Artigo

Novo Concurso da Área Fiscal ICMS-SC 2017-18, Vem aí!

Olá Pessoal,

Tudo bem?

Semana passada, gravei um vídeo no meu canal do Youtube que havia prometido onde falo sobre uma oportunidade de ouro para quem sonha e está se preparando seriamente para concorrer a uma vaga na área fiscal. O próximo Concurso do Fisco Catarinense tem possibilidade de sair ainda no segundo semestre de 2017.

Fica o convite para assistir o vídeo e se inscrever no meu canal para ficar por dentro de dicas de preparação para concursos públicos (editais, ciclos de estudos, resumos, revisões etc).

https://youtu.be/IR1kS692zQ8?sub_confirmation=1

Bom, digo que é uma oportunidade para quem está se preparando seriamente porque é um edital muito aguardado pelos concurseiros, alguns inclusive já concursados em fiscos de outros Estados como o do RJ e do PA pois quem não gostaria de morar em:

 

Florianópolis

 

 

Balneário Camboriú

 

 

Blumenau

 

 

Fora outras boas cidades com alto IDH como Criciúma, Joinville e Chapecó.

 

 

A abertura de um novo concurso se justifica pela situação dos fiscais da ativa: recentemente foi feito um levantamento, considerando idade e tempo de contribuição, quando foi constatado uma PREVISÃO DE APOSENTADORIA NOS PRÓXIMOS 2 ANOS PARA APROXIMADAMENTE 50 FISCAIS!!! O TOTAL DE CARGOS NA CARREIRA ERA DE 650 VAGAS, conforme a LC 442/09, que é a Lei que rege a carreira. No entanto, a LC 442 foi alterada pela LC 534/2011, QUE REDUZIU ESSE QUANTITATIVO PARA 500 CARGOS:

 

 

Anteriormente, só havia 50 vagas no nível I, mas a LC 534 também alterou esse dispositivo após as promoções. Como as promoções ocorreram em janeiro de 2017, HOJE TEMOS ENTÃO A SEGUINTE DISTRIBUIÇÃO: 

 

 

Concurso Para Quantas VAGAS???

 

SÃO ESPERADAS CERCA DE 40 VAGAS no edital do concurso parra Auditor Fiscal de Santa Catarina, por questões de economia.

Uma dúvida bastante comum que tenho recebido nas redes sociais é sobre A POSSIBILIDADE DO EDITAL DO CONCURSO PEDIR FORMAÇÃO ESPECÍFICA NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO OU ECONOMIA.

Bom, isso não deve causar preocupação porque A LEI QUE EXIGIA FORMAÇÃO NESSAS ÁREAS SOFREU ALTERAÇÃO EM 2009. Eu inclusive não tinha nenhuma dessas formações à época do concurso de 2010 (sou ex-oficial da Marinha formado em Ciências Navais). Hoje sou Bacharel em Direito.

 

 

SALÁRIO PARA O CARGO DE AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL

 

O salário é um outro atrativo: acredito que você já saiba já que é muito fácil saber a remuneração da maioria dos servidores públicos hoje em dia. E em Santa Catarina não é diferente.  

Mas ISSO NÃO DEVE SER A ÚNICA MOTIVAÇÃO PARA VOCÊ ESCOLHER UM CARGO. Existem vários outros fatores que você deve levar em consideração na hora de decidir se preparar para uma prova de um determinado cargo: por exemplo, a função que você irá exercer: o auditor fiscal da receita estadual deve fazer a verificação do cumprimento das obrigações tributárias por parte do contribuinte; inclusive vistorias em estabelecimentos, bem como às mercadorias em trânsito ou à prestação de serviço de transporte.

 

 

OUTROS PONTOS A SEREM CONSIDERADOS SÃO: a carga horária de trabalho; se trabalha aos finais de semana ou não, se viaja a trabalho ou não; cidade onde possivelmente você tenha que morar.

 

ÚLTIMO CONCURSO DE AUDITOR FISCAL DO ICMS-SC

 

Na última seletiva foram disponibilizadas 65 vagas, sendo 45 vagas para área de Tributação e Fiscalização e 20 na área de TI – Tecnologia da Informação. O Edital do Concurso ICMS-SC 2010 foi realizado pela banca FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas. Uma rápida análise permite concluir que em alguns aspectos a FEPESE se assemelha a Fundação Carlos Chagas – FCC:

 

A seletiva anterior contou com três provas:

 

 

Por fim, uma última informação relevante: NÃO SE SABE AINDA QUAL SERÁ A BANCA DO NOVO CERTAME – tem gente na internet falando que a CESPE foi a vencedora…ISSO NÃO É VERDADE!!! Pode ser a CESPE??? Claro que pode, assim como pode ser também a FCC, FGV e a própria FEPESE apesar de uma forte corrente brigar para que seja uma banca mais tradicional.

O que é mais certo é que há a POSSIBILIDADE DO CONCURSO SER REALIZADO EM 2 FASES, SENDO A SEGUNDA COM UMA PROVA DISCURSIVA (escrita). NÃO DEIXE DE SE INSCREVER PARA RECEBER AS NOVIDADES. INSCREVA-SE AQUI!

 

Por hoje era isso.

Nos próximos vídeos do canal, eu vou falar sobre AS VANTAGENS DE SER UM AUDITOR FISCAL DE SANTA CATARINA, abordando além do salário, o ambiente de trabalho, carga horária, funções que você pode exercer).

Se você quiser saber sobre algo mais, deixe um comentário.

Também irei gravar um outro vídeo falando sobre o estilo da banca FEPESE e quando saírem as lotações, vou falar sobre cada uma das cidades com vagas…

Então fiquem ligados lá no canal, inscrevam-se pra receber os próximos vídeos.

Um abraço e bons estudos!!!

 

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral

 

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

 

Link do último edital: Edital do Concurso ICMS-SC 2010

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acredito que ano que vem, melhorando a economia, sejam retomadas as conversas. Eu continuaria os estudos. Abraço!!!
    Thiago Cabral em 05/09/17 às 09:36
  • Boa noite! Thiago, agora com o arquivamento pelo secretário no último dia 29/08, quando acredita que voltem a tocar nesse assunto de abertura de concurso?
    Vagner em 03/09/17 às 20:27
  • Bom sia Sheila! A princípio só para analista.
    Thiago Cabral em 03/08/17 às 14:56
  • Gostaria de saber se só sai concurso para auditor ou pra analista também?
    Sheila rosane maichi da rosa em 02/08/17 às 18:26
  • Cara Elaine (e demais interessados no concurso). Quero deixar claro que não falei que desconheço sobre essa notícia apenas para que você não desanime ou continue no Estratégia (se for aluno), é que realmente não sei desse fato. Se alguém falou sobre engavetamento (ou andamento), peça a fonte. Quando falei no meu canal do youtube sobre a possibilidade do concurso sair esse ano, era real (vide o processo de pedido do concurso que foi divulgado nos grupos). Mas também não cravei que seria esse ano pelo simples fato que não sou em quem decide. As notícias que eu posto são coisas que vejo vejo no dia a dia em conversas informais mas eu, particularmente, não tenho contato com os "chefes" da SeFaz pra saber se vai ter concurso ou não. Agora se você ficar esperando para estudar só depois da informação de que o concurso foi autorizado e que o edital está pronto para ser publicado, acredito que você já não estará mais concorrendo a uma das vagas. Serão poucas vagas (até por limite da lei) e muitos concurseiros continuam se dedicando a apenas esse concurso, independentemente de boatos.
    Thiago Cabral em 15/07/17 às 08:02
  • Boa noite Eliane...desconheço.
    Thiago Cabral em 10/07/17 às 21:33
  • Bom dia Thiago! Estão falando em alguns grupos de face/waths que houve o "engavetamento/arquivamento" do concurso pelo novo secretário. Isto procede?
    Eliane em 06/07/17 às 10:07
  • Bom dia Leandro...acredito que já está disponível.
    Thiago Cabral em 06/07/17 às 10:00
  • Olá pessoal do Estratégia. Gostaria de saber se já há previsão para o lançamento do curso de Legislação Tributária de Santa Catarina.
    Leandro em 28/06/17 às 07:46
  • Boa noite Marcus....não acredito nisso. Avho até que teríamos um banca mais tradicional no próximo concurso. Abraço!!!  
    Thiago Cabral em 18/06/17 às 20:37
  • Bom dia, Thiago A banca FEPESE realizou a última prova do ICMS SC e do ISS /SC essa banca teria preferência??? Assim, como a ESAF tem preferência na prova da receita federal.
    Marcus Vinicius em 26/05/17 às 06:49
  • Sim, pelo que me lembr apenas os 65.
    Thiago Cabral em 26/05/17 às 01:08
  • Quantos foram convocados, só os 65 ?
    EDUARDO DA CRUZ VIEIRA em 25/05/17 às 16:44
  • Boa tarde João.... sem chances de isso ocorrer!!! Se esse estudo existe não é dentro da SEF.
    Thiago Cabral em 25/04/17 às 17:13
  • Bom dia! Parece que existe um estudo para criar mais uma categoria com salario menor para o inicial e apenas depois disto realizar o concurso. Procede a informação? Pois como ano que vem existe eleição para governador, se a autorização não sair este ano, provavelmente apenas em 2019. Abraços e otimo trabalho.
    João em 25/04/17 às 17:07
  • Boa tarde Édipo.   Em regra as provas ocorrem no mesmo final de semana, começando sábado e terminando domingo quando tem mais de uma prova.
    Thiago Cabral em 22/04/17 às 16:10
  • Bom dia, Gostaria de saber se essas provas são realizadas em uma dia ou em um final de semana? Pois sendo do nordeste, não seria viável fazer essas provas se as etapas forem em finais de semana diferentes. Obrigado.
    Édipo de Oliveira Primo em 22/04/17 às 16:08
  • Em informativos assim deveriam ser mais realistas, como por exemplo, dizer que Florianópolis na verdade é uma ilusão , esse IDH é devido aos multimilionários que vem morar aqui e abastecem os cofres , ou devido aos aposentados que já tem uma boa grana e aproveitam para morar em Floripa, o trânsito aqui é caótico, a violência cresce a cada dia, existem poucas opções culturais, a qualidade dos restaurantes e serviços é precária, a prefeitura pouco faz pela cidade, aqui é bom para turista, mas para morador é outra coisa, para quem pensa em morar em Floripa pesquisem bastante, porque aqui não é isso que passam na mídia, eu sou concursando e não vejo a hora de conquistar minha vaga bem longe daqui. O lado bom de Floripa? As praias e a natureza, de resto Floripa será a nova Rio de Janeiro.
    Medici em 17/04/17 às 22:34
  • Boa tarde Eliane. Área jurídica? auditor fiscal sáo tem 2 setores: tributação/fiscalização e TI....não deve ter vagas específica para TI. Então o único requisito, conforme a própria lei, é formação superior em qualquer área de formação.
    Thiago Cabral em 17/04/17 às 19:31
  • Boa tarde Thiago, Ouvi comentários de que o concurso seria apenas para a área jurídica, devido à carência de pessoal neste setor. Há esta possibilidade?
    Eliane em 17/04/17 às 16:33
  • Bom dia Talita. Claro: meu email é [email protected]   Abraço!
    Thiago Cabral em 17/04/17 às 12:25
  • Olá, Professor. Já fiz o coaching do Estratégia, mas penso agora em renovar. Pode me passar seu email por favor para eu tirar umas dúvidas? Obrigada
    Talita em 17/04/17 às 11:25
  • Verdade, Floripa é bom demais!!!! Vale muito a pena esse esforço!
    Thiago Cabral em 14/04/17 às 20:10
  • Empolgação demais com essa notícia, moro na cidade com segundo melhor IDH, mas seria bom demais morar em Floripa <3
    Marília em 13/04/17 às 10:29
  • Bom dia Jean!   Ainda não. Quando tiver maiores detalhes sobre o concurso que certamente vai sair em breve ( não tem como segurar até 2019. No máximo ano que vem), certamente irei compartilhá-la no meu canal ou na minha página do FB quando tiver maiores informações. Fica o convite de me acompanhar por lá. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:44
  • Bom dia Aurélio. Acredito que não haja outro concurso específico para TI (pelo menos agora). Não há essa necessidade agora. Quando tiver maiores detalhes sobre o concurso certamente irei compartilhá-la no meu canal ou na minha página do FB quando tiver maiores informações. Fica o convite de me acompanhar por lá. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:43
  • Bom dia Carla!!! Acredito que sim, afinal tem muito interessados nesse concurso. Quando tiver maiores detalhes certamente irei compartilhá-la no meu canal ou na minha página do FB quando tiver maiores informações. Fica o convite de me acompanhar por lá. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:42
  • Bom dia Marcelo!!!   Acredito que sim, afinal tem muito interessados nesse concurso. Quando tiver maiores detalhes certamente irei compartilhá-la no meu canal ou na minha página do FB quando tiver maiores informações. Fica o convite de me acompanhar por lá. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:41
  • Bom dia Éder!!! Não sei te informar mas certamente irei compartilhá-la no meu canal ou na minha página do FB quando tiver maiores informações. Fica o convite de me acompanhar por lá. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:39
  • Bom dia Regina!!! Não sei te informar mas certamente irei compartilhá-la no meu canal ou na minha página do FB quando tiver maiores informações. Fica o convite de me acompanhar por lá. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:38
  • Bom dia Marcelo. Acredito que não haja outro concurso específico para TI (pelo menos agora). Não há essa necessidade agora.
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:17
  • Bom dia Rútilo!!!   Não tem mais escala de plantão pois todos os postos fiscais de SC foram fechados. Trabalho diário das 13h às 19h.
    Thiago Cabral em 13/04/17 às 09:16
  • Boa tarde Thiago. Há algum curso específico para a SEFAZ/SC no estratégia? Se ainda não, há previsão de quando irá sair um curso específico para esse concurso? Obrigado pela atenção!!!
    Éder Filipe da Silva em 12/04/17 às 18:56
  • Bela explanação professor! Sabe dizer quais são as possibilidades de escala de trabalho? Obrigado...
    Rútilo Gois em 12/04/17 às 17:34
  • Olha fiquei animada. Quando o estrategia vai lançar material?
    Regina Morais em 12/04/17 às 17:12
  • Thiago, e quanto a ter novamente vagas para TI, sabe de algo ou tem um palpite?
    Marcelo em 12/04/17 às 16:30
  • Boa tarde, a tendência é que haja opção específica para Tributação ou TI, igual a 2010?
    Aurelio em 12/04/17 às 16:26
  • Boa tarde Nilson. Não tenho certeza se houve 1 caso no concurso passado.
    Thiago Cabral em 12/04/17 às 14:49
  • Esse concurso já está autorizado pelo estado?
    Jean Couto em 12/04/17 às 13:24
  • O Estratégia irá lançar curso para ICMS SC ?
    Carla Dagostin em 12/04/17 às 13:22
  • E os cursos focados neste concurso, serão lançados aqui no Estratégia ?
    Marcelo em 12/04/17 às 12:49
  • Boa tarde!   Tudo que eu falei é concreto, nada de "ouvi dizer"....obviamente que certeza na Administração Pública mesmo só quando o edital for publicado...mas pelo menos as autoridades já estão convencidas da necessidade. 
    Thiago Cabral em 12/04/17 às 12:42
  • Olha acho até que teve um caso desse em 2010 mas não tenho certeza. O fato é que a lei só diz "curso superior reconhecido pelo MEC. PONTO!!! Daí pra frente é entendimento jurídico.
    Thiago Cabral em 12/04/17 às 12:41
  • Boa tarde...não, ainda não tem nada...só a necessidade de reforçar o quadro em virtude do elevado número de aposentadorias prestes a ocorrer nos proximos anos. O mais importante, no meu modo de ver, já foi alcançado: convencer quem decide!!!
    Thiago Cabral em 12/04/17 às 12:40
  • Ótimo artigo, que dá um ânimo na galera! Obrigado! Aproveito para saber se há Tecnólogos na SEFAZ/SC. Abraço
    Nilson em 12/04/17 às 11:56
  • Ótimo artigo, que dá um ânimo na galera! Obrigado! Aproveito para saber se há Tecnólogos na SEFAZ/SC. Abraço
    Nilson em 12/04/17 às 11:55
  • Professor, bom dia. excelente notícia! Mas fiquei na dúvida aqui em algumas coisas: Já ta na LOA? Já tem comissão formada? O conteúdo da legislação estadual é muito extensa? To focado pra receita e pretendia pegar essa matéria apenas quando saísse o edital colocando ela com um horário bem considerável no meu ciclo. Att.
    Augusto Soares em 12/04/17 às 11:23
  • Prezado mestre. "Curso superior, em nível de graduação" Então, ao pé da letra, seria válido graduação Tecnológica também. O Sr poderia confirmar?
    Cleber em 12/04/17 às 11:03
  • Bom dia! Professor existe algo concreto em relação a esse certame, ou apenas especulações??
    pedro em 12/04/17 às 10:28
  • Bom dia Marcus. Não tenho essa informação de forma mais precisa mas acho que foi próximo a 76%!!!
    Thiago Cabral em 12/04/17 às 09:43