Notícia

Concurso Policia Civil Paraná para Escrivão deve sair em breve

O Governo do Paraná autorizou o Concurso Público para Escrivão da Polícia Civil que foi anunciado em rede social do Sindicato das Classes Civis do Estado do Paraná (Sinclapol).

Serão oferecidas 100 vagas imediatas, mais cadastro reserva com o intuito de resolver o problema de falta mais grave, registrada na Polícia Civil do Paraná, cujo cargo teve convocações em 2014.

Além da autorização do concurso para o cargo de escrivão, também serão nomeados 20 candidatos aprovados no último concurso, realizado em 2013, para o cargo de delegado.

pc paranaO presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Mauro Moraes, levantou na semana, em conversa com o secretário Wagner Mesquita, a necessidade de contratação em caráter de urgência de escrivães para a Polícia Civil do Paraná (PC PR). “Há uma defasagem de profissionais que vem prejudicando o andamento de inquéritos em todo o Paraná”, informou o parlamentar.

Uma pesquisa divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Paraná tem um policial civil para cada 2.366 paranaenses. Atualmente, existem em torno de 500 delegacias de polícia em todo o estado e 763 escrivães na ativa, quando são necessários aproximadamente 2 mil profissionais, ou seja, quatro escrivães por delegacia, no mínimo. Em vários locais não há nenhum profissional da área, passando a função para investigadores e delegados.

Segundo a assessoria de Moraes, a intensão é contratar aproximadamente 300 novos escrivães, que vão atuar em delegacias de todo o estado. A publicação do edital e a realização das provas estão previstas para acontecerem ainda em 2016. O salário inicial de um escrivão da PC PR está em torno de R$ 5.200 podendo chegar a R$ 10.100.

Último concurso Policia Civil Parana

O último certame teve edital publicado em 2009 e já foi homologado e encerrado. Na época foram ofertadas vagas para Escrivão, Investigador e Papiloscopista. Todos os cargos exigiam nível superior com formação em qualquer área e idade mínima de 21 anos. A organizadora responsável foi a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL).

Confira AQUI o último edital

O Estratégia Concursos lançará os cursos para este concurso em breve. Acompanhe em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Confira a lista de concursos 2021: Veja os principais concursos abertos com altos salários que oferecem oportunidades para todos os níveis de escolaridade!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu quero servir pra policia militar e seguir uma carreira na policia
    Vinicius da cruz silva em 27/07/16 às 19:44
  • Olá, bom dia ! Quando será lançado curso preparativo para Escrivão da PC PR ? Já tem previsão de data para lançamento ?
    Alexandre em 12/05/16 às 09:30