Concurso PF 2025: como se preparar para a redação?
Veja como se preparar para a prova de redação do Concurso PF; etapa é obrigatória tanto nos cargos da Polícia Federal quanto da PF Administrativa
O presente artigo visa dar dicas de como se preparar para a redação no concurso da Polícia Federal (PF).
Contextualizando, existem dois editais publicados para a PF, um certame da Polícia Federal e outro para a PF Administrativa, ambos da banca Cebraspe. O primeiro edital oferta vagas para Delegado (formação em Direito), Peritos (formação de nível superior em cada área de atuação) e Agente, Papiloscopista e Escrivão (exigindo qualquer formação em nível superior). Já o da Área Administrativa oferta vagas para nível médio e carreiras especializadas de nível superior.
Apesar da diversidade de exigências de escolaridade e disciplinas exigidas, o ponto comum é a exigência de prova escrita para todos os cargos. A depender do cargo, o tema aborda conhecimentos específicos, atualidades ou um tema geral dado pela banca.
Desse modo, este artigo visa focar suas dicas em aspectos que toda boa prova escrita deve apresentar. Seja qual tema seja cobrado, alguns pontos devem ser respeitados para se atingir uma boa nota.
Comando da questão da redação da PF
Iniciando as dicas de como se preparar para a redação do concurso PF, aborda-se o entendimento do comando da questão.
Independente do conteúdo exigido, ou do cargo escolhido, existirá um comando estabelecendo o esperado do texto do candidato.
Ainda, o comando pode vir muito bem definido, com uma pergunta dividida em tópicos, estabelecendo inclusive o valor de nota de cada abordagem. Porém, pode aparecer um texto motivador, e uma abordagem mais ampla e aberta a ser explorada.
De qualquer forma, a banca já sabe o que espera ler. Assim, a primeira tarefa do candidato, antes de começar o rascunho, é entender tudo o que a banca deseja no texto. Então, pode começar a montar a estrutura de seu texto.
Como é a estrutura da redação da PF?
O conteúdo, formato de prova e o cargo podem variar, mas existe uma regra lógica para provas escritas. Toda dissertação ou redação precisa da seguinte estrutura: início, meio e fim. Essas partes do texto são chamadas, também, de introdução, desenvolvimento e conclusão. Então, essa é a estrutura base de uma boa prova escrita, e isso acarreta nota na avaliação da banca.
Em caso de tema único, é interessante que a introdução ocupe um parágrafo, e apresente uma visão geral do texto. Na sequência, cada argumento deve ocupar um parágrafo, sendo o ideal de dois a três argumentos em parágrafos. Por fim, um parágrafo deve ser a conclusão e retomar o texto como um todo.
Caso seja uma questão dividida em tópicos, é interessante seguir a ordem dos tópicos do enunciado. Apesar de não obrigatório, a ordem costuma seguir uma lógica de raciocínio. Além disso, em cada tópico, mesmo que em único parágrafo, por meio de frases, deve haver início, meio e fim da ideia.
Como usar os conectivos de ligação da redação da PF?
Para construir uma boa estrutura textual, as palavras, frases, parágrafos devem estar bem conectados. As Os conectivos de ligação, ou seja, as palavras de ligação, vão exprimir de que maneira as ideias do texto se ligam. Por exemplo, se se opõem, se se somam, se abrem exceções. Além disso, essa conexão é importante no sentido sintático e gramatical.
Assim, as bancas dão extremo valor ao uso correto de conectivos de ligação.
Portanto, eles devem ser usados no início de todos os parágrafos conectados, e também de todas as frases, e das orações que a formam.
Assim, são exemplos de conectivos: adição (e, também), oposição (porém, entretanto), tempo (logo após), condição (caso), entre outros.
Ortografia e organização da redação da PF
Dando sequência às dicas de como se preparar para a redação do concurso da PF, o tópico é a organização e a ortografia do texto.
Geralmente, a banca exige aspectos como ortografia, letra legível, texto bem distribuído espacialmente, preenchimento de linhas, poucas rasuras e limpeza e organização na prova escrita.
Quanto à ponderação, cobra-se este aspecto por meio de descontos na nota final. Caso não haja desvios, não há nenhum desconto. Dependendo do número de erros, e da gravidade, a nota vai sendo descontada, dentro de um limite máximo de desconto possível.
Para evitar este tipo de problema, é recomendável o uso das folhas de rascunho fornecidas na prova.
Além disso, é necessária atenção para escrever os rascunhos e as provas, quando há mais de uma folha, no local correto, pois em concurso público não há substituição de folha de resposta.
Como melhorar a redação para o concurso? Prática!
Para fechar o artigo, a prática de textos é muito importante para os estudos.
O Estratégia Concursos, em seus cursos e pacotes, ensina excelentes técnicas de redação e provas dissertativas. Além disso, possui cursos com correção personalizada para os alunos.
Ainda, os professores, nos cursos e simulados, e revisões, costumam apostar em temas de redação que muitas vezes caíram nas provas.
Portanto, não perca tempo, estude com os melhores.