Notícia

Concurso INSS: Sudeste é campeão de vacâncias em 2019

Região concentra 45% das vacâncias registradas neste ano

A região Sudeste do país registrou o maior número de vacâncias no quadro de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autarquia perdeu neste ano 3.363 servidores, dos quais 1.535 estavam lotados nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os dados são oriundos de um levantamento feito pelo próprio órgão e demonstram que o déficit de servidores no INSS tem se aprofundado a cada mês. Até maio de 2019, o INSS já tinha registrado 22 mil cargos vagos.

O Estado de São Paulo teve o maior déficit verificado por Unidade da Federação: as unidades paulistas do INSS perderam 552 servidores, seguidas pelo Rio de Janeiro (441 servidores a menos) e Minas Gerais (426 servidores a menos). As unidades do INSS no Espírito Santo perderam 116 servidores neste ano (10ª posição nacional).

Vale lembrar que o próprio órgão já havia divulgado no início deste ano que 34% de sua força de trabalho teria condições de se aposentar em 2019. Com o avanço das propostas de modificação na legislação previdenciária, a tendência histórica é de aumento no pedido de aposentadorias.

A situação crítica do quadro de servidores do INSS chamou também a atenção do Ministério Público Federal. A Procuradoria da República do DF enviou em abril deste ano recomendação para a realização de concurso ao Ministério da Economia. Diante da negativa da pasta, o MPF prepara uma ação civil pública para garantir na Justiça a abertura de um novo certame.

Vacâncias no INSS por região (janeiro a maio/2019)

PosiçãoRegiãoVacâncias
Sudeste1535
Nordeste802
Sul519
Centro-oeste337
5 ºNorte170

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O INSS

Quer estudar para INSS?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso:

CURSO INSS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.