Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 65

Oi, oi, oi! Os golpes aplicados com o uso da telefonia celular são muito frequentes na contemporaneidade, assunto que trata da segurança pública. Assunto importante para a redação do Concurso PCDF Escrivão.

Proposta de Redação 65

A Polícia Civil do DF, por intermédio da a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, deflagrou, nesta quinta-feira (6), a Operação XCoderX. A ação visa o cumprimento de mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão e de sequestros de bens, além de flagrantes. O trabalho de investigação contou com o apoio de equipes da 30ª DP (São Sebastião) e do MPDFT. A operação está sendo realizada, simultaneamente, nos Estados da Bahia, Paraíba, Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal para cumprir 50 mandados judiciais—prisões, busca e apreensões e sequestros de bens — com a participação das Polícias Civis das respectivas unidades federativas.

Segundo a Especializada, as investigações tiveram início a partir da subtração de R$ R$ 4 mil, valor depositado, via internet, em uma conta bancária pertencente a um correntista residente no Distrito Federal, fato ocorrido em outubro de 2019.

Após prender dois indivíduos diretamente ligados à receptação do mencionado valor, a equipe de investigação da DRCC acabou identificando os outros criminosos responsáveis por coordenar um esquema interestadual de subtração de valores depositados em contas bancárias de clientes/vítimas residentes em diversos estados. Os furtos de valores depositados em contas bancárias eram realizados por organização criminosa com um esquema bem organizado e divisão de tarefas.

“Para realizarem as fraudes, os criminosos ligavam para as vítimas utilizando um recurso tecnológico que fazia aparecer no identificador de chamada o número do telefone oficial de um banco tradicional do Distrito Federal. Durante as ligações, os criminosos se passavam por funcionários do banco e questionavam as vítimas sobre transações bancárias suspeitas. Iludidas pela forma como se davam as ligações, as vítimas acabavam digitando os números de suas contas e as senhas no teclado de seus telefones, sendo que tais dados eram capturados pelos criminosos”, destaca o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani.

Fonte: https://www.pcdf.df.gov.br/noticias/9038/pcdf-deflagra-operacao-xcoderx-e-cumpre-50-mandados

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

Golpes telefônicos e a vulnerabilidade das vítimas

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Comente acerca do efeito nocivo das facilidades dos serviços de telefonia celular para a segurança pública [9,00]
  2. Aponte algumas estratégias usadas pelos golpistas para persuadir vítimas em golpes telefônicos [10,00]
  3. Discorra sobre algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar e/ou coibir golpes telefônicos dessa natureza [10,00]

Venha conhecer nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.