Concurso GCM SP 2026: como será a prova de redação?
Novo edital do concurso GCM SP oferta 500 vagas!
Você que almeja ser o novo integrante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, cujo edital oferta 500 vagas imediatas, já conferiu como será realizada a prova de redação do concurso GCM SP?
As oportunidades exigem nível médio, CNH (categorias “B” a “E”) e idade máxima de 30 anos, sendo distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência e negros. O salário inicial é de R$ 4.127,52.
Como será a prova de redação do concurso GCM SP 2026?
A Prova Dissertativa-Redação consistirá na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, de até 33 linhas, valendo numa escala de 0 a 40 pontos.
Nesta prova de redação em Língua Portuguesa, será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20 pontos.
Critérios de avaliação da etapa
- A) Tema: avalia-se, neste critério, se o texto do candidato atende ao tema proposto.
- B) Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias.
- C) Língua (modalidade e registro): avalia-se, neste critério, a adequação do texto à modalidade escrita e ao registro formal da língua portuguesa. Serão examinados, neste item, aspectos gramaticais e de convenção da escrita, tais como concordância (verbal e nominal), regência, ortografia, acentuação, pontuação etc., bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expresso em palavras e expressões.
- D) Coesão: avalia-se, neste item, o emprego dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.), responsáveis por tornar mais clara e precisa a relação entre palavras, orações, períodos e parágrafos do texto.
Os interessados devem se inscrever até 3 de março, no site da banca organizadora, Vunesp, ao custo de R$ 98,00.
Para mais informações, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: concurso GCM SP