Notícia

Concurso PM TO: banca organizadora AOCP diz que certame está livre de fraudes e pode ser retomado

O concurso PM TO, que teve provas realizadas no dia 11 de março de 2018, pode ser retomado, segundo banca organizadora do certame. Em nota, foram identificados os candidatos que tentaram fraudar as provas realizadas em julho do ano passado, e posteriormente, eliminados. Após investigações, a responsável declarou que o concurso encontra-se íntegro e livre de fraudes.

Conforme a AOCP, “Para resguardar o concurso, resolvemos estender a busca para um intervalo maior de erros coincidentes e chegamos a 5 suspeitos, que não por coincidência, fazem parte da lista de 16 candidatos identificados pela polícia e SERÃO ELIMINADOS DO CONCURSO conforme Item 8.5 do edital.” 

O mesmo havia sido suspenso inicialmente pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE TO), na ocasião, a decisão havia sido tomada após a cassação do governador Marcelo Miranda e da vice-governadora Cláudia Lelis. 

Ambos foram investigados por informações de possível deflagração de condutas em desacordo com a lei, além da ocorrência de atos administrativos promovidos em razão da decisão do TSE. Fora isso, o MP na época pediu para que o concurso não fosse retomado, pois foram encontradas outras irregularidades durante a aplicação das provas.

O certame ainda se encontra suspenso provisoriamente, acompanhe abaixo uma nota referente a este caso que foi divulgado pela AOCP

aocp

O período de inscrições ficaram abertos entre os dias 09 de Janeiro e 09 de fevereiro. O certame oferta mais de 1000 vagas para os cargos de Soldado e Oficial.

Foram no total, 86.523 mil inscritos. Sendo:

Soldado (masculino): 55.867 inscrições

Soldado (feminino): 20.183 inscrições

Oficial (masculino): 7.553 inscrições

Oficial (feminino): 2.920 inscrições

O concurso PM TO teve os dois editais retificados, no Diário Oficial do Estado do Tocantins, alterando itens do teste de aptidão física e algumas informações.

Retificação:

  • A faixa etária para realização dos exames de capacidade física e as repetições de acordo com a idade foram alteradas, como exemplo: para teste de barra fixa na faixa etária de 18 a 24 anos – 04 ou mais repetições e para a faixa etária a partir de 25 anos – 03 ou mais. Anteriormente a faixa etária se limitava de 25 até 30 anos.
  • Você pode conferir as retificações aqui: Soldado e Oficial
  • A idade considerada na faixa etária será a idade que o candidato terá quando da realização do ECF. A idade será contada em anos inteiros, desprezando-se as frações (meses e dias). Será observada a idade até o dia marcado no Edital de convocação para o candidato se submeter ao ECF, incluindo o primeiro dia de realização do exame.

As vagas contemplam os cargos de Soldado e Oficial, que exigem formação em Nível Médio e Superior, respectivamente. Há vagas para ambos os sexos, masculino e feminino. A remuneração varia entre R$ 4.455,46 e R$ 8.382,10.

Requisitos para os cargos

Para o cargo de Oficial, o candidato precisa ter formação em Nível Superior em qualquer área. Já para o cargo de Soldado, a exigência é que o candidato tenha nível médio.

Além disso, os inscritos devem ter idade mínima de 18 anos e máxima de até 30 anos, na data de inscrição. É preciso ter ainda altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres; carteira de habilitação a partir da categoria B; além de outros requisitos previstos no edital.

Locais das Provas Objetivas

Palmas
Araguaína
Gurupi
Arraias
Araguatins

Etapas do concurso PM TO

Prova Intelectual
Exame de Capacidade Física
Avaliação Psicológica
Avaliação Médica e Odontológica
Investigação Social

Provas do concurso PM TO

Oficial

A avaliação inicial dos candidatos ao cargo de Oficial será de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma prova dissertativa, consistindo em uma redação, e uma prova objetiva.

A prova será composta por 60 questões, com 5 alternativas cada, sendo que cada questão terá apenas 1 alternativa correta, pontuadas conforme a Tabela.

concurso pm to

Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que acertar no mínimo 60% do total de pontos, devendo ainda obter o mínimo de 1 ponto em cada disciplina.

A Prova Escrita Dissertativa será realizada juntamente à Prova Objetiva, e terá o valor máximo de 25 pontos. O candidato deverá obter, no mínimo, 50% da pontuação máxima possível na redação, para não ser eliminado do concurso público.

Soldado

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma prova dissertativa, consistindo em uma redação, e uma prova objetiva.

A prova é composta por 60 questões, com 5 alternativas cada, sendo que cada questão terá apenas 1 alternativa correta, pontuadas conforme a Tabela.

concurso pm to

Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que acertar no mínimo 50% do total de pontos, devendo ainda obter o mínimo de 1 ponto em cada disciplina.

A Prova Escrita Dissertativa será realizada juntamente à Prova Objetiva, e terá o valor máximo de 20 pontos. O candidato deverá obter, no mínimo, 30% da pontuação máxima possível na redação, para não ser eliminado do concurso público.

Cursos para concurso PM TO

CURSO PARA O CONCURSO PM-TO

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Ficha técnica concurso pm mg oficial

♦Informações do Concurso PM TO
►Data da Prova: 11 de março de 2018
►Vagas: 1.040 vagas 
►Lotações: Tocantins
►Banca: AOCP
►Edital: EDITAL-PM-TO-OFICIAL    EDITAL-PM-TO-SOLDADO
►Escolaridade: Ensino Médio e Ensino Superior

Fernando Brito
Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Me da alguma noticia sobre o futuro desse concurso por favor
    Marlon dias em 05/06/18 às 16:11
  • Quais os possiveis temas para redação desse concurso?
    Isabella Cristina teles da rocha em 21/01/18 às 16:05
  • Olá Maiara, pode, desde que você tenha formação em ensino superior(requisito para o cargo de Oficial), já o de soldado exige nível médio, caso tenha nível superior, poderá fazer sua inscrição para os dois cargos sem problemas.Não se esqueça de verificar se a data das provas não coincidem.
    Fernanda Brito em 12/01/18 às 15:04
  • ola boa tarde. Posso fazer os dois concurso?
    maiara em 12/01/18 às 13:49
  • MELHOR SITE
    BRUNO BARROS em 09/01/18 às 15:15
  • Olá Joas, Até o final desta semana. Fique de olho em nosso site, ok? Bons estudos!
    Natália Scarano em 09/01/18 às 11:47
  • quando sai curso para este concurso? alguma previsão??
    Joas Castro em 09/01/18 às 11:40