Artigo

CONCURSO TRE-MT/2015: prepara-se com o curso de questões de Língua Portuguesa

Olá, amigos do Estratégia.

Como vocês devem saber, foi lançado o edital para Analista e Técnico Judiciário do TRE-MT. Até a prova, são dois meses para estudo e revisão dos assuntos.

É importante conhecer o método de cobrança da banca examinadora para se preparar adequadamente. Sabemos que o Cebraspe utilizará o método CESPE de avalição nas provas. Dessa forma, vamos ver uma questão bastante recente do CESPE na prova do STJ/2015:

 (STJ-2015) Cargo 1: Analista Judiciário: área Administrativa

 (Texto adaptado)

O primeiro contato com a noção de solidariedade mostra uma relação de pertinência: as nossas ações sociais incidem, positiva ou negativamente, sobre todos os demais membros da comunidade. A solidariedade implica, por outro lado, a corresponsabilidade, a compreensão da transcendência social das ações humanas, do coexistir e do conviver comunitário. Percebe-se, aqui, igualmente, a sua inegável dimensão ética, em virtude do necessário reconhecimento mútuo de todos como pessoas, iguais em direitos e obrigações, o que dá suporte a exigências recíprocas de ajuda ou sustento.

Marcio Augusto de Vasconcelos Diniz. Estado social e princípio da solidariedade. In: Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, n. 3, p. 31-48, jul.-dez./2008. Internet: <www.fdv.br> (com adaptações).

Julgue o item que se segue, relativo às estruturas linguísticas do texto “Estado social e princípio da solidariedade”.

 

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “dá suporte a exigências recíprocas” (grifado).

Temos, acima, uma questão bastante recente do CESPE sobre o uso da crase. Como de costume, é dada uma situação hipotética para que o candidato avalie a correção gramatical da substituição.

Observe que “exigências recíprocas” completa o sentido de “dá suporte”, enquanto a preposição “a” une as expressões mencionadas (dar suporte a algo). A crase simboliza, em geral, a contração de preposição “a” com artigo “a”. Para utilizá-la, neste caso, seria necessário unir a preposição “a” ao artigo no plural “as”, o que resultaria na forma “às”, da seguinte maneira: “o que dá suporte às exigências recíprocas”. Aplicar somente o sinal indicativo de crase sem flexibilizar o artigo para a forma plural é, portanto, equivocado, prejudicando a correção gramatical do texto, tal qual se afirmou na questão. Item CORRETO.

Para aprender mais sobre este e outros assuntos, aproveito para divulgar o curso de Questões de Língua Portuguesa para o concurso do TRE-MT. Confira, no link abaixo, a página com informações mais detalhadas sobre o curso:

Veja o Curso completo para Analista e Técnico Judiciário https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/questoes-comentadas-de-portugues-cespe-p-tre-mt-todos-os-cargos-8988/

Contem comigo.

Abraços,

Professora Ludimila.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que bom!
    Ludimila Lamounier em 07/02/16 às 09:22
  • Gostei das aulas de Português. Sou de São Luis-MA os professores de português são ótimos, desde as séries iniciais.
    Marcia Velozo em 13/01/16 às 16:16