Artigo

Concurso EFOMM: edital oferta 200 vagas para Oficial da Marinha

Foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 28 de maio, o edital das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, o concurso EFOMM. O certame oferta para os candidatos 200 vagas para o cargo de Oficial da Marinha Mercante que exige nível de formação médio.

Destas 200 vagas, 100 são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que fica situado no Rio de Janeiro-RJ. Outras 80 vagas ficam reservadas ao Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), situado em Belém – PA.

Por causa de acordos internacionais, 10 outras vagas em cada um dos Centros de Instruções citados acima estão reservadas para alunos estrangeiros, mas caso alguma dessas vagas não seja ocupada, as mesmas serão destinadas a brasileiros.

Datas do concurso EFOMM

As inscrições para o concurso EFOMM devem ser feitas via internet no site da banca organizadora entre os dias 30 de maio a 16 de junho. A taxa de inscrição cobrada dos candidatos é de R$ 68,00.

Os candidatos que necessitarem da isenção da taxa de inscrição, devem solicitar via internet entre os dias 30 e 31 de maio. As provas serão aplicadas aos candidatos nos dias 17 e 18 de agosto. O local da prova será divulgado no site da banca organizadora no dia 05 de agosto.

Principais datas

Inscrição: 30 de maio a 16 de junho
Isenção da taxa: 30 e 31 de maio
Provas: 17 e 18 de agosto
Local da prova: 05 de agosto

Requisitos para o concurso EFOMM

O edital regulamenta que os participantes tenham nível de escolaridade médio. Além disso, exige que candidatos participem no regime de internato dos cursos de formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante e formação de Oficial de Náutica da Marinha Mercante.

Etapas das provas

O concurso EFOMM é constituído das seguintes etapas:

Exame de conhecimentos (eliminatória e classificatória)

  • Português – 20 questões
  • Redação – mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas
  • Inglês – 20 questões
  • Matemática – 20 questões
  • Física – 20 questões

Seleção psicofísica (eliminatória)

O candidato deve levar todos os exames exigidos pelo edital, com isso a perícia médica vai verificar se o candidato preenche os critérios e padrões de saúde exigidos pelo órgão.

Teste de suficiência física (eliminatória)

No dia 28 de novembro o candidato deve acessar o site da banca organizadora para saber o local da terceira etapa de testes que é o teste de suficiência física (TSF). Este exame tem como propósito aferir a aptidão física do candidato por meio de provas de corrida e de natação, constituindo etapa eliminatória.

Período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória)

Está etapa tem como objetivo receber os documentos dos candidatos e de realizar sua integração com a equipe da corporação.

Quer estudar para Concurso EFOMM?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para EFOMM:

Curso EFOMM

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Ficha técnica concurso sefaz df

♦Informações do concurso SME SP 

►Data prevista: 17 e 18 de agosto de 2019
►Vagas: 200 vagas
►Lotações: Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA)
►Requisito: Nível Médio
►Banca: CIAGA
►Edital: 
Oficial da Marinha Mercante

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Uma ótima oportunidade de realizar um grande sonho
    William de Jesus da Cruz Gaia em 07/06/19 às 08:53