Notícia

Concurso ANP 2015 – Dissecando o Edital!

Olá, pessoal, tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, coordenador e professor do Estratégia Concursos. É sempre muito bom estar aqui com vocês!

No meio da notícia de suspensão dos concursos públicos, continuam a aparecer editais. Agora, é a vez do concurso ANP.

Hoje, foi publicado o edital do concurso ANP 2015. Sem dúvida, essa é uma boa oportunidade para aqueles que já estão estudando para concurso há algum tempo.

Inscreva-se aqui em nossa Aula Ao Vivo para o concurso ANP 2015! O evento será no dia 16/11, às 16:00 horas. 

http://app.webinarjam.net/register/14759/73b6588c00

Com o objetivo de ajudá-lo nessa caminhada rumo ao concurso ANP 2015, irei nesse artigo falar sobre os seguintes pontos:

a) Detalhes do Concurso ANP 2015.

b) Perspectivas para a prova ANP 2015.

c) Vale a pena fazer o concurso ANP 2015 mesmo se o meu foco era outro concurso?

d) Como estudar na reta final Concurso ANP?

Dito isso, comecemos pelo nosso primeiro tópico! J

a) Detalhes do Concurso ANP 2015:

O concurso ANP 2015 tem 14 vagas para Técnico em Regulação e 20 vagas para Técnico Administrativo. Há duas especialidades para Técnico em Regulação: a Área Geral e a Área de Química.

A maior parte das vagas é para o Rio de Janeiro, mas também há algumas vagas para Brasília. Veja:

Screen Shot 2015-11-11 at 9.11.49 PM

O concurso ANP reserva ótimas remunerações para os aprovados. A remuneração inicial para os dois cargos (Técnico em Regulação e Técnico Administrativo) é de R$ 5.689,52. Porém, após a primeira avaliação de desempenho, esse valor sobe para R$ 6.334,52. Nada mal! :)

A banca examinadora é a CESGRANRIO e as provas ocorrerão no dia 31/01/2016. Portanto, você tem cerca de 80 dias para se preparar! Se você pegar firme, dá tempo!

O concurso ANP é composta de uma prova objetiva e uma prova discursiva, as quais serão realizadas em um único período. A duração das provas é de 4 horas.

Aqui vai uma dica importante! Nós aconselhamos todos os alunos do Estratégia Concursos a começar a resolução da prova pelas questões objetivas. É até interessante você, antes de começar a prova, dar uma olhada na questão discursiva. Mas não comece por ela! :) Você pode acabar gastando muito tempo para resolvê-la e aí ficar “encrencado” para resolver a prova objetiva. Falaremos sobre o tempo de prova mais à frente! :)

Outra vantagem de começar pela prova objetiva é que, ao longo da sua realização, você poderá ter vários “insights” a respeito da resolução da prova discursiva. Várias questões objetivas poderão lhe ajudar a responder a questão discursiva! Lembre-se: antes de começar a prova objetiva, você terá “dado uma lida” na questão discursiva.

A prova objetiva do concurso ANP 2015 é classificatória e eliminatória. Por outro lado, a prova discursiva é apenas eliminatória. Isso cresce (e muito!) a importância da prova objetiva nesse concurso!

A prova objetiva do concurso ANP 2015 é dividida em “Conhecimentos Básicos” e “Conhecimentos Específicos”. A prova de Conhecimentos Básicos é composta de 40 questões, todas de peso 1. A prova de Conhecimentos Específicos é composta de 20 questões, todas de peso 3. No total, são 100 pontos em jogo: 40 em Conhecimentos Básicos e 60 em Conhecimentos Específicos.

A prova de Conhecimentos Básicos, que é comum a todos os cargos, é composta pelas seguintes matérias:

Screen Shot 2015-11-12 at 12.11.06 PM

Como você pode ver, Português é a matéria mais importante da parte de Conhecimentos Básicos. É claro, não dá pra desprezar as outras disciplinas, em especial as disciplinas relacionadas à regulação da indústria do petróleo.

É fundamental que você estude resolvendo questões comentadas da CESGRANRIO, para entender exatamente como essa banca examinadora vem se comportando em cada uma das disciplinas do edital.

Vamos, agora, à prova de Conhecimentos Específicos, cujo conteúdo varia por cargo! Aqui é onde sua dedicação precisa ser maior, pois as 20 questões de Conhecimentos Específicos irão valer 60% da nota total do concurso ANP 2015.

1) Técnico Administrativo:

Screen Shot 2015-11-12 at 12.13.02 PM

2) Técnico em Regulação – Especialidade: Geral

Screen Shot 2015-11-12 at 12.11.12 PM

3) Técnico em Regulação – Especialidade: Técnico em Química

Screen Shot 2015-11-12 at 12.11.30 PM

b) Perspectivas para a Prova ANP 2015:

Já começo com uma dica: quando for fazer algum concurso, sempre resolva a prova do concurso anterior para aquele mesmo cargo. Isso pode te ajudar bastante a ver como a banca adapta a prova ao cargo!

Em 2012, tivemos concurso para Analista e Especialista da ANP. Por esse concurso ter sido organizado pelo CESPE, não podemos tê-lo como ponto de comparação com o concurso ANP 2015.

Em 2008, todavia, o concurso ANP foi organizado pela CESGRANRIO e serve como um bom parâmetro para o concurso de 2015. Esse concurso teve vagas para Técnico em Regulação e Técnico Administrativo. Vale a pena dar uma olhada nessas provas!

Minha expectativa é a de que a nota de corte do concurso ANP 2015 será alta, pois a CESGRANRIO tem a tradição de não fazer provas tão complexas. Justamente por isso, a briga por cada pontinho é importante, em especial na prova de Conhecimentos Específicos.

Se eu estivesse no seu lugar, dedicaria a maior parte do meu tempo para as disciplinas constantes da prova de Conhecimentos Específicos. É isso o que vai decidir o concurso!

Para o cargo de Técnico Administrativo, a minha impressão é a de que a maior parte das questões será de “Matemática”; para Técnico em Regulação, eu acredito que teremos um número grande de questões de “Defesa da Concorrência”, que é, na minha opinião, a matéria mais difícil das matérias desse concurso ANP 2015.

Na parte de Conhecimentos Básicos, é importante que você estude sobre “Estrutura da Indústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível” e “Estrutura e Regulação da Indústria Petrolífera”. Na minha opinião, teremos umas 8 questões dessas disciplinas específicas do concurso ANP.

Sobre o tempo de prova, vamos fazer algumas contas rápidas.

Você terá 4 horas para resolver 60 questões e, além disso, uma prova discursiva. São 240 minutos.

Se você separar 45 minutos para a redação e mais 15 minutos para marcar o cartão-resposta, sobram 3 horas (ou 180 minutos!). Como são 60 questões, você terá 3 minutos por questão. Dá tempo! Você só precisa tomar cuidado para perder tempo demais nas provas de Português e Matemática. Essas duas provas são, normalmente, trabalhosas.

Por isso é que reitero a importância de fazer muitas questões anteriores da CESGRANRIO. Você precisa estar treinado a resolver questões. Se possível, resolva simulados também. Eles vão fazer com que você se sinta como se estivesse fazendo a prova!

c) Vale a pena fazer o concurso ANP 2015 mesmo se o meu foco era outro concurso?

Se você já estava estudando focado no concurso ANP, agora é hora de comemorar. Como se diz por aí, o edital é um verdadeiro prêmio para os candidatos bem preparados. E com o concurso ANP não é diferente.

Por outro lado, se o seu foco era outra concurso, sugiro que se faça os seguintes questionamentos:

– O meu concurso-alvo tem boas perspectivas de sair nos próximos meses?

– Há algum concurso com perspectiva de sair que eu queira fazer?

– Será que eu já estou bem preparado para o meu concurso-alvo?

Se você tiver respondido “não” às duas primeiras questões e “sim” à terceira questão, sugiro que você considere fazer a prova da ANP. Se você tem outro concurso-alvo e ainda não se considera preparado pra ele, é melhor manter o foco. Do contrário, você estará perdendo tempo na ANP.

Foco é fundamental! Lembre-se disso! Na minha opinião, só é válido desfocar se você já estiver avançado no estudo para o seu concurso-alvo.

d) Como Estudar na Reta Final para o Concurso ANP:

O edital do concurso ANP acabou de ser publicado. Agora, você precisa se dedicar com força total. E, para isso, tem que fazer um bom planejamento. E é claro, cumprir esse planejamento.

Para que você possa fazer um planejamento nessa reta final, seguem algumas dicas:

1) O concurso ANP 2015 será no dia 31 de janeiro. Como estou escrevendo esse artigo no dia 11 de novembro, faltam cerca de 80 dias para a prova.

2) Sabendo disso, você tem que pensar o seguinte: quantas horas eu tenho disponíveis por dia? 4 horas? 6 horas? 8 horas?

3) Feito esse levantamento, monte o seu ciclo de estudos até a data da prova. Sugiro reservar a última semana apenas para a resolução de exercícios e revisões.

4) Não fique desesperado para terminar o edital! Estude de maneira objetiva, focando nos aspectos principais de cada disciplina. Resolva muitas questões! Revise a matéria o tempo todo!! Acumule o maior número possível de HBC`s (Horas de Bunda na Cadeira).

5) Leia o máximo possível! No dia da prova, serão 4 horas lendo os enunciados da CESGRANRIO. Se você não estiver acostumado com a leitura, são grandes as chances de você não se sair bem.

Nessa reta final, você não pode perder tempo. Não dá pra pegar livros e sair estudando assuntos que não vão cair no concurso.

Você precisa de materiais focados, direcionados exatamente para o que prevê o edital. Materiais que abordem tópico a tópico cada item pedido pelo edital. Nem mais, nem menos. Os materiais devem ter a extensão e a profundidade necessárias para que você faça o concurso ANP 2015. Eficiência é a palavra-chave.

Justamente por isso é que o Estratégia Concursos vem colecionando aprovações nos últimos anos. Nossos alunos tem se destacado muito nos principais concursos do país, como você poderá ver em nossa Seção de Depoimentos:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/depoimentos/

No dia 16/11, às 16:00 horas, eu, o Prof. Mário Machado e o Prof. Décio Terror faremos um Aulão ao Vivo com dicas de preparação nessa reta final do concurso ANP.

Inscreva-se no Aulão no link abaixo:

http://app.webinarjam.net/register/14759/73b6588c00

Abraços,

Ricardo Vale

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não vou fazer o concurso, mas não poderia deixar de agradecer a iniciativa. Vai ser de grande ajuda para quem pretende conquistar uma das vagas. Abraço e fica com Deus!
    Henrique Andrade em 12/11/15 às 20:35