Notícia

Concurso Betim: candidatos serão convocados para a heteroidentificação

A Prefeitura de Betim, Minas Gerais, divulgou uma nova retificação referente ao seu concurso público. Desta vez, a mudança se dá no procedimento de heteroidentificação, que será realizado on-line e não mais presencialmente.

Os candidatos inscritos como negros, aprovados neste Concurso Público, serão convocados pelo Instituto AOCP, anteriormente à homologação do resultado final do concurso, para o procedimento de heteroidentificação online, com a finalidade de atestar o enquadramento previsto na Lei nº 512.990/2014.

O documento da autodeclaração como pessoa negra, em conformidade com a Lei nº 12.990/2014, será fornecido pelo Instituto AOCP e deverá ser enviado eletronicamente, acompanhado das fotos, documentos e vídeo para análise.

Vale frisar que não haverá segunda chamada para o procedimento, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato ao processo em si.

Desta forma, o não comparecimento ou a reprovação no procedimento de heteroidentificação acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos negros e eliminação do concurso Betim, caso não tenha atingido os critérios classificatórios da ampla concorrência.

Os(as) candidatos(as) convocados(as) para o Procedimento de Heteroidentificação deverão enviar eletronicamente ao
Instituto AOCP as fotos, documentos e vídeo para análise. Para tanto, os(as) candidato(as) deverão:

  • a) acessar o link de “Procedimento de Heteroidentificação” disponível no site do Instituto AOCP;
  • b) inserir o número de inscrição e CPF para acessar o formulário;
  • c) anexar imagens do documento de identidade (frente e verso);
  • d) anexar 1 foto colorida de frente (com o fundo branco);
  • e) anexar 1 foto colorida de perfil (com o fundo branco);
  • f) anexar 1 vídeo de no máximo 20 segundos; o(a) candidato(a) deverá dizer o seu nome, o cargo a que concorre e os seguintes dizeres: “declaro que sou negro, da cor preta ou parda”;
  • g) anexar a autodeclaração preenchida e assinada, conforme Anexo Único do Edital de Convocação Para o Procedimento de Heteroidentificação.

Procedimento de heteroidentificação

Importante ressaltar que as provas objetivas e discursivas do concurso Betim aconteceram no dia 1º de março, em dois turnos. Publicado em agosto de 2019, o edital oferta 392 vagas, distribuídas entre cargos de nível médio e superior, dos setores Administrativo, Assistência Social e Educação da Prefeitura.

Ficou interessado nas informações do concurso Betim? Quer saber mais detalhes? É fácil, acesse o link abaixo e veja TUDO na íntegra!!

Saiba mais: Concurso Prefeitura de Betim

Quer estudar para o concurso Prefeitura Betim?

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira nossos cursos exclusivos para este concurso e inicie seus estudos agora mesmo:

CURSO PREFEITURA BETIM

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos abertos

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.