Concurso TRE PA: edital pode ser publicado até o dia 14 de novembro
Coordenação

Concurso TRE PA: edital pode ser publicado até o dia 14 de novembro

O Secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, Rodrigo Valdez, realizou uma transmissão ao vivo no Facebook oficial do órgão nesta segunda-feira, 4 de novembro, para revelar os próximos passos do certame.

De acordo o secretário, o cronograma do concurso está sendo discutido internamente pelos membros. O lançamento do edital deverá ser feito até o dia 14 da próxima semana. Já as provas, devem acontecer no ano de 2020, mais precisamente no dia 16 de fevereiro.

Sobre as vagas, foi informado que serão ofertadas no certame uma vaga para Analista Judiciário – Área Judiciária e duas vagas para Técnico Judiciário – Área Administrativa.

Os candidatos que forem concorrer ao cargo de Analista, devem se preparar para realizar uma redação com tema específico da área de formação. Além disso, Valdez evidenciou que as vagas que vão aparecer no edital são todas para lotações iniciais no interior do Estado e que terá como lotações as zonas eleitorais.

” Temos 100 zonas, das quais 90 estão no interior. Por isso, é necessário preencher essas vacâncias”, explicou. “Assim que houver a disponibilização internamente, os cargos serão preenchidos”.

Vale lembrar que o Tribunal Regional Eleitoral do Pará divulgou o extrato do contrato celebrado com o IBFC para organizar o próximo concurso do órgão, com vagas para Técnico e Analista.

O quadro de vagas já foi definido e contemplará os cargos de Analista Judiciário (Nível Superior) e Técnico Judiciário (Nível Médio):

  • Analista Judiciário da Área Judiciária: 1 vaga + CR
  • Técnico Judiciário da Área Administrativa (Nível Médio): 2 vagas + CR
  • Analista Judiciário/ Medicina (Psiquiatria): 1 vaga CR
  • Técnico Judiciário/Operação de computadores: 1 vaga CR
  • Analista Judiciário/Sem especialidade: 2 vagas CR
  • Analista Judiciário/Análise de Sistemas: 1 vaga CR

Acompanhe neste artigo para ficar sempre atualizado sobre o certame. Aqui, você encontrará as principais informações, com tudo o que você precisa saber para organizar sua preparação. Confira:

Concurso TRE PA: Projeto Básico do concurso

De acordo com o projeto básico co novo concurso do TRE PA, as provas objetivas terão 80 questões, distribuídas igualmente entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Os cargos de Nível Superior farão também uma prova discursiva, que será constituída de uma redação sobre tema do programa de conhecimentos específicos.

Para os cargos de Técnico Judiciário as provas terão duração de 3 horas. Já para os cargos de Analista Judiciário a duração prevista é de 4h30min, já que a aplicação da prova discursiva será no mesmo turno e horário.

O projeto básico também prevê que serão quatro as versões de prova.

Técnico Judiciário – Área Administrativa – Sem Especialidade

Conteúdo das Provas
Conhecimentos Gerais
Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; noções de informática; normas aplicáveis aos servidores públicos federais; regimento interno do Tribunal; noções de arquivologia. 40
Conhecimentos Específicos
Noções de Direito Administrativo, de Direito Constitucional, de Direito Eleitoral, de Administração Pública e de Administração Financeira e Orçamentária.40

Técnico Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Operação de Computadores

Conteúdo das ProvasQuestões
Conhecimentos Gerais
Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; normas aplicáveis aos servidores públicos federais; regimento interno do Tribunal.40
Conhecimentos Específicos
undamentos da Computação, Sistemas Operacionais, Aplicativos, Noções de redes de computadores. Inglês técnico.40

Analista Judiciário Área Judiciária(sem especialidade)

Conteúdo das ProvasQuestões
Conhecimentos Gerais
Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; noções de informática; normas aplicáveis aos servidores públicos federais; regimento interno do Tribunal.  40
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal e noções de Administração Pública. 40
Prova DiscursivaRedação sobre tema de conhecimentos específicos.

Analista Judiciário – Área Administrativa(sem especialidade)

Conteúdo das ProvasQuestões
Conhecimentos Gerais
Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; noções de informática; normas aplicáveis aos servidores públicos federais; regimento interno do Tribunal. 40
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Administração Pública, Administração Financeira e Orçamentária, noções de Direito Civil, de Direito Processual Civil,de  Direito Penal e de Direito Processual Penal. 40
Prova discursivaRedação sobre tema de conhecimentos específicos.

Analista Judiciário Área Apoio Especializado – Especialidade em Medicina (Psiquiatria)

Conteúdo das ProvasQuestões
Conhecimentos Gerais
Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; noções de informática; normas aplicáveis aos servidores públicos federais; regimento interno do Tribunal. 40
Conhecimentos Específicos

Ética médica e bioética. Conhecimentos clínicos e conduta médico-pericial. Perícia psiquiátrica. Psiquiatria Geral. Psicoterapias. Emergências psiquiátricas. Intervenção hospitalar. Trabalho com equipes multidisciplinares. Diagnóstico diferencial em psiquiatria. Psiquiatria Forense. 
40
Prova Discursiva
Redação sobre tema de conhecimentos específicos.

Analista Judiciário Área Apoio Especializado – Especialidade em Análise de Sistemas

Conteúdo das ProvasQuestões
Conhecimentos Gerais
Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; normas aplicáveis aos servidores públicos federais; regimento interno do Tribunal. 40
Conhecimentos Específicos

Infraestrutura e conectividade. Desenvolvimento de Sistemas. Banco de dados. Segurança de informação. Gestão e governança de TIC. Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Administração Pública; Inglês técnico. 
40
Prova Discursiva Redação sobre tema de conhecimentos específicos.

Critérios de aprovação

Serão eliminados do concurso os candidatos que:

  • não tenham acertado, no mínimo, 60% (sessenta por cento) das questões da prova de conhecimentos gerais;
  • não tenham acertado, no mínimo, 60% (sessenta por cento) das questões da prova de conhecimentos específicos.

Cálculo da nota (prova objetiva)

A nota das provas objetivas no concurso corresponderá à média aritmética ponderada das notas obtidas em cada prova, na escala de 0 a 10, atribuindo-se:

  • peso 1 à nota da prova de conhecimentos  básicos;
  • peso 3 à nota da prova de conhecimentos específicos.

Discursivas corrigidas

  • Para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa (sem especialidade): classificados até a 200ª colocação.
  • Para os demais cargos de Técnico Judiciário: até a 50ª colocação.
  • Para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária (sem especialidade): até a 200ª colocação;
  • Para os demais cargos de Analista Judiciário: até a 50ª colocação.

Nota mínima (prova discursiva)

Serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso público os candidatos aos cargos de nível superior que obtiverem nota inferior a 6 pontos na prova discursiva, na escala de 0 a 10 pontos.

Nota final

A nota final de aprovação no concurso corresponderá à média aritmética ponderada na escala de 0 a 10 , atribuindo-se:

  • peso 1 (um) à nota da prova de conhecimentos básicos;
  • peso 3 (três) à nota da prova de conhecimentos específicos;
  • peso 2 (dois) à nota da prova discursiva (para os cargos de Analista Judiciário).

Concurso TRE PA: Cargos vagos

No portal da Transparência do site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o último relatório disponível é referente ao mês de Abril de 2019, que destaca os cargos vagos do quadro de pessoal do órgão, totalizando 13:

  • Analista Judiciário: 6 cargos vagos
  • Técnico Judiciário: 7 cargos vagos

Concurso TRE PA: Requisitos dos cargos

Para os cargos de Analista Judiciário, é necessário que o interessado possua formação completa de nível Superior. Entre as especialidades estão os cursos de Direito, Engenharia Elétrica, Medicina e Ciência da Computação.

Para os cargos de Técnico Judiciário, é cobrado apenas a certificação do ensino Médio. Porém, para as áreas de especialidade, o candidato precisa ter formação técnica em cursos como Administração, Redes, Operação de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas.

Concurso TRE PA: Atribuições dos cargos

Analista Judiciário – Área Judiciária
Executar atividades privativas de bacharel em Direito relacionadas com processamento de feitos e apoio a julgamentos.

Analista Judiciário – Área Administrativa
Realizar as atividades de nível superior relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.

Analista Judiciário – Área Engenharia Elétrica
Executar atividades de nível superior relacionadas com projetos de instalação e manutenção de redes de eletricidade.

Analista Judiciário – Área Taquigrafia
Executar atividades de nível superior relacionadas com registro, tradução e revisão de notas taquigráficas.

Analista Judiciário – Área Análise de Sistemas
Realizar atividades de nível superior relacionadas com o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de sistemas informatizados.

Analista Judiciário – Área Medicina
Executar atividades de nível superior relacionadas com a assistência médica preventiva e curativa, conforme a especialidade médica.

Técnico Judiciário – Área Administrativa
Executar atividades de nível intermediário relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.

Técnico Judiciário – Área Operação de Computadores
Executar atividades de nível intermediário relacionadas com operação e manutenção de equipamentos de informática.

Técnico Judiciário – Área Programação de Sistemas
Executar atividades de nível intermediário relacionadas com a programação de sistemas informatizados.

Concurso TRE PA: Remuneração

De acordo com as informações do Portal da Transparência do site Tribunal Regional Eleitoral do Pará, os valores iniciais e finais dos vencimentos básicos, com base no mês de Janeiro de 2019, são:

  • Analista Judiciário
    • Inicial – R$12.455,30
    • Final – R$ 18.701,52
  • Técnico Judiciário
    • Inicial – R$ 7.591,37‬
    • Final – R$ 11.398,39

Além dos vencimentos básicos, os servidores recebem ainda valores por titulação e os benefícios listados abaixo:

  • Auxílio Alimentação: R$ 910,08
  • Assistência Pré-escolar: R$ 719,62
  • Assistência Médica e Odontológica: R$ 215,00

Último concurso TRE PA

O último concurso TRE PA ocorreu em 2013, com provas aplicadas em fevereiro de 2014 e sob organização da banca IADES, Instituto Americano de Desenvolvimento. O certame recebeu 17.818 inscrições.

A taxa de inscrição cobrada para cargos de ensino médio ficou no valor de R$ 55,00 e para ensino superior no valor de R$ 70,00. Além das vagas disponíveis, foi ofertado cadastro de reserva para todos os cargos. Abaixo, a relação mais detalhada:

  • Analista Judiciário – área Judiciária: 1 vaga + CR
  • Analista Judiciário – área Administrativa: CR
  • Analista Judiciário – área de Engenharia Elétrica: 1 vaga + CR
  • Analista Judiciário – área de Taquigrafia: 1 vaga + CR
  • Analista Judiciário – área de Análise de Sistemas: CR
  • Analista Judiciário – área de Medicina: CR
  • Técnico Judiciário – área Administrativa: 4 vagas + CR
  • Técnico Judiciário – área de Operação de Computadores: CR
  • Técnico Judiciário – área de Programação de Sistemas: 1 vaga + CR

Etapas do concurso TRE PA

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas nas cidades de Belém, Marabá e Santarém, no Estado do Pará. A aplicação da prova prática de apanhamento taquigráfico e a perícia médica para pessoas com deficiência foram realizadas na cidade de Belém.

No turno da manhã e com duração de 4 horas e 30 minutos, foram realizadas as provas para os cargos de Analista Judiciário. Já as provas objetivas para os cargos de Técnico Judiciário foram aplicadas no turno da tarde, com duração de 3 horas e 30 minutos.

Todas as provas aplicadas no concurso TRE PA foram de caráter eliminatório e classificatório.

Provas do concurso TRE PA

O concurso TRE PA contou com provas objetivas (de múltipla escolha), discursivas e prática (somente para Analista Judiciário da área de Taquigrafia).

Prova objetiva

As provas objetivas de conhecimentos gerais foram compostas por 20 questões, com peso 1 e a de conhecimentos específicos tiveram 40 questões, com peso 3.

Tipo de prova  Questões  Pontuação 
por questão  
Pontuação 
máxima na 
prova  
Peso  Nota máxima 
da prova  
Quantidade mínima de 
acertos para aprovação  
Conhecimentos Gerais  200,5 
1011010 questões  
Conhecimentos Específicos  400,251033020 questões  

Notas mínimas:

  • Conhecimentos gerais: 50%.
  • Conhecimentos específicos: 50%.

Prova discursiva (apenas para Analista Judiciário)

Estrutura: texto dissertativo de 20 a 40 linhas, em torno de proposta elaborada pela banca examinadora.

Notas:

  • Máxima: 10 pontos.
  • Mínima: 5 pontos.

Aplicação: em conjunto com a prova objetiva.

Provas corrigidas:

  • Candidatos às vagas PcD: todos os que alcançaram a nota mínima na prova objetiva.
  • Analista Judiciária – Área Judiciária (Sem especialidade): classificados na prova objetiva até a 200ª posição (ampla concorrência).
  • Analista Judiciário – demais áreas: classificados na prova objetiva até a 50ª posição (ampla concorrência).

Prova prática de apanhamento taquigráfico

Convocados: todos os aprovados na prova discursiva para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado (Taquigrafia).

Estrutura:

  • registro taquigráfico, durante 5 (cinco) minutos, de texto a ser ditado em velocidade variável e crescente, de 80 (oitenta) a 90 (noventa) palavras por minuto; e
  • decifração de texto, obrigatoriamente em microcomputador, com sistema operacional Windows XP ou posterior e editor de texto Word for Windows, versão 2003 ou superior, pelo prazo de 1 (uma) hora, não sendo permitido ao candidato o uso de máquina própria.

Notas:

  • Máxima: 100 pontos.
  • Mínima: 50 pontos.

Concurso TRE PA: Disciplinas cobradas

Conhecimentos Gerais – para todos os cargos

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos
  • Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Pará

Conhecimentos EspecíficosAnalista

  • Analista Judiciário – Área Judiciária
    • Direito Constitucional
    • Direito Eleitoral
    • Direito Administrativo
    • Direito Processual Civil
    • Direito Penal
    • Direito Processual Penal
    • Noções de Administração Pública
  • Analista Judiciário – Área Administrativa
    • Direito Constitucional
    • Direito Eleitoral
    • Direito Administrativo
    • Administração Pública
    • Gestão de Pessoas nas Organizações
    • Administração Financeira e Orçamentária
    • Administração de Recursos Materiais
  • Analista Judiciário – Área Engenharia Elétrica
    • Circuitos Elétricos
    • Análise de Sistemas Elétricos
    • Instalações Elétricas Industriais e Prediais
    • Proteção Contra Descargas Atmosféricas
    • Distribuição De Energia Elétrica
    • Sistemas de Telecomunicação
    • Desenho Assistido por Computador
    • Projeto, Programação, Controle e Acompanhamento de Obras
    • Segurança do Trabalho
    • Higiene do Trabalho
    • Noções de Direito, Constitucional, Direito Administrativo e Administração Pública
  • Analista Judiciário – Área Taquigrafia
    • Língua Portuguesa
    • Português Jurídico
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Eleitoral
    • Noções de Direito Administrativo
    • Noções de Administração Pública
  • Analista Judiciário – Área Análise de Sistemas
    • Infraestrutura e Conectividade
    • Desenvolvimento de Sistemas
    • Banco de Dados
    • Segurança da Informação
    • Gestão e Governança de TI
    • Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e de Administração Pública
    • Inglês Técnico
  • Analista Judiciário – Área Medicina
    • Legislação da Área de Saúde
    • Clínica Médica
    • Medicina do Trabalho
    • Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e de Administração Pública
    • Inglês Técnico

Conhecimentos EspecíficosAnalista

  • Técnico Judiciário – Área Administrativa
    • Noções de Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Direito Administrativo
    • Noções de Administração Pública
    • Noções de Administração Financeira e Orçamentária
    • Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações
    • Noções de Administração de Recursos Materiais
  • Técnico Judiciário – Área Operação de Computadores
    • Noções de Infraestrutura de TI
    • Noções de Apoio ao Usuário
    • Noções de Servidores e Serviços de Redes
    • Noções de Gestão de TI
    • Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e de Administração Pública
    • Inglês Técnico
  • Técnico Judiciário – Área Programação de Sistemas
    • Programação de Sistemas de Informação
    • Noções de Administração de Servidores de Aplicação
    • Noções de Arquitetura e Administração de Banco de Dados
    • Noções de Gestão e Governança de TI
    • Noções de Segurança da Informação
    • Noções de Engenharia de Software e Processos de Desenvolvimento de Sistemas
    • Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e de Administração Pública
    • Inglês Técnico

Concorrência no concurso TRE PA

Com 11.260 inscrições, o cargo de Técnico Judiciário da área Administrativa foi o mais visado e o único com mais de 1 vaga, no caso, foram 4 disponíveis, além do cadastro de reserva. A demanda média foi de 2.815 candidatos por vaga.

Logo após, vem os cargos com apenas 1 vaga, sendo Analista Judiciário na área Administrativa com 2.465 inscrições, Analista Judiciário na área Judiciária com 2.447, Técnico Judiciário na área de Programação de Sistemas com 192, Analista Judiciário na área de Engenharia Elétrica com 141 e 93 inscritos para Analista Judiciário da área de Taquigrafia.

Os cargos para formação de cadastro de reserva também não ficaram para trás. Foram 592 candidatos para Técnico Judiciário na área de Operação de Computadores, 550 em Analista Judiciário na área de Análise de Sistemas e 78 para Analista Judiciário na área de Medicina.

Nomeações e nota de corte (2013)

Cargo Vagas Classificação do último convocadoNota final no concurso
Analista Judiciário
Judiciária
1+CR 75º44.12
Analista Judiciário
Administrativa
CR 46.70
Analista Judiciário
Engenharia Elétrica
1+CR 40.19
Analista Judiciário
Taquigrafia
1+CR 45.73
Analista Judiciário
Análise de Sistemas
CR 41.60
Analista Judiciário
Medicina
CR 40.89
Técnico Judiciário
Administrativa
4+CR 99º29.25
Analista Judiciário
Operação de Computadores
CR 28.50
Analista Judiciário
Programação de Sistemas
1+CR 24.75

PROMOÇÃO: É MELHOR QUE BLACK FRIDAY!

Quer estudar para Concurso TRE PA?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para 
TRE PA:

CURSO TRE PA

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2019

Concursos 2020

Concursos Tribunais

♦ Informações do concurso TRE PA

►Data: 2019/2020
►Vagas: 8 + CR
►Cargo: Analista Judiciário e Técnico Judiciário
►Requisito: Nível médio e superior
►Banca: IBFC
►Último Edital: Edital TRE PA – 2013

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x