Artigo

Concurso ISS Niterói – O que a FGV mais cobra em Matemática Financeira???

Caro aluno,

Analisei cuidadosamente 10 provas de Matemática Financeira da FGV, sendo 9 de concursos fiscais, cujo nível de complexidade é similar ao que podemos esperar para a sua prova. Veja nessa tabela a quantidade de questões de cada tópico do edital do Concurso ISS Niterói em cada uma dessas provas:

Concurso ISS/Niterói - tópicos de matemática financeira em concursos fiscais

Concurso ISS/Niterói – tópicos de matemática financeira cobrados em provas da FGV

 

Com base nessa tabela, e na complexidade de cada tópico, podemos montar uma classificação dos assuntos da seguinte maneira:

a) Temas muito frequentes e de baixa complexidade: estes são assuntos que você obrigatoriamente deve dominar! Temos aqui uma relação “custo-benefício” excelente, afinal estamos falando de tópicos cobrados reiteradamente nos concursos da FGV e para os quais basta conhecer e saber aplicar fórmulas pequenas. Estamos falando, em especial, dos tópicos:

– capitalização simples;

– taxas reais e aparentes;

– anuidades perpétuas.

 

b) temas muito frequentes e de média complexidade: aqui estamos falando de assuntos que também costumam ser cobrados reiteradamente, mas que envolvem tópicos mais extensos ou complexos que os anteriores. Destaco:

– desconto simples e composto;

– sistemas de amortização (presentes em todas as provas!);

– taxas nominais/efetivas/equivalentes/proporcionais (presente em quase todas…  juntando com “capitalização composta”, está presente em todas!);

– séries uniformes de pagamentos.

 

c) temas pouco frequentes e de alta complexidade: aqui temos aqueles assuntos que podem ser o diferencial para você ser aprovado, pois se aparecer alguma questão sobre eles muita gente bem preparada vai errar! Por outro lado, são temas muito pouco cobrados, de modo que, a depender da sua disponibilidade de tempo, você pode priorizar o estudo de outros tópicos relevantes de outras disciplinas. Estamos falando principalmente sobre:

– fluxo incremental;

– projetos independentes e mutuamente excludentes;

– VPL / TIR.

d) temas pouco frequentes e de baixa complexidade: aqui eu citaria o tópico sobre Prazos Fracionários, que embora seja relativamente simples de entender e aplicar, só foi efetivamente cobrado nas provas do ICMS/MS 2006 e ICMS/RJ 2007!

Note, entretanto, que existem algumas provas “atípicas”, como o ISS/Cuiabá 2015, onde temas mais raros e complexos foram bem explorados pela FGV. Assim, quanto mais tópicos do edital você puder cobrir, melhor.

Deixo aqui como dica o nosso curso de provas resolvidas da FGV para o Concurso ISS/Niterói, bem como o curso completo de matemática financeira para esse certame, cujas aulas demonstrativas podem ser acessadas pelos links a seguir:

CURSO COMPLETO DE MATEMATICA FINANCEIRA P/ CONCURSO ISS/NITEROI (com videoaulas)

CURSO DE PROVAS RESOLVIDAS DA FGV P/ CONCURSO ISS/NITEROI

 

O curso completo é formado por teoria e exercícios em vídeos e em pdf. Se você optar por ele, não precisa adquirir o de provas resolvidas, ok? Todas as questões se encontram no curso completo. O curso de provas resolvidas é voltado para aqueles alunos que já tem algum domínio sobre os assuntos e querem revisar o conteúdo a partir da resolução de questões da banca FGV.

Uma última opção, para aqueles que já exercitaram bem e pretendem fazer apenas uma revisão final, é a nossa videoaula de revisão. Em cerca de 2 horas de vídeo eu repasso todos os principais tópicos exigidos pela FGV e resolvo cerca de 20 questões selecionadas para cobrir bem o edital:

VIDEOAULA DE REVISÃO P/ CONCURSO ISS/NITEROI

 

Seja meu amigo no Facebook e tire suas dúvidas pelo Messenger sobre qual curso é o mais adequado para você:

www.facebook.com/ProfessorArthurLima

Abraço,

Prof. Arthur Lima

Obs.: conheça meus demais cursos em andamento clicando AQUI.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi Adalberto, é para fiscal de Tributos. Abraço
    Arthur Lima em 17/11/15 às 20:09
  • Professor esta analise é para o cargo de Fiscal Tributário ou Fiscal de Posturas?
    Adalberto em 16/11/15 às 23:34
  • Muito obrigado Alex. Sempre faço levantamentos assim (não tão organizados rs) para organizar os cursos focando no que as bancas efetivamente estão cobrando. Abraço!
    Arthur Lima em 16/11/15 às 14:59
  • Magna, estamos trabalhando para disponibilizar o quanto antes, ok? Amanhã eu vou gravar as minhas, assim que finalizar a edição já estará disponível para vocês.
    Arthur Lima em 16/11/15 às 14:58
  • Pretendo fazer sim Alexandre. Abraço!
    Arthur Lima em 16/11/15 às 14:58
  • Os videosaulas de revisao só estarao disponiveis dia 29 de novembro? Nao haverá alguma disciplina que disponibilizará antes?
    magna pereira saraiva em 16/11/15 às 08:33
  • Faz essa análise pro IBGE !
    Alexandre em 16/11/15 às 07:58
  • Caro Professor, não irei prestar o ISS Niterói mas que belo levantamento que realizou!!! Ótimo trabalho!!!
    Alex Kasaya em 16/11/15 às 07:55