Artigo

COMO TER UMA MEMÓRIA SUPER PODEROSA

É possível ter uma memória super poderosa? 

Se você aprender e aplicar algumas das técnicas deste livro “Como ter uma memória superpoderosa” (Harry Lorayne), posso lhe garantir que você vai experimentar uma evolução impressionante em sua capacidade de memorização.

Hoje eu quero lhe apresentar um truque de memorização ensinado no livro citado. Pretendo escrever uma série de artigos sobre o tema, abordando técnicas de memorização que recolhi de várias fontes.

Até que ponto você é um observador atento?

Mas, antes de começar, vamos fazer um teste para saber até que ponto você é um observador atento?

Por favor, volte à leitura depois de assistir a este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=vJG698U2Mvo

Agora que você voltou, vamos lá?

Antes vou dar uma breve explicação sobre o vídeo que você acabou de assistir.

O vídeo foi produzido com base num estudo psicológico sobre a “atenção”,  realizado  por Christopher Chabris e Daniel Simons. O estudo demonstrou que a maioria dos expectadores não consegue ver o gorila.  Seguir a bola e os passes e contabilizá-los mentalmente esgota a maioria dos recursos de atenção da pessoa comum.  (Também não vi o gorila!!!). Em determinado momento do vídeo, um sujeito fantasiado de gorila entra e fica no meio da ação, bate no peito e em seguida sai.

Atenção e memória estão intimamente associadas, não conseguimos nos lembrar de coisas  que não prestamos atenção. Portanto, evite sobrecarregar sua atenção. Barulho de tevê, rádio, celular, pessoas transitando, conversas por perto, e, às vezes, até música, vão competir com sua atenção no estudo.

Método mnemônico de ligação

Considero essa técnica a mais importante do livro do Harry Lorayne. Se você aprender a aplicar apenas essa técnica já vai conseguir memorizar um grande volume de informações.  Mas, espere! Não se trata de sair memorizando a apostila toda. Não! É a natureza da informação combinada com sua experiência sobre o assunto que vão lhe indicar se necessita memorizá-la ou apenas compreendê-la e pronto.

Vamos à técnica?

De acordo com o método mnemônico, a memória é baseada quase inteiramente em quadros ou imagens mentais.  Você se lembrará tanto mais facilmente desses quadros mentais quanto mais ridículos eles forem.

O “método mnemônico de ligação” ensina que, para memorizar uma sequência de palavras, precisamos formar na mente uma imagem da primeira palavra. Em seguida, devemos associá-la à próxima. A associação deve ser a mais ridícula possível. Você deve realmente ver a imagem absurda na mente durante uma fração de segundo.

Entretanto, você não vai parar e ficar pensando durante 15 minutos até achar a associação mais ilógica. (Se sua associação for lógica, não irá lembrar-se dela, pode acreditar!). Geralmente, a melhor imagem é a que lhe vem à mente primeiro, mas muito cuidado quanto ao costume de pensar de forma lógica. Não é que você vá abandonar inteiramente a lógica, você vai  dar ao quadro mental um viés ridículo, exagerado, ilógico.

No início, você pode perder algum tempo, mas, com a prática, você se tornará cada vez mais rápido em criar os quadros mentais.  Não tente apenas mentalizar as palavras, veja a imagem pela qual se decidiu.

Assim que você criar o quadro mental da segunda palavra, crie uma imagem mental ridícula inteiramente nova entre esta e a terceira palavra e assim por diante.

Em síntese, são quatro regras básicas:

  1. Forme imagens ridículas/ilógicas/fora de proporção com os objetos-palavras – Desproporção.
  2. Sempre que possível, visualize os objetos em ação – Ação.
  3.  Exagere a quantidade de objetos – Exagero.
  4. Substitua os objetos – Substituição.

 

Vamos aplicar?

Escolhi um conteúdo de Direito Constitucional, classificação das constituições.

Veja o que diz  a apostila de Direito Constitucional dos professores Ricardo Vale e Nádia Carolina:

“Ao estudar as diversas Constituições, a doutrina propõe diversos critérios para classificá-las, é justamente isso o que estudaremos a partir de agora: a classificação das Constituições, levando em consideração variados critérios.”

A apostila segue explicando a classificação das constituições com base nos seguintes critérios:

1) Classificação quanto à origem:

2) Classificação quanto à forma:

3) Classificação quanto ao modo de elaboração:

4) Classificação quanto à estabilidade:

5) Classificação quanto ao conteúdo:

6) Classificação quanto à extensão:

7) Classificação quanto à correspondência com a realidade:

8) Classificação quanto à função desempenhada:

9) Classificação quanto à finalidade:

10) Classificação quanto ao conteúdo ideológico:

11) Classificação quanto ao local da decretação:

 Memorizando

Agora vamos memorizar os 11 critérios?  Prometo que, se você visualizar mentalmente os quadros-cenas-imagens  que vou lhe sugerir, você vai memorizar rapidamente e sem ficar exausto. Além disso, vai se lembrar da informação por muito mais tempo, armazenando-a na memória de longo prazo.

Respire, relaxe e se concentre inteiramente nas instruções a seguir. Vamos criar os quadros mentais para memorizar as 11 palavras:

  1. Origem: imagine a origem das espécies. Veja como se fosse o próprio Darwin nas ilhas Galápagos escrevendo a Origem das Espécies.
  2. Forma: agora coloque as ilhas Galápagos  numa grande forma de bolo. Veja a forma, gigantesca, redonda, girando em alta velocidade com as Ilhas Galápagos.
  3. Modo de elaboração: imagine agora que essa grande forma se transforma  (substituição) num  laboratório (elaboração).   Veja a grande forma  cheia de  tubos de ensaio.

Outra alternativa é se imaginar colocando essa  gigantesca forma de bolo dentro do modem (modo) de sua casa, deixando sua internet offline. Por favor, escolha apenas uma imagem. Gosto mais da primeira.

4.   Estabilidade:  Veja a si mesmo colocando os tubos de ensaio dentro de um gigantesco estabilizador. Veja  a si mesmo ligando o   estabilizador na tomada.

  1. Conteúdo: De repente, o estabilizador explode e seus PDF (conteúdo) voam pelos ares.

Outra alternativa é você ver o conteúdo de seu PDF saindo do estabilizador.

  1. Extensão: veja-se enrolando os PDF numa  extensão elétrica, daquelas em forma de rolo.
  2. Correspondência com a realidade: imagine que você recebe uma correspondência numa extensão elétrica. Imagine a extensão chegando pelos correios e você lendo a correspondência na extensão.
  3. Função desempenhada: imagine que na sua casa chega uma correspondência, ela veio desempenhar uma função. Imagine a correspondência de uniforme com uma vassoura limpando a sua casa, como num desenho animado.
  4. Finalidade: (final da idade) – imagine a correspondência se transformando numa velhinha no final da idade. Veja a velhinha bem enrugada no final da idade mesmo.
  5. Conteúdo ideológico: imagine que a velhinha se transforma em Karl Marx ou que da boca da velhinha saem panfletos  e esses panfletos “falam” com uma boca escancarada e apontam o dedo para você como um fanático.
  6. Local de decretação: imagine-se levando os panfletos “faladores” e você os distribui  num local na Ilha de Creta.

Veja que comecei e terminei numa ilha, mas foi mera coincidência.

Pare agora e tente escrever os 11 critérios na sequência.

***

Conseguiu? Aposto que sim. Caso contrário, repita o exercício, feche os olhos e tente visualizar a imagem sugerida para cada item ou crie uma imagem absurda que sirva de gatilho para você se lembrar de cada palavra.

Vale observar que  você  pode encontrar  quadros mentais diferentes dos que sugeri, os quais podem funcionar melhor pra você. O importante é recusar a lógica pura, dar um viés surreal, de ridículo, ação, exagero e desproporção e substituir o abstrato pelo concreto.

Também não é para inventar uma historinha. O segredo dessa técnica é que você deixa de se preocupar com as palavras precedentes, sua atenção deve estar em fazer um link entre duas palavras por vez.

Não deixe de compartilhar sua experiência conosco aqui nos comentários.

Beijos.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom, Rai! Excelente texto e excelente técnica!! Colocarei em prática com certeza!! Muito obrigada! Beijos
    Lucélia de Fátima dos Santos em 06/09/18 às 09:53
  • Excelente artigo! Obrigado
    Lucas em 06/09/18 às 09:23
  • Rai, Fantástico!! Aguardo sua série sobre o tema!!
    Lucila Bertao Afonso em 06/09/18 às 08:53
  • Rai Olivenza, boa noite! Muito obrigado por nos brindar com esse artigo fantástico e tão esclarecedor! Precisamos de mais atos como os seu, onde se mostra o beabá da apreendizagem. Parabéns!
    Willian Reis em 05/09/18 às 19:41