanhar também os processos seletivos dos outros poderes.

Concursos no Executivo para Administradores

Essa é a área em que os administradores realmente se destacam. No executivo, desempenhamos as principais atividades e é onde há a maior quantidade de vagas em disputa.

Concurso para adminsitradores: Executivo
Esplanada dos Ministérios

Grande parte dos órgãos do executivo e autarquias possuem cargos para administradores em sua estrutura.

É importantíssimo ler os editais e os assuntos cobrados nos cargos ofertados, pois, nem sempre a nomenclatura do cargo será “Administrador”, mas as disciplinas da prova e as atividades realizadas podem ser muito semelhantes às de concursos específicos para bacharéis.

Por exemplo, no concurso para CVM de 2024, um dos cargos é nominado como “Analista – Gestão”, porém, as matérias cobradas são as mesmas de concursos para bacharéis em Administração. A nomenclatura não especifica o cargo como sendo de Administrador, por isso, a importância do estudo do edital.

No site do Estratégia Concursos podemos ver todos certames para administradores previstos e as vagas abertas para o Executivo Federal e escolher a que melhor nos atenda.

Concurso para Administradores em Empresas Públicas

As empresas públicas também devem ser analisadas com atenção pelos administradores concurseiros. Assim como no mercado privado, esse profissional é fundamental nas estatais.

A Petrobras tem um longo histórico de abertura de concursos públicos para administradores com grandes quantidades de vagas. Telebras, Codevasf, Metro de São Paulo e Amazul também abriram concursos para essa especialidade ultimamente.

Polícia, Ministério Público e Tribunais de Contas

Algumas polícias estaduais e a Polícia Federal tem em sua estrutura cargos administrativos, contudo, não é recomendável focar nesses editais, pois a oferta de vagas é baixa e a frequência de novas provas é menor ainda.

Nos Tribunais de Contas, os cargos ofertados geralmente pedem formação em qualquer nível superior e as matérias cobradas são um pouco diferentes das exigidas nos certames para administradores.

Ministério Público e Defensorias Públicas podem ser um ramo interessante de se atentar em conjunto com o estudo para os tribunais. Há posições disponíveis para administradores de empresas e as matérias se assemelham às dos tribunais.

Vou me dedicar aos concursos públicos para administradores… Devo estudar para todas essas provas?

O ideal é focar em um nicho específico e se especializar nele. Há dois seguimentos principais: de tribunais, Ministério Público e polícias e de empresas públicas e executivo.

 Concursos para tribunais, Ministério Público e polícias têm uma carga considerável de matérias relacionadas ao direito, como direito administrativo e constitucional, que exigem um tempo considerável de estudo.

Já para empresas públicas e para o executivo há maior ênfase em administração geral e, por vezes, assuntos de contabilidade.

Cada concurso tem suas particularidades e a análise do conteúdo programático é indispensável, mas, considerando o estudo pré-edital, pode-se optar pela divisão mencionada acima.

Por hoje é isso, pessoal. Agora, é focar nos estudos!

Saudações e aprovações,

Julio de Moraes

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos públicos em todo o país!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns por levar conhecimento e compartilhar toda a sua experiência! Foco e determinação é o que nos leva a superar os nossos limites!
    CARLA DE FATIMA TENCHINI BEZERRA em 07/03/24 às 23:17
  • Gostei das dicas ! O foco e a escolha de qual segmento vou me empenhar e estudar facilita na hora em qual concurso devo escolher . Gostei !
    Márcia Costa em 04/03/24 às 19:58
  • Este artigo se revela uma fonte inestimável e inspiradora para todos aqueles que estão se preparando para concursos na área de Administração. Se você busca especialização em empresas, considero-o um verdadeiro guia. Expresso minha mais sincera gratidão ao autor por compartilhar seus insights, conhecimentos e ainda oferecer preciosas dicas. Meus sinceros parabéns pelo trabalho!
    Gabriel em 04/03/24 às 19:40
  • Artigo é um recurso valioso e motivador para qualquer pessoa que esteja se preparando ou cogitando a área de administração e se a especialização for a de empresas, temos aqui o "caminho das pedras". Agradeço sinceramente o autor por compartilhar seus insights e conhecimento, meus Parabéns!!!
    Gabriel em 04/03/24 às 19:33
  • Gostaria de parabenizar ao Júlio, por compartilhar todo seu conhecimento conosco. Isso, nos leva a ter mais foco e direcionamento na hora de pensar em qual concurso nos candidatar. O que antes, achávamos mais restrito mas agora, ampliou mais. Mais uma vez Gratidão por toda informação ????????????????????????
    Christiane Madalena Tenchini em 04/03/24 às 16:04