Notícia

INSS – Técnico com exigência de nível superior? Entenda!

Nota Técnica solicita 7.575 vagas para novo concurso do INSS, inclusive com a exigência de nível superior para Técnico

A manhã dessa sexta-feira, 18 de junho, começou agitada para os concurseiros do INSS. Isso porque, foi divulgada uma Nota Técnica solicitando o preenchimento de 7.575 vagas para os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social.

Entretanto, um trecho que chamou a atenção no documento foi a possibilidade de exigência de formação em nível superior para Técnico, diante da complexidade das atividades realizadas:

37. De acordo com o art. 4º da Lei nº 10.855, de 1º de abril de 2004, os cargos da Carreira do Seguro Social podem ser de nível superior ou curso nível médio“, indica a Nota. “38. Diante da complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos, observa-se a necessidade de exigir como critério mínimo de admissão também para o cargo de Técnico do Seguro Social o nível Superior de escolaridade.”

Concurso INSS – Técnico de nível superior

Requisitos

Sendo assim, para ingressar no cargo de Técnico do Seguro Social, seria necessário possuir os seguintes requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, também são requisitadas habilidades como: prestar bom atendimento ao público (presencial ou não), com alta resolutividade e boa comunicação, utilizando ferramentas tecnológicas e sistemas corporativos, sempre atentos às mudanças na legislação previdenciária.

Avaliação

A avaliação deve ser realizada através de prova que testará a capacidade de interpretação da língua portuguesa, do raciocínio lógico e do uso da informática, noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público, como também, do direito constitucional e administrativo e de forma mais específica sobre o sistema de Seguridade Social.

Sobre a solicitação

Após ter realizado uma projeção preliminar de 10.000 vagas, o INSS encaminhou ao Ministério da Economia um pedido oficial e totalmente atualizado para provimento de 7.575 vagas. Deste total, 6.004 devem ser destinadas ao cargo de Técnico e 1.571 para Analista.

Vagas solicitadas para um novo concurso INSS, inclusive, com possível exigência de nível superior para o cargo de Técnico

Em entrevista concedida para a rádio CBN, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou estar bastante otimista com a possível autorização de um novo concurso público do órgão.

De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar sim fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando“, declarou.


E aí, concorda com essa mudança na escolaridade do cargo de Técnico?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Quer conferir TODOS os detalhes sobre o concurso público do INSS? Então não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção! Acesse:

Mais informações: Concurso INSS


Assinaturas e cursos para o Concurso INSS 2021/2022

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.