Artigo

Concurso Petrobrás: Dicas de Estudos.

Introdução

Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em trabalhar no serviço público. Se esse sonho ainda vive em você, então leia este artigo. Preparamos um conjunto de dicas de estudos para você ser aprovado na Petrobrás, uma das empresas mais amadas do Brasil.

Antes de se preocupar com as disciplinas e o conteúdo propriamente dito, você precisa saber estudar. A estratégia vai garantir a sua aprovação. Ficou curioso? Veja o roteiro então:

  • Dicas de Estudos para Petrobrás: Direto ao Ponto
  • Explicando Melhor as Dicas de Estudos para Petrobrás

Atendendo a pedidos, elaboramos um artigo objetivo, para que você tenha bastante informação em pouquíssimo tempo. Concurseiro, estamos exercitando todo o nosso poder de síntese com você. Para quem vai ficar conosco, vamos começar.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Dicas de Estudos para Petrobrás: Direto ao Ponto

Não, você não leu errado. Nem houve confusão na diagramação do artigo. Resolvemos começar a leitura pelo resumo. Você não queria algo direto ao ponto? Seu desejo é uma ordem.

As principais dicas de estudos para o concurso da Petrobrás estão listadas abaixo. Se não entender nada, não se preocupe, pois vamos explicar na seção seguinte.

Figura 1 – Dicas de Estudos para o Próximo Concurso da Petrobrás.
Figura 1 – Dicas de Estudos para o Próximo Concurso da Petrobrás.

Explicando Melhor as Dicas de Estudos para Petrobrás

Como promessa é dívida, vamos explicar as dicas de estudos que colocamos na seção anterior. Você verá que não tiramos nada da cartola.

DICA DAS DICAS: Se você quer otimizar a leitura, não precisa ler tudo. Pule direto para as dicas que geraram dúvidas, para não perder tempo.

Dicas de Estudos 1 a 3

DICA DE ESTUDO 1: Escolha a carreira para a qual deseja prestar a seleção da Petrobrás.

Provavelmente já sabe, mas vamos reforçar. A Petrobrás é gigantesca, com diversas oportunidades nos níveis médio e superior, em segmentos variados.

Em outras palavras, há vagas para engenheiros, administradores etc. Por outro lado, se você ainda não tem ensino superior, pode concorrer a vagas de Técnico Júnior em áreas como enfermagem do trabalho, manutenção elétrica etc.

DICA DE ESTUDO 2: Identifique as possíveis disciplinas que devem estar no próximo concurso da carreira da Petrobrás escolhida.

Escolher a carreira é o primeiro passo porque as provas são diferentes. Por ser celetista, o concurso da Petrobrás tende a cobrar matérias básicas, tais como Português, Matemática e Inglês. Não há cobrança de disciplinas relacionadas ao Direito.

Porém, o concurso da Petrobrás cobra uma grande quantidade de questões específicas do cargo. Ou seja, uma prova para Técnico em Segurança do Trabalho não possui o mesmo conteúdo que uma prova para Técnico em Suprimento de Bens e Serviços.

A melhor forma de identificar as disciplinas é pelos editais anteriores. As bancas tendem a copiar o conteúdo, respeitando as atualizações que periodicamente acontecem.

DICA DE ESTUDO 3: Veja se consegue aproveitar alguma disciplina de outro concurso da Petrobrás ou correlato (Transpetro, BR Distribuidora etc.).

Se você é concurseiro de longa data, provavelmente já participou de outras seleções com conteúdo semelhante ao cobrado no concurso da Petrobrás. Isso é perfeitamente normal e benéfico, principalmente se estamos falando de empresas subsidiárias.

Quando as disciplinas e seu conteúdo já são conhecidos, não é necessário estudar tudo novamente. Basta uma revisão para relembrar os principais pontos e partir para as questões. Só estude tudo novamente se você não tem confiança no assunto.

Dicas de Estudos 4 a 6

DICA DE ESTUDO 4: Analise quantas horas por dia possui para estudar para o próximo concurso da Petrobrás.

Mais do que nunca, é fundamental ser honesto consigo. Se você trabalha, tem filho, bicho de estimação etc., não adianta colocar uma meta de 12h líquidas por dia para estudar. Prometa apenas o que conseguirá cumprir.

Veja o seu tempo diário disponível e considere essas horas preciosas nas suas metas. Dependendo do seu foco nos estudos para o concurso da Petrobrás, 3h líquidas podem levar à aprovação, haja vista que não são tantas disciplinas assim.  

DICA DE ESTUDO 5: Organize as horas de acordo com a provável quantidade de disciplinas do próximo concurso da Petrobrás.

A sua prioridade nos estudos precisa ser as disciplinas específicas, porque a pontuação que elas proporcionam é maior. Porém, você não pode negligenciar as disciplinas básicas. Como tudo na vida, estudar também é um equilíbrio.

Se está perdido, nossa sugestão é alocar 70% do tempo para as disciplinas específicas e 30% para as disciplinas básicas. Só para exemplificar, se você possui 30h semanais para estudar, reserve 21h para as disciplinas específicas e 9h para as disciplinas básicas.

DICA DE ESTUDO 6: Reserve um tempo semanalmente para resolver questões de cada disciplina das possíveis bancas do próximo concurso da Petrobrás.

Não se iluda achando que será aprovado sem fazer questões. Esse é um erro que muitos concurseiros cometem, ainda que continuemos falando, falando, falando…

Você precisa resolver questões de todas as disciplinas, inclusive as que já sabe. Fazer questões é diferente de estudar o conteúdo. Não pode negligenciar de jeito nenhum.

Os últimos concursos da Petrobrás têm sido realizados pelo Cespe/Cebraspe, mas a Cesgranrio elaborou diversas provas consecutivamente, por muitos anos. Recomendamos que foque nessas bancas, priorizando o Cespe/Cebraspe.

Dicas de Estudos 7 e 8

DICA DE ESTUDO 7: Reserve outro tempo adicional semanalmente para fazer revisões das possíveis disciplinas do concurso da Petrobrás.

Ainda que não seja necessário estudar todo o conteúdo, é importante revê-lo periodicamente. Existem diversas estratégias para rever o conteúdo: mapas mentais, resumos, áudios etc. É importante você ver qual técnica funciona melhor com você.

Se está começando agora, experimente o Passo Estratégico ou o Cast nas revisões. Como são poucas matérias no concurso da Petrobrás, eles irão ajudá-lo bastante.

Por outro lado, se você já é aluno avançado ou não têm condições de adquirir os produtos, tente intercalar mapas mentais e resumos. Fique ligado também sempre no nosso Blog, pois postamos muitos artigos de qualidade gratuitos que podem servir como ferramenta de revisão.

DICA DE ESTUDO 8: Faça simulados periodicamente com todas as possíveis disciplinas do próximo concurso da Petrobrás.

O simulado é a melhor forma de testar seus conhecimentos. Fazer questões isoladas é importante, mas elas não reproduzem o cenário do concurso da Petrobrás.

A vantagem do simulado é que ele mistura várias disciplinas. As questões são inéditas, elaboradas pelos próprios professores, e os assuntos são selecionados de acordo com o histórico de cobrança da banca.

Não podemos esquecer do tempo. Você pode gastar 20 minutos numa questão, mas terá que ficar atento ao tempo no simulado, pois há dezenas de outras questões para resolver. Além disso, é uma ótima oportunidade para controlar também o nervosismo.

Dicas de Estudos 9 e 10

DICA DE ESTUDO 9: Meça seu desempenho nas questões isoladas e nos simulados para o próximo concurso da Petrobrás.

É fundamental medir seus acertos e erros para avaliar o grau de evolução. A medição deve ser feita individualmente por cada disciplina. Com os resultados, você descobrirá quais matérias do concurso da Petrobrás possui maior dificuldade, intensificando assim os estudos.

Normalmente, os sistemas de questões, incluindo o do Estratégia Concursos, já possuem essa medição automática do desempenho. A sua única preocupação será fazer as questões e monitorar as estatísticas, para ajustar a performance.

DICA DE ESTUDO 10: Opcionalmente, se tiver condições financeiras, tente contratar um coach para acelerar a sua aprovação para a Petrobrás.

O coach tem o papel de orientar os seus estudos. Ele não é exatamente um professor para tirar dúvidas, mas sim uma pessoa para apoiar no planejamento e alcance das metas que você se propõe a cumprir.

Não se preocupe se você não tem dinheiro para pagar, pois a maioria dos alunos (inclusive a nossa equipe) é aprovada sem o auxílio de coach. Só contrate se você realmente sentir necessidade, após um tempo de estudo sem avanços significativos.

Conclusão

Em suma, apresentamos dicas de estudos valiosas para o concurso da Petrobrás. Se você está interessado neste certame, não deixe de guardá-las e revê-las em momento oportuno.

Se precisar de conteúdo, lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não se esqueça também de fazer muitas questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.