Artigo

Concurso Procurador – saiba como estudar para essa carreira

Olá pessoal, tudo bem? (concurso Procurador)

Meu nome é Igor Maciel, sou advogado, mestre, doutorando e professor de Direito Processual aplicado à Fazenda Pública no Estratégia Carreira Jurídica.

Hoje vim falar a respeito dos concursos para Advocacia Pública, e de como você pode se preparar de maneira mais eficaz, gastando mais energia com o que realmente importa. Assim, gostaria de falar um pouco sobre os principais assuntos cobrados em concursos de Advocacia Pública.

Gostaria também de apresentar um Plano de Estudos para concursos de procuradorias. Que tal?

Procuradorias Municipais – Base do Estudo – Edital Concurso PGM João Pessoa/PB – Banca CESPE

O concurso da PGM João Pessoa/PB está com inscrições prorrogadas até o dia 14/09/2018 e a prova objetiva ocorrerá em 18/11/2018.

Vamos então desenhar nosso plano de estudos para Procuradorias Municipais a partir deste edital já lançado, combinado?

No fim deste artigo trarei informações importantes para você com um planejamento de estudos tendo por base o edital da PGM João Pessoa elaborado pela banca CESPE.

Procuradorias Estaduais – Base do Estudo – Edital Concurso PGE Amapá – Banca FCC

O concurso da PGE Amapá teve a prova objetiva realizada recentemente e a banca organizadora do certame fora a Fundação Carlos Chagas.

Vamos então desenhar nosso plano de estudos para Procuradorias Estaduais a partir deste edital recentemente lançado, combinado?

No fim deste artigo trarei informações importantes para você com um planejamento de estudos tendo por base o edital da PGE Amapá elaborado pela banca FCC.

AGU

Utilizamos como base para nossa análise o edital realizado pela AGU para Procurador Federal em 2013.

Concurso Procurador: saiba como estudar para essa carreira

O QUE É ADVOCACIA PÚBLICA?

Os advogados públicos são profissionais da área jurídica responsáveis pela defesa do Estado em juízo e fora dele, além das funções de consultoria e assessoramento jurídicos.

Normalmente o profissional da advocacia pública é chamado de procurador, como é o caso dos procuradores federais, procuradores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Existem, porém, outras carreiras da advocacia pública que contam com outros nomes, a exemplo dos Advogados da União.

QUAIS SÃO AS MATÉRIAS MAIS IMPORTANTES?

Sem dúvidas, o quarteto formado por Direito Constitucional, Tributário, Administrativo e Direito Processual Civil é de domínio fundamental tanto para as provas objetivas quanto subjetivas.

Falando em números, apenas para se ter uma ideia, no edital 2016 para Procurador do Estado do Maranhão, das 100 questões objetivas da primeira fase, 65 questões serão relativas às matérias citadas (com a ressalva de que Direito Tributário e Direito Financeiro estão sendo computadas juntas):

concurso procurador

Podemos incluir, ainda, uma matéria que se tem demonstrado essencial: A Fazenda Pública em juízo. Trata-se do direito processual visto à luz da Fazenda Pública. Isto porque é cada vez mais comum as bancas cobrarem a atuação prática daquele cargo a ser postulado pelo candidato.

Assim, natural um aumento na cobrança da atuação prática da fazenda pública em concursos de procuradoria, tanto em provas objetivas quanto subjetivas você precisa dominar este tema.

Nos concursos para o cargo de Procurador do Estado de São Paulo de 2009, de 2012 e 2018, 10% ou mais das questões da primeira fase foram relacionadas à atuação da Fazenda Pública em juízo, considerando que o tema envolve questões de diversas matérias:

Procurador do Estado de São Paulo 2009 – Das 100 questões da prova objetiva, o domínio do conteúdo desenvolvido neste curso possibilitaria ao candidato acertar 10 questões, além de responder outros 8 itens espalhados pelas diversas alternativas da prova. (Mais de 10% da prova envolve esse tipo de matéria);

Procurador do Estado de São Paulo 2012 – Das 90 questões da prova objetiva, o domínio do conteúdo desenvolvido neste curso possibilitaria ao candidato acertar 11 questões, além de responder outros 5 itens espalhados pelas diversas alternativas da prova. (Mais de 12% da prova envolve esse tipo de matéria);

Procurador do Estado de São Paulo 2018 – Das 90 questões da prova objetiva, o domínio do conteúdo desenvolvido neste curso possibilitaria ao candidato acertar 09 questões da prova. (Cerca de 10% da prova envolve esse tipo de matéria);

INDO MAIS ALÉM

“Professor, mas dentro destas matérias, o que devo focar?”

Eu diria que a resposta está – novamente – no foco da atuação prática dos advogados públicos. Principalmente em fases práticas, a tendência é a cobrança de matérias afetas ao dia a dia de procuradores, a exemplo de:

• Direito Constitucional – Possibilidade de ingerência do Poder Judiciário na definição de políticas públicas, além do Controle de Constitucionalidade;

• Direito Administrativo – Licitações, Contratos Administrativos, Servidor Público e Responsabilidade civil do Estado;

• Direito Tributário – Limitações Constitucionais ao poder de tributar, ICMS (Procuradorias Estaduais) e ISS (Procuradorias Municipais);

• Direito Processual Civil – Mandado de Segurança, Execução Fiscal, Aspectos processuais quanto à Improbidade Administrativa, além de eventual recurso da Administração Pública contra decisões liminares.

LEGISLAÇÃO, DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA

Nos concursos para procurador o domínio da jurisprudência mais atualizada é essencial para uma boa prova, sem esquecer da opinião majoritária da doutrina nos temas mais afetos à Advocacia Pública.

E, dado o elevado nível dos candidatos deste tipo de prova, o diferencial fica por conta dos candidatos que dominam também a “letra fria” da lei e as matérias de menor incidência em provas.

O Estratégia dispõe de vários cursos para concursos de Advocacia Pública, sempre tentando focar nos últimos julgados dos Tribunais Superiores acerca dos temas, na doutrina mais abalizada e também na legislação.

Além disso, nossos cursos de Aspectos de Direito Processual aplicados à Fazenda Pública englobam diversos dos temas que você precisa dominar para fazer boas provas objetivas discursivas em concursos para procurador. Tratamos, entre outros, dos seguintes assuntos:

1- Mandado de Segurança;
2- Execução Fiscal e Medida Cautelar Fiscal;
3- Cabimento de tutela antecipada em face da Administração Pública e os meios de impugnação;
4- Aspectos Processuais da Improbidade Administrativa;
5- Prescrição e Administração Pública;
6- Execução contra a Fazenda Pública;
7- Ação de Desapropriação;

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDOS EM QUESTÕES

Penso que na sequência lógica, um estudo completo envolve:

1- Assistir aulas em vídeo;

2- Ler toda a doutrina;

3- Ler a jurisprudência recente;

4- Fazer questões;

5- Fazer resumo dos assuntos;

6- Revisar;

Entendo que precisamos ter o controle total dos estudos e seguir este fluxo nos assuntos.

Além disso, em concursos recentes, dada a concorrência e o nível da prova, uma aprovação segura na 1a fase exige a obtenção de cerca de 80% (oitenta por cento) dos pontos.

Contudo, proponho um caminho um pouco diferente do que a sequência acima.

E se nós começarmos pelas questões?

Sem dúvidas, sites de questões auxiliam o candidato na elaboração de cadernos de questões direcionados e também na avaliação do seu nível quanto a determinado assunto.

Assim, vamos imaginar que o aluno está começando a estudar hoje direito administrativo.

Ao invés de ler os capítulos iniciais do material de direito administrativo, o candidato pode ir direto para um caderno de questões envolvendo todo o assunto (Filtro: Direito Administrativo, Anos: 2015, 2016, 2017, 2018, Banca: CESPE, Concursos: Autoridade Jurídicas).

Vamos supor que dentre as 200 (duzentas) questões encontradas, o candidato obtenha uma pontuação de 60% (sessenta por cento), sendo certo que na matéria “Responsabilidade Civil do Estado”, este aluno acertou 100% (cem por cento) dos itens.

Ora, este resultado poderá certamente direcionar melhor os seus estudos, possibilitando seguramente uma alteração na estratégia de estudos (é possível por exemplo eliminar as aulas em vídeo deste conteúdo).

Por outro lado, em “Licitações” o candidato se saiu muito mal. Assim, neste item, ele deverá focar proporcionalmente o seu estudo com uma quantidade maior de horas.

Quantas horas por dia e quantas matérias devo estudar?

Não existe fórmula mágica.

É comum ouvirmos histórias como: “Uma prima minha estuda 10 horas por dia…. Minha vizinha estuda 25 horas por dia….”

Não existe segredo. Cada corpo reage de uma forma diferente.

Entendo, contudo, que a maioria dos alunos permanece com o mesmo problema: falta de tempo –> muitas matérias no edital e pouco tempo disponível.

Penso ser razoável um estudo de 4 horas líquidas por dia e entendo ser absolutamente possível para qualquer pessoa, basta termos foco.

Proponho, portanto, o seguinte quadro de estudos com 4 horas líquidas por dia (durante 5 dias na semana), acrescidos de 5 (cinco) horas líquidas diárias aos sábados e domingos, equivalendo a cerca de 30 (trinta) horas semanais.

Eis uma ideia do quadro (de segunda a sexta), mantendo-se lógica parecida aos sábados e domingos, mas em horários diferentes:

Lembre-se: o estudo deve ser levado a sério.

Portanto, NADA de celular, mídias sociais, telefone, ou qualquer outra distração no ambiente de estudo. Evite, ainda, utilizar estas distrações nos intervalos de estudo, eis que dificultam sobremaneira o retorno do raciocínio.

Mas professor, como controlar a evolução dos meus estudos?

Para isso, meus amigos, podemos ajudar você com uma planilha específica onde você deverá lançar o estudo de doutrina, jurisprudência, lei seca, questões, resumos e revisões.

No quadro questões, é importante a marcação também dos percentuais de acertos para verificar a evolução do seu estudo, combinado?

Eis nossas planilhas de estudos:

Procuradorias Municipais – Base do Estudo – Edital Concurso PGM João Pessoa/PB – Banca CESPE

Procuradorias Estaduais – Base do Estudo – Edital Concurso PGE Amapá – Banca FCC

AGU – Concurso Procurador Federal – 2013

COMO UTILIZAR A PLANILHA?

Eu e o Professor Luis Eduardo fizemos um vídeo para facilitar a utilização da planilha e que disponibilizo a seguir.

PRÓXIMOS EDITAIS

Você sabia que a Procuradoria-Geral do Município de Curitiba e a Procuradoria do Estado de Santa Catarina  iniciaram os trâmites para realizar concursos?

AINDA COM DÚVIDAS?

Entre em contato comigo. Estou à disposição de vocês.

Acredito que estes passos são essenciais para vocês estudarem para concursos para procurador.

Desejo todo o sucesso na sua empreitada. Não deixe de conhecer nossos cursos para a área jurídica!

Conte comigo no que eu puder ajudar.

Grande abraço e vamos em frente!

@ Prof Igor Maciel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostaria de saber qual o certame mais dificil, PGM, PGE ou AGU?
    Jose rachid maluf filho em 26/06/19 às 16:39
  • Olá, professor! Muito obrigada pelas informações. Você teria a planilha de estudos para Procurador do DF? Grata desde já! Forte abraço.
    Nathália Castelo Branco Almeida em 14/06/19 às 11:36
  • Gostaria de ajuda para me organizar para dar incio aos estudos para o concurso para procurador municipal do município de Ibaté/SP.
    Giovanna em 02/05/19 às 11:05
  • Bom dia Sou estudante de Direito do penúltimo período gostaria de obter informações sobre esse concurso e preparatório para procurador geral do estado qual local e material mais adequado para mim estão estudando? Obrigada?
    Adriana Alves Neiva em 29/11/18 às 06:41
  • Obrigado, Aarão. Acabo de disponibilizar. Igor
    Igor Maciel em 18/09/18 às 13:00
  • Bom dia Professor! Primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas e por disponibilizar as planilhas. Tenho grande interesse na carreira da AGU, ficaria muito contente caso ocorresse a disponibilização da planilha dessa carreira conforme foi citado no vídeo. Obrigado Aarão
    Aarão Xavier em 18/09/18 às 10:24
  • Ola gostaria de saber mais informaçoes quero comecar a estudar pra Procurador Municpal e Estadual. Gostaria de saber quais as recomendações. Att.
    JJ em 10/04/18 às 18:29
  • Trabalho, sou militar, tenho 3 filhos, me formei em Direito tenho sonho de passar no concurso de procurador do estado, gostaria de solicitar uma orientação de como começar meus estudos. Muito obrigado.
    Gleison em 25/03/18 às 19:35
  • Olá gostaria de informações para fazer o concurso para Procurador do Município.Qual a formação que se enquadra? Com graduação Superior na a Saúde pode fazer concorrer nesse processo?Qual a lei que eu posso ser adotar?
    BRUNO em 28/02/18 às 14:45
  • Olá Mariana, tudo bom? O material do Estratégia é completo e abrange todo o conteúdo dos Editais. Eu recomendo que você parta por este material mais direcionado. Igor
    Igor Maciel em 22/02/18 às 18:45
  • Olá. Quais doutrinas eu me apoio? Teria uma coletânea a recomendar?
    Mariana em 29/01/18 às 19:49
  • Obrigado pela atenção!
    Moreira em 23/01/18 às 20:17
  • Olá Tércio, tudo bem? Entendo que o ideal seja você estudar as matérias que são comuns aos dois concursos (administrativo, constitucional, processo civil, ambiental ...). Contudo, penso que chegará o momento que você precisará optar por algum dos concursos. Abraço, Igor
    Igor Maciel em 23/01/18 às 08:08
  • Professor, é possível conciliar o estudo para o Ministério Público Estadual com o de Procurador Estadual?
    Moreira em 04/01/18 às 22:42
  • Olá Priscilla, tudo bem? Veja, a parte de Direito Constitucional e Processo Civil cai muito em ambos os concursos. Contudo, entendo que você deva focar em apenas uma carreira, eis que a própria forma de cobrança das provas é completamente diferente. Igor
    Igor Maciel em 08/12/17 às 09:30
  • POR GENTILEZA , gostaria de saber o cargo de PGE quais matérias tem em comum com o de defensoria pública ...
    Priscilla em 07/12/17 às 22:05
  • Olá Andrezza, tudo bem? Sugiro que você confira os seguintes artigos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-pge-sp-analise/ https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-pge-sp-plano-de-estudos/ Combinado? Igor
    Igor Maciel em 30/11/17 às 20:49
  • Boa tarde, professor. Acha possível começar agora um apreparação para a PGE-SP? O que orienta a título de organização? Muito obrigada!
    Dre em 28/11/17 às 17:40
  • Olá Clalberto, tudo bem? Qual sua dúvida? Me passe seus dados por email que tentarei resolver com o pessoal do chat ([email protected]). Desconheço essas reclamações. Mas me passe quais são que tentarei resolver. Em todo caso, oferecemos 30 dias gratuitamente para que você possa testar o curso e cancelar - acaso não se sinta satisfeito - sem custo algum. Abraço, Igor
    Igor Maciel em 20/11/17 às 15:17
  • Bom Dia Professor. Gosto muito das suas aulas, sua didática é nota 10. Fiquei interessado em adquirir o curso para a PGE-SP. Ocorre que há dias tento me comunicar com o curso e o chat está offline. Nao sei o que está acontecendo. Tb vejo muitas reclamações sobre o curso, o que não ocorria com tanta frequencia. Confesso que estou inseguro para adquirir o curso. Grato.
    CLALBERTO ROBERTO DE OLIVEIRA MELO em 20/11/17 às 11:10
  • Olá Marcos, tudo bom? Veja, ambos os concursos possuem o seu nível de dificuldade. Você precisa identificar as matérias que mais possui afinidade. Tranquilo? Igor
    Igor Maciel em 14/11/17 às 10:00
  • Ótimo artigo, Na sua opinião, qual carreira é mais difícil de passar, Analista TRT ou PGE?
    Marcos em 11/11/17 às 11:22
  • Olá Clalberto, tudo bom? Penso que sim. A ideia é que as bancas costumam cobrar bem a atuação prática dos procuradores, o que acaba sendo um mesmo conteúdo base para todas as procuradorias. Abraço, Igor
    Igor Maciel em 08/11/17 às 00:31
  • Grande Edipson, tudo bom? Vamos sim. Acredito que até o fim da semana o curso já esteja disponível no site. Combinado? Abraço, Igor
    Igor Maciel em 08/11/17 às 00:30
  • Olá Marcílio, tudo bom? Amigo, envio o link com vários cursos focados em procuradorias: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=procurador Tranquilo? Abraço, Igor
    Igor Maciel em 08/11/17 às 00:29
  • Olá Mestre Igor, tudo bem? Que boa notícia, o Estratégia Concursos vai elaborar curso preparatório para esse concurso da PGM/MANAUS-AM?
    Edipson em 04/11/17 às 20:35
  • Bom Dia Professor. Aproveito a ocasião e pergunto se para os concursos de Procuradoria da Câmara de cidades pequenas com bancas desconhecidas, esses pontos com as matérias elencadas que o senhor falor também são válidos para estudar? Grato,
    CLALBERTO ROBERTO DE OLIVEIRA MELO em 04/11/17 às 10:15
  • Bom dia!! Gostaria de saber q o curso vcs tem específico só pra procurador .
    Marcilio Ribeiro de Almeida em 04/11/17 às 05:58
  • Olá Leonardo, tudo bom? Estamos com o curso para Procurador Federal. Este o mais apropriado no momento para quem está buscando os cursos de Advocacia Pública Federal. Igor
    Igor Maciel em 23/10/17 às 22:25
  • Olá, vi que o Estratégia tem cursos regulares para PFN, Procurador Federal e procurador do estado. Gostaria saber se haverá ou há curso preparatório para advogado da união?
    Leonardo em 22/10/17 às 05:06
  • Olá Gabriel, tudo bom? Iniciamos os nossos cursos de Discursivas para Advocacia Pública com o concurso de Procurador da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Você pode conferir aqui: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-discursiva-procurador-camara-bh-analise-geral/ Abraço, Igor
    Igor Maciel em 06/10/17 às 09:53
  • Boa tarde, o estratégia disponibiliza um curso de peças para advocacia pública?
    Gabriel em 04/10/17 às 11:59
  • Olá Guilherme, tudo bem? Em verdade, você deve focar nas peças que estão afetas ao dia a dia destes profissionais (quase todas, rsrsrsrs). Contudo, precisamos ter atenção também a peças que envolvem a Lei de Ação Popular, Lei de Improbidade Administrativa, Reclamação Constitucional, Suspensão de Liminar, dentre outras. Te convido a conferir o curso que fizemos de peças para Procurador da Câmara de Belo Horizonte. Checa lá! Abraço, Igor
    Igor Maciel em 04/10/17 às 07:33
  • Boa noite Igor ! Quais peças processuais para o concurso de Procurador do Município, você me aconselharia a dar uma atenção maior nos estudos ? Grato.
    Guilherme Henrique em 16/09/17 às 19:24
  • Olá Rodrigo, Por enquanto não. Mas iremos pensar no assunto. Grande abraço, Igor
    Igor Maciel em 08/09/17 às 18:00
  • Boa noite existe o plano de estudos para AGU - Procurador Federal disponível pelo Estratégia? Obrigado pela atenção, abraços
    rodigo em 05/09/17 às 22:50
  • Olá Giovani. Sim, as dicas aplicam-se perfeitamente aos concursos de advocacia pública municipal. Necessário apenas fazer as adaptações relativas ao estudo dos tributos municipais, por exemplo. Abraço, Igor
    Igor Maciel em 22/08/17 às 15:55
  • Prezado, todas as dicas servem para concursos de procuradorias municipais? Grato!
    giovani em 21/08/17 às 10:39
  • Oi eu pretendo começar a faculdade de direito e vou prestar vestibular no ano 2018 quero saber que material vc me indica para começar o meu plano de estudo. Obs:sou totalmente leiga no assunto vou começar do zero. Me ajuda aí. Obrigado
    Fernanda cintia da Silva em 06/07/17 às 15:26
  • Bom dia professor Igor Maciel, O curso em questão está disponível no ESTRATÉGIA? Aguardo retorno, Atenciosamente, Mário.
    Mário Ferreira da Silva em 05/07/17 às 07:09
  • Olá Luís, tudo bom? Sugiro o artigo do meu amigo Prof. Ricardo Torques. Trata-se de um ciclo de estudos muito bem preparado sobre a PGE/SP. https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-pge-sp-plano-de-estudos/ Abraço, Igor
    Igor Maciel em 02/06/17 às 10:44
  • Boa tarde professor Igor. Gostaria de saber se o senhor possui um ciclo de estudos para que tem cinco horas disponíveis de tempo durante o dia.
    Luís em 01/06/17 às 15:54
  • Olá Fabiana, tudo bem? O Estratégia tem vários cursos direcionados para as carreiras da Advocacia Pública. A ideia é que o aluno tenha acesso ao material completo, sem necessidade de recorrer a outra bibliografia. Sugiro que você analise as "Aulas 00" disponíveis gratuitamente para verificar se gostas do material. Eis um link que pode te ajudar: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=pge Grande abraço e vamos seguir firme nessa sua jornada. Não desista! Estou à disposição. Igor Maciel
    Igor Maciel em 18/01/17 às 08:01
  • Oi Professor, adorei suas dicas, sou servidora já (Gestora Pública), mas terminei o curso de Direito em 2013 com o objetivo de fazer concurso para Advocacia Pública, meu sonho, porém me sinto enferrujada, meio perdida, precisando de um norte para começar, qual curso ou bibliografia dessas quatro matérias estratégicas você me indicaria?
    Fabiana em 17/01/17 às 16:29
  • Olá César, tudo bom? Dá uma olhada na Aula 00 do Curso de Direito Urbanístico para PGM Belo Horizonte. Estou ministrando esta disciplina e falo sobre isso nesta aula. Eis o link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direito-urbanistico-p-pgm-bh/ Me passa um email, qualquer outra dúvida. Tranquilo? Abraço, Igor
    Igor Maciel em 12/01/17 às 19:41
  • Olá Rose, tudo bem? Quanto ao meu curso "Aspectos de Direito Processual Civil aplicados à Fazenda Pública", eu diria que sim. Isto porque há uma matéria base no curso de conhecimento essencial para qualquer nível de advocacia pública. Contudo, seria interessante você me passar um email com o concurso que desejas prestar para que possamos ver qual a melhor alternativa. Lembro que a cada curso que lançamos há uma atualização da legislação, doutrina e jurisprudecia. Abraços, Igor
    Igor Maciel em 12/01/17 às 19:40
  • Há alguma orientação especial para direito ambiental e urbanístico ? Alguma parte do assunto que costuma ter maior incidência?
    César em 10/01/17 às 11:55
  • Há algum curso preparatório do Estratégia para procuradorias em geral? :)
    Rose em 09/01/17 às 19:01
  • Igor, boa noite O Estratégia concursos oferece um curso regular preparatório para PGE´s, apenas. Esse curso é indicado também para quem deseja se preparar para concursos para procuradorias municipais?
    Rose em 09/01/17 às 18:36
  • Obrigado e bons estudos! Feliz 2017!
    Igor Maciel em 03/01/17 às 11:33