Artigo

Com mais de 2 mil cargos vagos, novo concurso IBAMA é fundamental

Com mais de 2 mil cargos vagos no quadro de servidores do IBAMA, a necessidade de um novo concurso público se torna cada vez mais essencial. A autarquia inclusive, tem realizado constantes solicitações ao Ministério da Economia.

O último pedido foi realizado no ano passado, quando o Ministério Público Federal encaminhou uma recomendação ao Governo pedindo autorização para realização de um novo certame. Porém, a solicitação não recebeu o aval necessário.

A recomendação vem na esteira da grande redução de Agentes Fiscais Ambientais no quadro de servidores ativos do órgão. De acordo com o documento, o IBAMA tinha, em 2016, 930 servidores em atividade nesta função, restando 460 em 2019.

O IBAMA e o Ministério da Economia ainda não se manifestaram sobre o caso. Caso a recomendação não seja acatada, é possível que o Ministério Público Federal ingresse com uma Ação Civil Pública para forçar o executivo a recompor o quadro de servidores do órgão.

Importante lembrar que a equipe de jornalismo do Estratégia segue em contato com o órgão para acompanhar todos os detalhes sobre o caso.

Quer saber mais informações sobre o concurso IBAMA? Acesse o link abaixo e veja tudo na íntegra!!

Saiba mais: Concurso IBAMA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Foi confirmado se o órgão encaminhou o pedido de um novo concurso para 2021?
    Karle em 02/06/20 às 22:58