Artigo

Concurso EsPCEx sofre alterações que afetam publicação de edital

Antes mesmo da publicação do edital, o exército libera uma separata que prevê algumas das datas e moldes do concurso EsPCEx, disposto  no site oficial da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A publicação do edital ocorreu o dia 09 de maio de 2018.

Aqui você pode conferir maiores informações sobre o certame e se preparar o quanto antes.

O que é a EsPCEx?

A EsPCEx, localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual foram oferecidas, pela separata militar, cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 45 vagas para o sexo feminino (cinco vagas a mais que o último concurso).

Algumas condições para inscrição:

  • ser brasileiro nato, ambos os sexos;
  • possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio do estabelecimento de ensino militar.

Etapas do concurso

O concurso é composto pelas seguintes etapas:

  1. Exame intelectual;
  2. Inspeção de saúde;
  3. Exame de aptidão física;
  4. Comprovação de requisitos biográficos;
  5. Averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual (1ª fase realizada nas Guarnições de Exame e nas OMSE) são realizadas, geralmente, na segunda quinzena de setembro.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte (2ª fase realizada na EsPCEx, com a comprovação dos requisitos biográficos, a inspeção de saúde e o exame de aptidão física), a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

DO EXAME INTELECTUAL

Este exame é realizado em dois dias, da seguinte forma:

1) 1º dia – provas de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), Redação (questão discursiva), Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e Química (com 12 questões objetivas e peso 1).

2) 2º dia – provas de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), História (com 12 questões objetivas e peso 1) e Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).

DA REPROVAÇÃO NO EXAME INTELECTUAL E ELIMINAÇÃO DO CONCURSO

  1. não obter nota igual ou superior à nota mediana de cada uma das 7 provas
  2. for considerado inapto na prova de Redação (nota inferior a 50,000);

Obs.: A prova de redação tem caráter somente eliminatório.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx.

E ao concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Último Concurso EsPCEx

O edital do último concurso EsPCEx foi publicado em 2017 com o oferecimento de 440 vagas. Dessas, 400 foram destinadas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Essa seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional. Os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

As etapas dos certames são as mesmas todos os anos. E para saber mais sobre esta oportunidade, confira o artigo sobre o certame escrito pelo professor Décio Terror – clique aqui.

O Estratégia Concursos tem cursos específicos para quem se prepara para o concurso EsPCEx.
CURSOS PARA CONCURSO EsPCEx

♦ Informações básicas do concurso EsPCEx

►Edital: Concurso EsPCEx 2017
►Escolaridade: Nível Médio
►Cursos Estratégia Concursos: CURSOS EsPCEx
►Separata Militar 2018: clique aqui para saber mais

Informações do concurso EsPCEx 2018
►Sítio EsPCEx: www.espcex.eb.mil.br

Mentoria Militar
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá. Ao final do artigo, há um link que leva diretamente ao site do EsPCEx, nele você encontra o caminho para fazer sua inscrição. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 04/06/18 às 10:20
  • Onde eu encontro o formulário de inscrição da espcex
    Tasso Henrique Bastos Perelra em 03/06/18 às 19:36
  • Boa noite! Meu sonho é poder estudar na specex, sempre sonhei com isso. Espero passar e poder estudar lÁ.
    Danyely jesus de Oliveira em 07/05/18 às 18:27