Artigo

Concurso Delegado PCPR: retrospectiva e apresentação do curso de 2ª fase

Olá pessoal,

Aqui é o professor Vinícius Silva, especialista na preparação de candidatos para segunda fase dos concursos de Delegado de Polícia.

Vamos conversar hoje sobre a prova específica (Discursiva – Peça Prática e Questões) para Delegado PCPR.

A primeira fase se aproxima, com a divulgação do edital, e você já deve pensar em como será sua preparação para a segunda fase. Não deixe para resolver esse problema em cima da hora.

A primeira dica é não esperar para iniciar sua preparação apenas após o resultado definitivo da fase objetiva. A prova discursiva já está marcada para 13/09/2020, porém quem iniciar a sua preparação antecipadamente terá chances dobradas de obter aprovação.

Para você conseguir aprovação na primeira fase, basta obter 60% dos pontos da prova objetiva, e ao final da classificação deverá ficar entre os 1.000 primeiros candidatos, considerados os empates na última colocação.

Uma vez que você já sabe que deve iniciar o quanto antes a sua preparação, vamos falar sobre a prova.

Composição da prova

A prova discursiva é composta de uma peça prática e a mais seis questões discursivas das matérias (Direito Penal – 2 questões, Processual Penal – 2 questões,  Constitucional – 1 questão e Administrativo – 1 questão). O valor total dessa prova é de 100 pontos.

Área de ConhecimentoNúmero de questõesPontos por questãoTotal de pontos
Direito Penal (incluindo Legislação Penal Especial)212,525
Direito Processual Penal (incluindo Legislação Penal Especial)212,525
Direito Administrativo110,0010
Direito Constitucional110,0010
Elaboração de Peça Prática consistente em Representação por medida cautelar usualmente utilizada por Delegado de Polícia130,0030
Total7100,00

Como foi a última prova

Nesse momento, vale a pena você conhecer o que tem sido cobrado nas provas de Delegado de Polícia, sabendo que para Delegado PCPR, a última prova foi bem diferente. Não teve peça, por exemplo.

Retrospectiva dos últimos concursos

É bem verdade que no ano de 2018 tivemos apenas duas provas com peças e questões, que foram as provas da PCBA e da Polícia Federal, e no ano de 2019, apenas a tão contestada prova da PCES, que teve inclusive todo o concurso anulado.

A formatação adotada pela UFPR é muito boa, pois abrange tanto a parte técnica (peças) como o conteúdo jurídico (questões discursivas).

A maioria dos concursos realizados em 2018 teve como objeto apenas questões discursivas, daí uma boa quantidade de questões anteriores que teremos para trabalhar em nosso curso.

Pacotaço (Pacote Completo + Rodadas + Discursivas) p/ PC-PR (Delegado) – Pós-Edital

Discursivas p/ PC-PR (Delegado) Com Correção – Pós-Edital

PCCE2015VUNESPPrisão temporáriaLatrocínio (art. 157, § 3º, do CP)
PCPE2016CESPEInterceptação das comunicações telefônicas e quebra de sigilo telefônicoHomicídio qualificado (art. 121, §2°, II, do CP).
PCPA2016FUNCABPrisão PreventivaExtorsão qualificada (art. 158, §1º, CP c/c art. 288, do CP)

Vamos verificar um retrospecto dos últimos concursos de Delegado, no que concerne às provas discursivas.

PCPA (2ª Aplicação)2016FUNCABBusca e apreensão domiciliarLei n°. 10.826/03: art. 16 c/c Art. 129, §3°. (Porte Ilegal de Arma de fogo de uso restrito e lesão corporal seguida de morte)
PCAC2017IBADEBusca e apreensão domiciliarLesão Corporal praticada mediante Violência Doméstica – art. 129, §9º (0,1), CP; Ameaça – Art. 147, caput, do CP e Posse irregular de arma de fogo de uso permitido – art. 12 da Lei n°. 10.826/03
PCMS2017FAPEMSInfiltração de Agente Policial ou Captação AmbientalTráfico de drogas (Art. 33, da Lei 11.343/06 c/c art. 2°, da Lei n°. 12.850/13).
PCAP2017FCCRelatório de conclusão cumulado com manifestações específicas.Vias de Fato (aet. 21, da Decreto-Lei Nº 3.688-LCP)
PCBA2018VUNESPPrisão PreventivaLesão Corporal e Violação de Medida Protetiva
Polícia Federal2018CESPEPrisão PreventivaTráfico de Drogas (internacionalidade)
PCES2019ACESSOPortaria de Instauração de IPLLesão corporal grave qualificada pelo aborto, art. 129, § 2º, inciso V c/c § 9 e 10 do CP, homicídio qualificado em razão do feminicídio, art. 121, § 2º, inciso VI, c/c § 2-A, incisos I e II e § 7, inciso II, todos do CP, sendo ambo os delitos praticados em concurso material, consoante art. 69, também do CP, Posse irregular de arma de fogo de uso permitido, art. 12 da Lei 10.826/03 e o delito de posse ou porte de drogas pra consumo pessoal, art. 28 da Lei 11.343/06.

Veja que a ideia aqui das bancas nos últimos concursos tem sido a escolha pelas medidas cautelares de caráter pessoal (prisões preventiva e temporária) e ainda as medidas cautelares probatórias (busca domiciliar, interceptação telefônica, infiltração de agentes).

A dica é então iniciar, com base nessa estatística, a sua preparação pelas medidas cautelares pessoais e probatórias, uma vez que o seu edital foi enfático em mencionar que apenas as medidas cautelares podem ser cobradas a título de peça prática.

Como não temos uma prova anterior de peças da PCPR, vamos ter de nos basear nas últimas provas de outras bancas e de outros concursos Delegado de Polícia.

Aproveito para convidar todos para participarem da nossa aula inaugural, totalmente gratuita, no canal do estratégia carreiras jurídicas, oportunidade em que vamos apresentar a nossa equipe de professores, composta por mim e pelos Delegados de Polícia Civil do Amazonas, Profs. Ivo Martins e Fernando Bezerra.

Vamos abordar a nossa metodologia, você vai poder baixar a aula 00 do curso, em formato PDF, totalmente gratuito para acompanhar e ainda vai ter a chance de iniciar seus estudos conosco.

Vamos ainda apresentar nosso cronograma de e estrutura do curso e muitas novidades.

Não deixe de acompanhar.

Conte conosco na sua preparação, nos links abaixo você tem acesso aos cursos completos.

Pacotaço (Pacote Completo + Rodadas + Discursivas) p/ PC-PR (Delegado) – Pós-Edital

Discursivas p/ PC-PR (Delegado) Com Correção – Pós-Edital

Abraços.

Prof. Vinícius Silva.

Mais informações: concurso Delegado PR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esse curso abrange todas as peças que podem cair na segunda fase?
    Felipe em 18/04/20 às 11:07