Artigo

Concurso PMAl Possíveis recursos em Geografia

Olá Pessoal. Temos duas questões do concurso PMAl em que há possíveis recursos em Geografia. As questão sobre Reforma Agrária provavelmente a banca será sensível e deve anulá-la tranquilamente e a sobre os impactos do turismo, correlacionou de forma errada os impactos causados diretamente pela atividade. Vamos lá pessoal:

(CESPE – PM-AL / 2018) A reforma agrária, reivindicação de origem burguesa em países como Inglaterra e França, transformou-se, no Brasil, em uma reivindicação dos trabalhadores rurais sem terra.

Gabarito: C (Gabarito Oficial)

Comentários. Está Errada. Já na Revolução Francesa, de caráter burguês, existiram propostas de Reforma Agrária por Jacobinos, que não tiveram expressão pois ela questiona o direito de propriedade privada o que é totalmente contrário aos princípios burgueses,  o que não permite dizer que a origem é burguesa. As ideias coletivistas e cooperativistas são identificadas deste o século XVIII com os socialistas utópicos como Saint Simon e Charles Fourrier. Também está no cerne da discussão marxista pois assim que ocorresse a tomada de poder pelos socialistas o estado deveria eliminar a propriedade privada, destacadamente a reforma agrária. No Brasil tivemos na década de 50 as Ligas Camponesas e atualmente o MST que possui ideias influenciadas pelo socialismo.

(CESPE – PM-AL / 2018) As praias e demais áreas costeiras do litoral alagoano são exploradas pelo turismo, atividade que reorganizou o território e a economia local com a instalação de hotéis, condomínios e infraestruturas de acesso dos turistas às praias; no entanto, o turismo desordenado tem provocado problemas ambientais, como, por exemplo, a pesca predatória e a emissão de esgotos e outros resíduos para o mar.

Gabarito: C (Gabarito Oficial) 

Comentários. A ideia central de que a atividade turística aumenta a pressão sobre o meio ambiente, mas os impactos do turismo podem ser observados principalmente na ocupação da orla por redes hoteleiras que colaboram para a produção de lixo e esgoto. Os ecossistemas marítimos -Corais e Mangues- são destruídos pela concentração urbano industrial nas regiões litorâneas.  No entanto o comando da questão são impactos que são gerados pelo turismo e os principais responsáveis pela emissão de esgotos são as industrias e a pesca predatória não tem fins turísticos.

É isso aí. Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.