Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 54

Oi, oi, oi! Nosso tema de redação para o Concurso PCDF Escrivão de hoje trata de um tema que ganhou os noticiários: as fugas das penitenciárias no Paraguai e no Brasil.

Proposta de Redação 54

Cerca de 75 presos da penitenciária de Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com o Brasil, escaparam na madrugada deste domingo por um túnel que vinham construindo nos últimos dias, informou o Ministério Público paraguaio. Todos eles pertencem ao Primeiro Comando da Capital (PCC), um dos maiores grupos criminosos da América do Sul. Originário de São Paulo, o PCC ampliou suas operações de tráfico de cocaína e armas ao país vizinho.

Trata-se da maior fuga da história das prisões paraguaias, declarou a ministra da Justiça, Cecilia Pérez. “Há uma categórica conivência de funcionários do presídio”, afirmou. Segundo Pérez, os presos depositaram areia e escombros em celas durante dias, e não poderiam ter feito isso sem que os guardas soubessem. A saída do túnel ficava justo em frente ao muro da prisão e a metros de um posto de controle do perímetro, que tampouco alertou as autoridades em Assunção.

Entre os foragidos há vários líderes do PCC, como David Timoteo Ferreira e Osvaldo Pagliato, este último considerado pelas autoridades o chefe da facção nas prisões. Foi Pagliato que supostamente encabeçou o motim ocorrido em junho de 2019 na prisão paraguaia de San Pedro, onde 10 detentos foram assassinados, alguns deles decapitados, num confronto entre o PCC e o clã Rotela, uma máfia local.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-01-19/fuga-em-massa-de-presos-do-pcc-no-paraguai-coloca-autoridades-em-alerta.html

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

Tensão nos presídios e fugas: facções criminosas e ações de segurança

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra sobre as ações de facções criminosas dentro e fora dos presídios [10,00]
  2. Mencione fatores que podem contribuir para a ocorrência de fugas dos presídios [10,,00]
  3. Disserte acerca da segurança dos presídios no Brasil no controle das fugas [9,00]

Venha conhecer nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Quantos temas serão disponibilizados em todo o curso?
    Michele em 13/04/20 às 20:44