Artigo

Comunicação Social para concursos públicos: raio-x do CESPE/CEBRASPE, FCC e VUNESP

Olá pessoal! Tudo bem?

Muitos alunos me solicitaram, pelo Instagram, uma análise detalhada sobre os assuntos mais cobrados por bancas específicas, como CESPE/CEBRASPE, FCC e VUNESP, nos concursos para cargos de Comunicação Social.

Atendendo aos pedidos, vou disponibilizar neste post um raio-x estratégico completo para vocês, com base nos certames de 2018 a 2020.

Se você quiser conferir um panorama geral das questões para Comunicação Social, com informações baseadas em todas as bancas, é só clicar aqui e acessar a postagem que fiz sobre esse assunto. :)

É claro que os assuntos cobrados nas provas dependerão das exigências do edital na parte de Conhecimentos Específicos. No entanto, a análise estatística nos ajuda a compreender quais temas costumam cair com maior frequência.

Essa percepção é essencial para que você possa direcionar os seus estudos, sobretudo na fase pré-edital. Nós sabemos que a concorrência nos concursos hoje em dia é alta e, por isso, sempre recomendamos que nossos alunos façam um planejamento de estudos com antecedência, para que possam estar bem preparados no momento em que o edital for lançado. Assim, será necessário realizar apenas alguns ajustes nos estudos para obter um bom resultado no concurso.

Concursos de Comunicação Social e a banca CESPE/CEBRASPE

O CESPE/CEBRASPE é uma das bancas que mais assustam os concurseiros devido ao seu formato de questões com certo ou errado. No entanto, é uma das maiores organizações do país e foi responsável por diversos cursos na área de Comunicação Social recentemente, como MPC/PA, EBSERH e SLU/DF.

Ao analisarmos as questões, vemos que as provas da banca CESPE/CEBRASPE costumam apresentar uma incidência maior de enunciados com temas de Relações Públicas & Comunicação Organizacional (27,4%), seguido por Gêneros e Formatos Jornalísticos (20,8%) e Jornalismo Digital e Novas Mídias (18,8%). Outros temas, como Produção Gráfica e Teorias da Comunicação também são importantes, mas costumam ser menos cobrados do que os outros assuntos apresentados nas provas.

Concursos de Comunicação Social e a banca Fundação Carlos Chagas (FCC)

A banca FCC também realizou grandes concursos com cargos para Comunicação Social recentemente, em especial no âmbito legislativo, como as provas da CLDF e da ALAP. O principal desafio da FCC é o tempo de prova: as questões são extensas e, apesar de aparentemente serem mais “fáceis” do que as do CESPE/CEBRASPE, podem cobrar detalhes bem específicos que aumentam o nível de dificuldade para os concurseiros (sobretudo aqueles mais desatentos).

Ao analisarmos as questões da FCC, vemos que essa banca enfatiza assuntos similares aos das questões do CESPE/CEBRASPE. No entanto, Gêneros e Formatos Jornalísticos (22,8%) e Teorias da Comunicação (17,2%) recebem um destaque maior nas provas elaboradas pela FCC.

Concursos de Comunicação Social e a banca VUNESP

Para quem vai prestar concursos no estado de São Paulo, é essencial ficar de olho nas provas aplicadas pela VUNESP: essa banca foi responsável por certames como o da UNICAMP e o da Câmara de Piracicaba. As provas costumam apresentar um excelente nível técnico, com questões bem elaboradas, o que requer uma preparação especializada por parte dos candidatos.

De acordo com a nossa análise da VUNESP, Gêneros e Formatos Jornalísticos é um tema muito requisitado por essa banca, correspondendo a 39,5% das questões analisadas entre 2018 e 2019. O Jornalismo Digital e as Novas Mídias também é um tema relevante, com 12,7% das questões (apresenta a mesma importância de Teorias da Comunicação). Veja que, no caso da VUNESP, não há tanta ênfase em assuntos como RP & Comunicação Organizacional, como no caso do CESPE/CEBRASPE.

Como começar o estudo de Comunicação Social para concursos públicos?

O primeiro passo para começar a estudar para um cargo de comunicação social é entender os principais temas cobrados, conforme a análise apresentada neste artigo. Mesmo que o seu edital ainda não tenha sido publicado, estudar os temas mais cobrados com antecedência lhe auxiliará bastante a ter uma base mais sólida de conhecimentos para a sua prova.

É importante, ainda, lembrar a importância da revisão: seja com mapas mentais ou resolução de exercícios, é essencial encontrar um método eficiente para retomar os conteúdos estudados anteriormente e mantê-los frescos na sua memória.

Para auxiliar o seu estudo para as provas, desenvolvi, aqui no Estratégia Concursos, um curso exclusivo de Comunicação Social para concursos públicos. São treze aulas completas com tudo o que você precisa saber para gabaritar as provas da área (videoaulas + PDFs) e mais de 500 questões comentadas para auxiliar na fixação do conteúdo.

Você também pode me acompanhar nas redes sociais! Eu sempre compartilho conteúdos gratuitos criados para facilitar o estudo para concurso dos comunicólogos. Meu Instagram é @profjuliabranco

Espero que você tenha uma jornada de estudos produtiva e estratégica para a sua prova!

Abraços,

Prof. Júlia Branco

Curso de Comunicação Social para concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.