Artigo

Concursos 2019: Secretário afirma que governo federal irá repor vagas das carreiras típicas de Estado

Em entrevista exclusiva ao Correio Braziliense, o Secretário de Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, afirmou o seguinte:

“A ideia é repor vagas nas carreiras que necessitam ter uma vinculação permanente com o serviço público, em função da sua importância, do grau de responsabilidade que tem, da diferença que faz na prestação do serviço para a população”.

O Secretário ainda destacou que ainda há esse ano uma inviabilidade de se fazer reposições de pessoal, especialmente em virtude de certas indefinições, como a Reforma da Previdência.

Correio Braziliense: Olhando para a máquina hoje, ainda tem órgãos que precisam fazer concurso, mesmo com essa escassez de recursos?”

Secretário: Sempre vai haver a necessidade. A gente tem hoje, especialmente este ano, e até que a gente tenha algumas definições importantes, como a reforma da Previdência, uma inviabilidade de fazer reposições. Isso já foi dito, eu mesmo já registrei isso, e o ministro também em algumas oportunidades: concurso público, neste ano e no ano que vem, só em caráter excepcional. Se realmente não houver outra alternativa e a necessidade de repor o quadro for premente, se não tiver como postergar. Nos demais casos, a gente tem como segurar o concurso público nesse momento devido à restrição orçamentária. Sabemos que tem muitas carreiras que, no futuro, precisarão fazer a reposição. O que a gente tem que fazer agoraé dar as condições para que, no futuro, a gente possa voltar a contratar. Mas repito, com critério, muita cautela e naquelas posições que realmente vão fazer a diferença”.

….

Link para a entrevista completa no Correio Braziliense:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/06/01/internas_economia,759290/wagner-lenhart-sobre-concurso-com-novas-regras.shtml

Segundo o Prof. Ricardo Vale, as carreiras típicas de Estado ganham força nesse novo contexto e passam a ser possíveis concursos para órgãos como CGU, Receita Federal, STN, BACEN, PF, PRF e Ministério da Economia.

Concursos 2019

Concursos Abertos

Cursos para Concursos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Como estudar para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa notícia. Não importa o Governo, serviços públicos são indispensáveis pra o Estado funcionar e servidores são as engrenagens. O que muda é a forma como o Governo repõe, com muito concursos ou poucos, mas sempre existirão.
    Ed em 09/06/19 às 08:00
  • "Isso já foi dito, eu mesmo já registrei isso, e o ministro também em algumas oportunidades: concurso público, neste ano e no ano que vem, só em caráter excepcional. Se realmente não houver outra alternativa e a necessidade de repor o quadro for premente, se não tiver como postergar. Nos demais casos, a gente tem como segurar o concurso público nesse momento devido à restrição orçamentária." Secretário de Desempenho de Pessoal Wagner Lenhart
    Ewerton em 08/06/19 às 20:39