Artigo

Concurso Colégio Naval abre na próxima segunda-feira o período para Autodeclaração de Cor

Olá pessoal! Logo mais teremos a prova para o Concurso Colégio Naval, que registrou 9.740 inscritos, uma concorrência de aproximadamente 51 candidatos por vaga. E uma das novidades neste ano é a disponibilização de cotas para os candidatos negros.

Agora, das 190 vagas ofertadas, 38 são reservadas para os cotistas (20%), em acordo com a Lei nº 12.990, de 09 de junho de 2014. Os candidatos negros concorrerão simultaneamente às vagas reservadas e às destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no CP.

O período para Autodeclaração de Cor começa na próxima segunda-feira, 27/08 e vai até sexta-feira, 31/08. Confira abaixo o passo a passo de como fazer a alteração:

Confira o passo a passo:

1 – Acesse o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br
2 – Clique no seu concurso
3 – Altere sua inscrição
4 – Faça a autodeclaração de cor (preto ou pardo), para concorrer às vagas reservadas a candidatos negros

Principais informaçães sobre a prova escrita

  • 01 de setembro: Prova Objetiva das disciplinas de Matemática e Inglês, com duração de 5  horas e constituída de 40 questões;
  • 02 de setembro: Prova Objetiva constituída de 50 questões, das disciplinas de Português, Estudos sociais, Ciências e uma Redação, com duração total de 4 horas;
  • Os portões de acesso aos locais de realização das provas serão abertos às 08h30 e fechados às 09h30;
  • A prova terá inicio, em ambos os dias, às 10h30 (Horário de Brasília)
  • No período de 27/08 a 31/08, os candidatos deverão acessar o site da Marinha e imprimir o comprovante de inscrição com o endereço/sala ou setor de realização de prova;
  • Os candidatos que realizarão a prova escrita na EAMES DEVERÃO LER O COMUNICADO TODO (o comunicado está disponível ao final da página, na Ficha Técnica).

Sobre o Colégio Naval

O Colégio Naval trata-se de um curso de ensino médio que almeja preparar o aluno para o Curso de Graduação da Escola Naval, ministrado no Colégio Naval sediado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica/médico-hospitalar, psicológica, social e religiosa.

O currículo das disciplinas desse ensino são: Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física, História, Geografia, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Informática e Ensino Militar-Naval (Instrução Militar-Naval e Educação Física).

Quem pode concorrer?

Para concorrer ao curso o candidato deve ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade, no primeiro dia do mês de janeiro de 2019, além de ter concluído o nono ano do ensino fundamental até a convocação.

Dentre outras coisas:

  • Ter altura mínima é de 1,54m e máxima de 1,95m;
  • Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) compreendido entre 18 e 30;
  • Ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha;
  • Possuir CPF.

Etapas do concurso

O Concurso é constituído das seguintes etapas:

  1. Prova Escrita Objetiva de Matemática e Inglês;
  2. Prova Escrita Objetiva de Estudos Sociais, Ciências e Português;
  3. Redação;

Eventos Complementares constituídos de:

  1. Inspeção de Saúde – 05/11 a 07/12;
  2. Teste de Aptidão Física (TAF) – 05/11 a 07/12;
  3. Avaliação Psicológica – 12/11 a 07/12;
  4. Verificação de Documentos – 12/11 a 07/12;

O curso se iniciará dia 04 de fevereiro de 2019, com um período de adaptação que dura cerca de um mês. Este período testa o interesse pela carreira e sua apropriação nos moldes das doutrinas militares.

Sobre as provas

As provas escritas objetivas e a redação terão caráter eliminatório e classificatório, os Eventos Complementares terão caráter eliminatório.

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes. No primeiro dia será aplicada uma prova objetiva das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração de 5 horas e será constituída de 40 questões, sendo:

  • Matemática (20)
  • Inglês (20)

No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas de Português, Estudos Sociais e Ciências e uma Redação, com duração total de 4 horas. A prova objetiva será constituída de 50 questões, sendo:

  • Português (20)
  • Estudos Sociais (12)
  • Ciências (18)

Inspeção de Saúde: nessa etapa o candidato deverá comparecer ao local previsto para a seleção psicofísica, portando o comprovante de inscrição, documento de identidade com fotografia na qual possa ser reconhecido, assinatura e no prazo de validade e os exames requeridos no edital.

Teste de aptidão Física (TAF):

  • Natação (25 metros no tempo máximo de 50 segundos);
  • Corrida (2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos).

Avaliação Psicológica: irá avaliar os aspectos de intelectivo e personalógico.

Locais de realização das provas

Rio de Janeiro / RJ, São Pedro da Aldeia / RJ, Angra dos Reis / RJ, Vila Velha / ES, Salvador / BA, Natal / RN, Olinda / PE, Fortaleza / CE, Belém / PA, Amapá/AP, Piauí / PI, Santarém / PA, São Luís / MA, Rio Grande / RS, Santa Maria /RS, Curitiba / PR, Porto Alegre / RS, Florianópolis / SC, Ladário / MS, Cuiabá / MT, Brasília / DF, São Paulo / SP, Manaus / AM.

 

ficha técnica concurso colégio naval 2018

Informações do Concurso Colégio Naval

Data prevista: 01 e 02 de setembro
Vagas: 190
Banca: Marinha
Escolaridade: Nível fundamental
Cursos Estratégia ConcursosCURSOS CONCURSO – COLÉGIO NAVAL
Edital: Edital Colégio da Marinha

Comunicado de Instruções: Comunicado aos candidatos

Bons Estudos!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Kauan. Conforme consta no artigo, para concorrer ao curso o candidato deve ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade, no primeiro dia do mês de janeiro de 2019. Cursos preparatórios ESA: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/escola-de-sargentos-das-armas-esa/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 28/08/18 às 18:51
  • Queria sabe se é só com 15 anos mesmo que pode fazer a prova ? É também queria saber se tem preparação para a eSsa?
    Kauan em 28/08/18 às 18:46
  • Só poderá fazer a prova com 15 anos? E tem preparativo para eSsa?
    Kauan em 28/08/18 às 18:33
  • Olá Théo, conforme está escrito nas instruções: No período de 27/08 a 31/08/2018, os candidatos deverão acessar o site www.sspm.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br e imprimir o comprovante de inscrição com o endereço/sala ou setor de realização de prova. Tente novamente no dia 27 ok? Bons estudos!
    Natália Scarano em 17/08/18 às 09:50
  • Nessas cotas para negros as chances dos negros serão maiores que as dos brancos ou o percentual estará equiliobrado? Nas provas desse ano disputaremos com 51 candidatos por vagas, com as cotas de negros os mesmos disputarão com menos candidatos ou estou entendendo errado?
    Théo da Cunha Daudt em 16/08/18 às 20:57
  • Pessoal não está saindo o comprovante de inscriçao, alguém conseguiu? Estou tentando retirar, mas ele diz(hoje 16/08) assim: " O candidato deve acessar a página do Concurso, em data a ser divulgada, para obter o Comprovante de Inscrição." Tá certo? Ou estou fazendo algo errado?
    Théo da Cunha Daudt em 16/08/18 às 20:53
  • Cotas para negros ? Eles que deixem de choradeira e tratem de competir em condições de igualdade com os demais candidatos. Foram os seus antepassados que trabalharam como escravos. Eram aqueles que deveriam exigir alguma coisa.
    A. Jorge em 12/08/18 às 15:09
  • Para maiores detalhes, entre em contato com a OREL do Rio de Janeiro através do número (21) 2104-6006. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/08/18 às 15:24
  • Não consigo visualizar o comprovante de inscrição e tambem não consigo saber o local de realização da prova do candidatos da cidade do Rio de janeiro.
    Christiano em 07/08/18 às 15:14
  • Olá Christiano. Os locais de realização de prova, mais especificamente no Rio de Janeiro, está disponível na página 21 do edital disponível na Ficha Técnica ao final do artigo. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/08/18 às 15:08
  • Senhores. Onde será realizada as provas dos candidatos da cidade do Rio de Janeiro ? Não consigo achar essa informação , nem no site da MB.
    Christiano em 07/08/18 às 15:03
  • nao consigo ver a lista dos candidatos e nem o local da prova e nem a data
    matheus fe em 02/08/18 às 12:58
  • Olá Elyssandra. A prova será realizada na OREL em que você inscreveu seu filho. O endereço completo das unidades está disponível a partir da página 21 do edital. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 31/07/18 às 11:51
  • bom dia Escrevi meu filho, mas nao consigo ver o local onde ele ira realizar a prova, vocês podem me ajudar?
    Elyssandra em 31/07/18 às 10:20
  • Bom dia, Maria Para obter o comprovante de inscrição acesse https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=356, endereço disponível no site da marinha, e verá um botão escrito "Comprovante de Inscrição". Basta clicar neste item e preencher as informações solicitadas corretamente e obterá o comprovante de inscrição do candidato. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 31/07/18 às 10:08
  • BOM DIA NÃO ESTOU CONSEGUINDO TIRA O COMPROVANTE DA INSCRIÇÃO DO MEU FILHO GABRIEL ANGELO OBRIGADA
    MARIA APARECIDA em 31/07/18 às 09:45
  • Esse vale a pena. Esperança da Armada Brasileira
    Dona Maria em 18/07/18 às 15:35
  • Bom dia, Maria Aparecida. Informamos na matéria que a data da prova ainda será divulgada. Tentado auxilia-la, entramos no site da marinha, mas a data ainda não saiu. Pedimos por gentileza que fique atenta ao nosso site, assim que soubermos a data, atualizaremos a matéria. Atenciosamente, equipe Estratégia Concursos.
    Fernanda Brito em 10/07/18 às 08:58
  • ESCREVIR MEU FILHO E NÃO SEI A DATA DAS PROVAS
    MARIA APARECIDA em 10/07/18 às 07:50
  • Olá Silvio. As datas de aplicação da prova e das demais etapas está disponível para consulta no edital. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 07/06/18 às 18:15
  • Escrevi meu filho e não sei a data das provas
    Silvio kleber Silva dos Santos em 04/06/18 às 19:40
  • Olá Adriane. O edital não específica um número limitado de vagas para mulheres, portanto pode sim. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 04/06/18 às 10:32
  • Poderá fazer garotas também?
    Adriane em 02/06/18 às 23:02
  • Bom dia, Sandra O comprovante de inscrição pode ser obtido no portal da marinha/concursos. Basta clicar no link que relacionado ao concurso para o colégio naval. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 25/05/18 às 09:25
  • Boa Tarde. Estou ansioso para saber as datas das provas, tenho me preparado para as mesma. Será com certeza a minha maior felicidade passar neste concurso, Esta entregue nas mãos de Deus. Um Abraço a todos.
    FABRICIOI DOS SANTOS SANTANNA SANTANA em 24/05/18 às 17:46
  • Olá Thiago. O Estratégia Concursos não possui vínculo com nenhum órgão ou banca. Para solucionar problemas referentes a inscrição, por favor contacte a organizadora do certame. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 16/05/18 às 11:46
  • meu nome e Thiago Raiol, gostaria de saber como consigo o comprovante de inscriçao, pois ja faz um mes que paguei .
    thiago raiol em 15/05/18 às 21:25
  • Olá. Você pode entrar em contato com o Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha pelo número (21) 2104-6006. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/05/18 às 18:18
  • Gostaria de saber como obtenho o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no dia 27/04,pois fora o meu pai que efetuou via código de barra .Me chamo William Batista Fonseca Dos Santos
    Sandra Ligia em 03/05/18 às 17:40
  • Me chamo William Batista Fonseca Dos Santos tenho dezesseis anos e necessito saber : Gostaria de saber se a minha inscrição foi efetivada ,pois o meu pai que já foi cabo da Marinha que efetuou o pagamento via codigo de barra mas não fora emitido o comprovante. Qual deverá ser o meu procedimento ?À quem me dirijo por fvr me ajudem
    Sandra Ligia em 03/05/18 às 17:31
  • Olá Patricia. Conforme consta no artigo, as inscrições se encerraram no dia 20 de abril. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/05/18 às 16:19
  • Bom diaaa!! Terminaram as inscrições?!! Como posso saber?!! Seria para minha filha de 14 anos que esta cursando o 9º ainda... seria para ela fazer o Ensino Medio na Escola Naval Obrigada e bom dia!! Patricia Farias
    PATRICIA FARIAS em 03/05/18 às 06:52
  • Olá Ivo. A data das provas ainda não foi definida. O candidato deve consultar a página do SSPM na Internet ou as OREL a partir do dia 25/05 para obter as datas e os horários de prova. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 24/04/18 às 15:08
  • Bom dia! Por gentileza, gostaria de saber qual a data das provas escritas/objetivas, será mesmo em 25/05? Pq no vídeo há momentos em que diz ser em setembro. Gostaria de confirmar, pq no edital diz que devemos entrar em contato no dia 25 para saber local das provas. Obrigada!
    Ivo Paulo Puehler Junior em 24/04/18 às 08:48