Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 41

Oi, oi, oi! Vamos falar de energia renovável, vamos falar de petróleo, vamos falar de muitas coisas! Tema quentíssimo para o Concurso PCDF Escrivão!

Proposta de Redação 41

Em 2013, antes da publicação do estudo com a descoberta dos recifes de corais, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou o leilão de concessões de blocos de exploração de petróleo na bacia da foz do rio Amazonas. As empresas enxergaram, na área, potencial suficiente para produzir 14 bilhões de barris de petróleo.

Segundo a ANP, a área pode ser explorada, desde que devidamente. “Não há nenhuma restrição para operar na foz do rio Amazonas e Pelotas, porque todas as áreas licitadas são previamente acordadas com o IBAMA. Uma vez oferecidas, não tem por que o licenciamento ambiental não sair se o trabalho de impacto ambiental for bem feito”, disse o diretor geral da ANP, em entrevista ao Estadão.

Internet: <www.uol/noticias> (com adaptações).

Inicialmente, estimou se que os corais da Amazônia ocupassem uma área de 9,5 mil quilômetros quadrados, mas o cálculo mais recente indica que seu tamanho seja mais de cinco vezes maior. “O recife tem em torno de 56 mil quilômetros quadrados. Portanto, é o maior recife do Brasil e um dos maiores do mundo”, disse um pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os recifes cobrem uma área submersa maior que a do estado do Rio de Janeiro e é habitada por mais de 40 espécies de corais, 60 espécies de esponjas metade provavelmente ainda desconhecida e 70 outras espécies de peixes, lagostas, estrelas do mar. A região também é refúgio de peixes que já desapareceram da costa brasileira, como o mero.

Internet: <www.uol/noticias> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

O equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra acerca das relações entre desenvolvimento sustentável e econômico [10,00]
  2. Disserte sobre as fontes de energia fóssil e cite exemplos de exploração [10,00]
  3. Apresente propostas que permitam a exploração de energia por meio de fontes renováveis [9,00]

Venha conhecer o curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.