Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 42

Oi, oi, oi! Estamos de olho nas operações da polícia civil do DF e a violência contra o idoso é um assunto de destaque na página da instituição. Vamos de tema para o Concurso PCDF Escrivão!

Proposta de Redação 42

A PCDF, em ação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa, ou com Deficiência (DECRIN), através da SID – Seção de Investigação de Crimes Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência,  deflagrou, na tarde de ontem,  terça-feira (14), a “Operação SOS Idoso”, cujo objetivo foi coibir crimes previstos no Estatuto do Idoso, que ocorriam no interior de uma residência localizada em Taguatinga Sul.

Após receber denúncia do médico chefe da equipe do NRAD (Núcleo de Atendimento Domiciliar) do Hospital Regional de Taguatinga, de uma situação de possível maus tratos envolvendo a idosa, a equipe de policiais da Especializada, juntamente com uma equipe hospitalar, dirigiu-se ao local do fato, deparando-se com uma situação deplorável de maus tratos à idosa, a qual estava acamada, em estado vegetativo, sem dentes, muito magra e desnutrida, trajando apenas fralda (suja de urina e fezes), coberta com um lençol velho, tinha diversas feridas (escaras) abertas pelo corpo, inclusive uma delas com exposição do pulmão, razão pela qual foi levada pela ambulância para o Hospital Regional de Taguatinga, tendo o médico informado que iria se submeter a uma cirurgia imediatamente devido à grave ferida.

A residência estava em péssimas condições de higiene, com lixo espalhado pelo ambiente, forte odor de urina e fezes, o quarto onde a idosa estava sem nenhuma ventilação, a cozinha suja e alimentos abertos, conforme pode ser comprovado pelas fotografias retiradas no local.

A responsável pelos cuidados com a idosa, a própria filha, foi identificada e conduzida a esta unidade policial para os procedimentos legais pertinentes..

Fonte: https://www.pcdf.df.gov.br/noticias/9010/pcdf-prende-filha-por-crime-previsto-no-estatuto-do-idoso

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

A garantia de direitos fundamentais para a população idosa do país

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Comente acerca de alguns dos direitos prioritários que são assegurados à população idosa no país [10,00]
  2. Disserte sobre o envelhecimento da população e a falta de planejamento no que tange a esse assunto [10,00]
  3. Discorra sobre ações que podem ser consideradas violência contra a pessoa idosa [9,00]

Venha conhecer o nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.