Concurso Público - Você sabe estudar com eficiência? Dicas de Estudo
Área Fiscal

Concurso Público – Você sabe estudar com eficiência? Dicas de Estudo

Não adianta apenas estudar, mas estudar com eficiência e ter resultados depois de tantos esforços. Muitos concurseiros erram ou são reprovados justamente porque não sabem estudar, não alinham boas práticas de estudos com as suas metas e não mensuram os seus resultados. Neste artigo, darei dicas de como estudar mais e melhor, apresentando o melhor rendimento em pouco tempo com hábitos simples.

Tenha uma rotina motivadora de estudos

Quando você planeja e executa uma rotina de estudos consciente de suas metas e contingências, fica mais fácil ter eficiência. Você coloca em prática o que dá certo e elimina o que não funciona, e sempre vai aperfeiçoando a sua rotina. Ter o hábito de estudar é uma dificuldade de muitos, mas uma possibilidade para todos. Veja neste vídeo como ter este hábito e garantir a eficiência de seus estudos:

Faça anotações de diferentes tipos

Muitos consurseiros ficam só nos materiais e nos conteúdos prontos. Mas para ter mais eficiência, desenvolva o hábito de fazer seus próprios resumos, mapas mentais, anotações diversas e marcações de texto. Anotar faz parte do processo de aprendizagem. Quando anotamos algo, fixamos melhor o que foi dito, além de agregar informações extremamente válidas para associar o conteúdo estudado. Escrever o que você aprendeu e marcar de alguma forma o texto é aprender duas vezes. Indico escolher métodos simples de anotar e marcar textos, como escrever à mão, por exemplo. É prático e funciona melhor para memorizar.

Faça resumos

Os resumos são essenciais para revisar e para a consulta quando o material é muito extenso. Além disso, resumir é uma forma de sintetizar o que você aprendeu. Liste as principais ideias, identificando-as com detalhes e desencadeamentos menores. Deixe claro qual ponto você não compreendeu sobre a matéria ou dê destaque para o que ficou mais difícil.

Tenha uma memória mais assertiva

O processo de estudo para concursos públicos já é muito estimulante para a memória. Mas você pode fazer mais. Na suas horas vagas, estude ou simplesmente leia assuntos dos quais gosta e amplie o seu vocabulário. Faça atividades estimulantes, como o xadrez, por exemplo. Utilize ainda mapas mentais e recursos criativos de estudo. Faça intervalos com músicas entre uma disciplina e outra. Busque fazer coisas que funcionam para você.

Pratique o aprendizado realizando exercícios

Não existe como mensurar a sua eficiência nos estudos para concursos públicos sem a prática de exercícios e simulados. Eles servem para testar seus conhecimentos e colocar você em um contexto muito parecido com o da prova. Busque os melhores exercícios e simulados e provas antigas do mesmo concurso. Exercícios mensuram os seus resultados. Se você não foi além em determinado assunto nos exercícios, retorne a ele novamente.

Cuidado com as suas necessidades básicas

Tenha momentos de lazer, durma bem, se alimente com saúde e não se prive das atividades que lhe fazem feliz. Isso impacta nos seus resultados. O segredo é tem uma gestão de tempo que integre seus compromissos, seus estudos e as atividades pessoais.

Quer mais dicas sobre estudar com eficiência?

Entre em contato por e-mail e solicite gratuitamente o e-book Manual do Concurseiro Inteligente. Lá você terá várias dicas de ferramentas e metodologia de estudos, dicas sobre mensuração da eficiência e um pouco sobre como iniciar seus estudos de forma assertiva. Aproveite!

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Posts Relacionados

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados